Câmara de Porto Alegre libera circulação de ônibus com até 11 anos de fabricação

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de lei do Executivo que estabelece normas gerais para a inclusão, exclusão e substituição de unidades, na frota de ônibus da Capital, conforme a vida útil de cada coletivo.


O projeto determina que os ônibus com zero a quatro anos incompletos, por exemplo, tenham de passar por vistoria a cada quatro meses. Coletivos com quatro a 10 anos devem ser examinados a cada dois meses. 

Já aqueles que atingirem dez anos de vida útil poderão continuar em circulação por, no máximo, um ano, passando por vistoria mensal. Já os veículos elétricos, híbridos, movidos a GNV ou similares podem ter até 13 anos de vida útil.

6 comentários:

Anônimo disse...

A farra dos tubarões!

Anônimo disse...

Creio que os nossos nobres vereadores não andam de ônibus, pois raramente ando nos mesmos, mas a uma semana atrás tive que andar por dois dias, que horror, ônibus imundos, mal cheirosos e caindo aos pedaços, sem manutenção, será que sofrem vistoria mesmo, não acredito?

Anônimo disse...

quando que as carroças, ops, digo, onibus no Brasil vao ter o mesmo design e configuração dos onibus que circulam na Europa, sem aquelas inacreditaveis escadas que, em alguns casos, de tao ingremes, causam dificuldade ate mesmo para pessoas mais novas acessarem o coletivo?

imaginem os idosos...

Anônimo disse...

Detalhe, nenhum Vereador utiliza essas carroças.

Anônimo disse...

Só mais um prego no caixão do transporte público, em breve teremos transporte autônomo elétrico e vendido como serviço com custo 10x menor que o transporte atual. Será o fim das gangues e a vitória do trabalhador que vai ficar com a maior parte do dinheiro.

Anônimo disse...

Se tem carros que são piores que carroças circulando pelas ruas e o Denatran,Detran e o raio que o parte permite,porque não deixar os ônibus com 11 anos? Aqui não existe fiscalização mesmo.Tem carro que deveria estar no ferro velho e estão rodando.A inspeção veicular ficou só no blá blá blá.Era a chance de excluir as latas velhas das ruas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/