Arrecadação gaúcha do ICMS despencou 6,8% nominais em abril

A arrecadação gaúcha do ICMS despencou no mês de abril, somando R$ 2,7 bilhões, 6,8% menos do que o total apurado no mesmo mês do ano anterior, ajustado pelo IGP-DI do período.

Foi uma queda nominal de 4,6%.

No acumulado do ano, ainda são registrados crescimentos nominal (2,2%) e real (1,5%, IPCA).

O resultado é muito ruim, principalmente porque o mês de abril do ano passado apresentou números excepcionalmente altos.

Na comparação com o mês anterior, março, o avanço, no entanto, foi significativo, com aumento nominal de 10,8%.

A queda na arrecadação aconteceu exatamente depois que o governo atendeu uma das propostas do Sindifisco, que foi a de contratar mais fiscais.

8 comentários:

Anônimo disse...

O motivo é obvio, lojas fechadas no centro, nos shoppings, pessoas saindo rumo a estados mais verdes ou ate paises.
Alguma coisa abriu por aqui? Só alguns desavisados empreendedores que não pesquisaram direito.

Unknown disse...

É o efeito dos constantes aumentos do ICMS.Quando é que os deputados e os governos passados e atual) vão entender que o aumento do ICMS tira a competitividade das empresas que aqui se instalam e encarecem o produto final ao consumidor o que leva a redução do consumo.
A justificativa seria de pagar em dia os salários, mas não é isso o que vem ocorrendo.

ICMS no RS.. VERGONHA!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Se a CEEE tivesse pago o ICMS, arrecadação aumentaria R$ 140 milhões e o crescimento nominal passaria para 0,3% em vez dos -4,6%.

Anônimo disse...

Bom tá na hora de baixar o valor do icms, se não é o mais alto do país é um da lista!

Aproveitando, tá mais que na hora de começar a cobrar os amigos que estão deixando de pagar o icms, como mostra diariamente alguns relatos de jornais.

segundo este gráfico até 2014 estava diminuindo e em 2015 aumentando.

Estranhamente é o período do atual governador que luta pelo Rio Sem Grande Direção.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2018/03/governo-do-rs-aumenta-pressao-a-devedores-mas-retorno-cai-cjenf9by6023e01p4qe49i0v0.html

http://felipevieira.com.br/site/lista-revela-as-pessoas-fisicas-e-juridicas-do-rio-grande-do-sul-que-mais-devem-a-uniao-veja-tambem-quem-sao-os-maiores-devedores-do-brasil/

Anônimo disse...

O editor do Polenta se contradiz. Compare a mesma competência do exercício passado.

Anônimo disse...

ainda a vanguarda Sr,Editor ?

Anônimo disse...

Só o imbecil do Giovani Felts não ve que de economia e finanças aquele arigó não entende nada. Enquanto isso SC vai voando baixo com incentivos ao consumo e fiscalização aos vagabundos que vendem produtos no chãp.

Anônimo disse...

e` meus amigos o Rio grande pelo andar da carruage so vai atrair papeleiras e unidades de farelo de soja, veja bem que qualquer empresa mais especializada esta-se istalando na minha desenvolvida Sta.Catarina

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/