GM mantém cartel dos cegonheiros


Apesar de ter sido condenada em 2016 por participação ativa no cartel que controla o  transporte de veículos novos no país, a General Motors do Brasil (GMB), ré em Ação Civil Pública desde 2002, mantém-se alinhada às transportadoras dos grupos Tegma e Sada, responsáveis por mais de 95% dos fretes realizados em território nacional, e em acordo com o Sindicato dos Cegonheiros de São Paulo (Sinaceg, ex-Sindicam), apontado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal como o braço político da associação criminosa que atua no setor.

O resultado do vínculo com o chamado cartel dos cegonheiros aparece nos números a seguir. Somente em 2017, 393.977 consumidores da marca amargaram um prejuízo global de R$ 257.290.584,00, fruto do preço superfaturado dos fretes e da ausência de concorrência nesse segmento. Luiz Moan Yabiku Júnior, que exerceu o cargo de diretor para assuntos institucionais da montadora norte-americana, também foi condenado, em 2003, em ação penal pelo mesmo motivo.

Em média, cada veículo ficou R$ 653,05 mais caro por conta do ágio praticado pelo cartel. O valor faz parte da planilha de custos das montadoras.

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não comprem carros novos.

Anônimo disse...

Privatiza tudo Privatiza Ja!!!!

Anônimo disse...

Muito simples..não comprem carros da GM

Anônimo disse...

Parece até piada. Uma empresa privada não pode escolher quem transporta o que fabrica... kkkk Que merda de país comunista!

Anônimo disse...

A GM é uma empresa privada, compra servicos de quem bem entender. A conta de superfaturamento aparenta ridicula, pois encareceria o preco final do produto que fabricam.
Quem quiser protestar, que nao compre produto GM.
Um sujeito acima mandou privatizar a GM.
Assim a esquerda ganha mais uma

Anônimo disse...

É um cartel. A GM não pode contratar empresas que oferecem fretes mais baratos.
Só não precisava se alinhar à organização criminosa que domina mais de 95% do transporte de veículos novos no país.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/