Taxa de desemprego recuou no primeiro trimestre, diz IBGE. Mas continua muito, muito alta.

De acordo com os dados da PNAD Contínua, divulgados na sexta-feira pelo IBGE, a taxa de desocupação no Brasil recuou de 13,7% na média dos três meses encerrados em março do ano passado para 13,1% nos três meses finalizados em março de 2018. 

O resultado veio ligeiramente acima do esperado pelo mercado (12,9%), sendo impulsionado mais pelo avanço da ocupação (alta de 1,8% quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior) do que pela variação da população economicamente ativa (expansão de 1,1% na mesma base de comparação). Vale destacar que a ocupação privada sem carteira assinada continua crescendo, enquanto o nível de ocupados com carteira tem recuado, sempre na comparação interanual. Na série dessazonalizada, segundo nossas estimativas, a desocupação trimestral subiu de 12,4% para 12,5% entre fevereiro e março. No que tange à renda habitual real, foi registrada estabilidade interanual, ante o ritmo verificado em fevereiro (1,8%), reforçando o cenário de ausência de pressões salariais. 

Em suma, os indicadores reforçam a tendência de retomada gradual e não necessariamente linear do mercado de trabalho e do consumo doméstico, o que constitui vetor favorável para a inflação.

9 comentários:

Anônimo disse...

Vale destacar que a ocupação privada sem carteira assinada continua crescendo, enquanto o nível de ocupados com carteira tem recuado, sempre na comparação interanual.
UE mas a "modernização da CLT" ia fazer uma revolução na empregabilidade. Ai ai ai.

Anônimo disse...

Só falta dizerem que é o Temer o culpado: A ASSASSINA DOS 13 MILHÕES DE DESEMPREGADOS CHAMA-SE: DILMA MANDIOCA.ÚNICA E EXCLUSIVA CULPADA.

Anônimo disse...

DA SEÇÃO PERGUNTAR NÃO OFENDE!

- Mas não era só aprovar a reforma trabalhista que os empresários iriam contratar a torto e a direito?

- Mas não era só tirar o PT do poder que aí iríamos atravessar a "ponte para o futuro"?


Calma!

Perguntar não ofende!

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO. disse...

E o crime organizado recrutando, recrutando...

Anônimo disse...

Muitos vão perder a terrinha e por isso essa recuperação!!!

Anônimo disse...

E as empregadas domésticas que passaram a ter todos os direitos com carteira assinada, hoje fazem parte das estatísticas do desemprego. Antes não tinham tantos direitos mas tinham emprego. E agora Dilma ninguém consegue mais ter uma empregada doméstica. Elas batem nas portas dos edifícios pedindo emprego e ninguém as quer porque não se consegue pagar tantos encargos fiscais.

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO. disse...

E o primeiro empregador é o crime organizado. Depois querem segurança com esse desemprego todo!

Anônimo disse...

O Congresso Nacional vai votar , nos próximos dias, o " remanejamento " de recursos do Seguro-Desemprego para
cobrir o CALOTE de R$ 1.3 BILHÃO da VENEZUELA e MOÇAMBIQUE ao BNDES , " empréstimos " concedidos
gentilmente por LULA e DILMA , que terão que ser honrados pelo Brasil ( do Antagonista). É a conta do desastre daqueles governos do PT que está chegando .!!! Tia Glória.

Anônimo disse...

DESEMPREGO HERANÇA MALDITA DO pt. ( obs: " porém tem que admitir uma coisa: nascendo mais de 3 milhões de crianças por ano no BRASIL; não há o que dê conta de arrumar colocação pra toda essa gente. Vamos fazer uma conta simples, 3 vezes 18 que seria a idade de começar a trabalhar, mais os imigrantes...) NÃO HÁ O QUE DÊ CONTA ).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/