Tito Guarniere - Excesso de Estado, não de mercado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aos 86 anos, continua ativo na política, na formulação teórica e nas reflexões sobre o país. Agora, vem de produzir uma série de textos - que logo serão transformados em livro - nos quais argumenta a respeito dos nossos impasses: prever um futuro radioso para o Brasil parece estar se transformando em miragem distante.

FHC identifica três entraves da modernização brasileira: o que ele chama de ultramercadismo, a velha esquerda, burocrática e estatista, e o corporativismo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil precisa de um choque de verdadeiro capitalismo. Chega de estatismo absurdo.

Anônimo disse...

FHC fazendo média com os seus colegas Fabianos... Aqui é um protocaptalismo.

Anônimo disse...

Velho gagá reproduzindo as sandices de outro gagá.

Anônimo disse...

FHC é o maior responsável pelo estatismo no Brasil. Quando começou seu governo, aumentou de 20% para 38% a carga tributária brasileira. Fortaleceu os bancos, com o tal do Proer. e estabeleceu uma rede de tirania estatal de domínio e posse da nação, através das agências regulatórias, tipo Anvisa, Anatel, e tantas outras Antas de igual tipo, verdadeiro antros do atraso, da regulação. Não podemos esquecer unca que o PNDH3 é de originem Efeagaceziana...
Espero que esse babaca pague seus crimes, inclusive tomar os louros do plano Real, quando foi obra do grande presidente brasileiro Itamar Franco...
FHC não passa, nada mais, nada menos do que um Lula com Diploma. É tão culpado pelo Brasil estar neste estado de destruição total, pelo domínio do Estado Comunista, quanto Lula e Dilma. Esperamos que a história faça a devida justiça, se não fizer, pelo menos o Diabo já o terá levado...

Anônimo disse...

O cara é marxista até o último. Na USP quado jovem organizou uma turma para ler o Capital de Karl Marx.

Anônimo disse...

Gostei mais do que disse João Paulo da Fontoura do que escreveu FHC viajando. O primeiro está completamente lúcido no seu argumento. O Estado se intromete em tudo e não faz o que deveria fazer. Tudo se auto regula, mas com o Estado longe.

Anônimo disse...

Ao ler esse artigo pensei que realmente que é o que acontece aqui no RS. Conforme estatísticas oficiais, dos 100% que o governo arrecada, 70% se destina a pagar a folha do funcionalismo público. Faltou dar limite para o funcionalismo público. Nenhum Estado se desenvolve com esses índices. O Estado está engessado. E consequentemente estagnado, pois ninguém quer abrir mão das benesses a que tem direito. Penso que o Governo deva achar alguma maneira de reverter isso aí. O povo só trabalha, paga pesados impostos e nada tem em troca. A Saúde está falida, a Educação não recebe nenhum investimento, a Segurança é vergonhosa. E não se tem dinheiro para nada. Nem esperança que um dia vá melhorar.

Anônimo disse...

Um Marxista falando em Capitalismo? Fala serio...

O estado brasileiro so serve para infernizar a vida de brasileiros honestos e para sustentar bandidos. Essa é a pior ditadura possivel.

Mordaz disse...

Já contra a corrupção política nenhum crítica. Os três poderes réfens de políticos corruptos e fisiológicos é o maior problema.

Anônimo disse...

O socialismo não deu certo em lugar nenhum do mundo.

E o capitalismo também!

Vejam os EUA. Trump aumentou as alíquotas para importação de bens da China, além de intervir na importação do aço. Ou seja, a intervenção do estado é monstruosa nos EUA> Nãop existe essa de liberdade do mercado. O liberalismo só existe no papel, mas na prática nunca existiu e nunca funcionou!

Observem que Robert Campos era como o FHC. Defendia tudo na teoria. NA prática, quando esteve no poder com os militares, criou e/ou manteve uma série de elefantes brancos (estatais)!

Anônimo disse...

FHC para mim será sempre o cara que traiu o parlamentarismo para inventar à reeleição. Indicou um péssimo candidato para fazer o Lula ganhar e gerir a máquina que ele havia montado.
Bem, depois disso só podia ter acontecido o desastre que presenciamos no Estado e na sociedade brasileira

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/