Portugueses cultivam turismofobia e repelem turistas brasileiros

A torre de Belém, um dos símbolos da decrépita Lisboa.

Os portugueses recrudesceram e voltaram a cultivar a turismofobia.

Os portugueses são maus hospedeiros, via de regra mal educados, grosseiros e inimigos de quem vem de fora, sobretudo do Brasil, de quem cultivam inveja, rancor e malquerença.

Foi o que o editor constatou nas viagens que fez a Portugal.

E que agora são confirmadas em reportagens internacionais.

83 comentários:

Anônimo disse...

País Europeu com inveja do Brasil? Só pode estar brincando, né editor. Como piada eu aceito.

Anônimo disse...

Melhoraram um pouquinho devido a comunidade européia é ja começaram a tratar mal o Brasil. É só dar o troco.

Anônimo disse...

INVEJA,RANCOR,MALQUERENÇA. MUITO BEM POSTO.

CONHECI PORTUGUESES AQUI NO BRASIL, PARA CÁ VIERAM,E CORTESES,BEM EDUCADOS,DIFERENTES DOS QUE POR LÁ FICARAM,RÉFENS DUM PASSADO,O PAÍS É UM MUSEU EM VIAS DE SE DESMANCHAR DE TÃO VELHO,MAL CONSTRUIDO.E MEIO QUE DESMORONANDO, DÁ ESSA IMPRESSÃO.
PORTUGAL E O PT, EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO.

Anônimo disse...

Concordo com o editor.

Anônimo disse...

Estes maus sentimentos dos portugueses, são os mesmos que herdamos e cultivamos e que garantem o atraso quase insolúvel do Brasil. As cidades e regiões com colonização dominante dos alemães e italianos, conseguem avançar apesar de todo o contexto negativo e dominante da portugália brasileira.

Arthur disse...

Queria o quê, com gente da laia de Gilmar Mendes indo prá lá.

Dê uma lida nisso:
Portugueses estão indignados com comportamento ‘predador’ de brasileiros – Por Sidney Rezende

http://www.polemicaparaiba.com.br/polemicas/portugueses-estao-indignados-com-comportamento-predador-de-brasileiros-por-sidney-rezende/

Anônimo disse...

Olha a gentalha de "habitués" que eles recebem? De Gilmar Mendes ao embaixador Itamar Franco passando pot Lula e a amante. A portuguesada tem mais que 'repelir' mesmo.

Anônimo disse...

Ou seja, que nem os catarinenses!

Delmar disse...

Me surpreende tua experiência!
Nós estivemos em Portugal em 2014, em excursão pela Abreutur, durante 15 dias, visitando Lisboa, Porto, Coimbra e mais uma dezena de cidades.
Fomos sempre muito bem recebidos, mesmo quando faziamos visitas e programas sózinhos (eu e minha mulher)
Abraço

Anônimo disse...

Pode ser que o problema seja os turistas brasileiros, pelo menos se os turistas do Brasil que visitam Portugal pensem iguais ao Editor devem ser tratados mal mesmo, vão visitar um país governado por um governo socialista e desprezam o socialismo que visitem Miami

Anônimo disse...

Polibio, se tu visses o tipo de brasileiro q está wm Poetugal há tempos- tprostirutas,traficantes, classe media alta e arrogante, sem educação, q trata os serviçais como inferiores cm faziam aqui; sem nenhuma culrura só o de consumir tu ias entender os portugueses. Alem disao gente de toda a Europa esta indo pra lá. Os caras se sentem invadidos.

Anônimo disse...

Polibio, tenho que perguntar: inveja do que?

Anônimo disse...

essa relação entre colonizadores e ex-colonias, ate onde sei, nunca sao la grandes coisas mesmo...

ha uma tênue exceção entre EUA e UK, onde artistas de ambos os lados desfrutam do mercado um do outro...

ha uma relação mais respeitosa nessa area, onde um reconhece os talentos do outro...

fora disso, só me lembro de rusgas mesmo...

JORGE LOEFFLER .'. disse...

E eles tem razão, pois mandamos para lá inclusive bandidos.
Se duvidas disto lê o que está nesse link:
http://praiadexangrila.com.br/brasileiros-sao-presos-por-esquema-de-venda-de-cidadania-portuguesa/

livio disse...

Decrépita Lisboa? Inveja dos brasileiros? O editor, pelo jeito, ficou muito decepcionado com sua viagem à Portugal.

Anônimo disse...

Já estive em Lisboa duas vezes e na maioria dos lugares fui bem tratado. Porém em uma "pastelaria" (como eles chamam as confeitarias) de lá um garçom negro simplesmente fez de conta que eu e minha esposa não existíamos e não nos atendeu. Tivemos de procurar outro lugar.

Anônimo disse...

Portugal é o país mais insignificante da Europa e português é um dos idiomas mais inúteis do mundo(o mais inútil do velho continente).Sem juízo de valor, apenas uma constatação.

Anônimo disse...

Poderia ir pra morar lá os militantes do PT. Aí os portuga iam sentir o que um brasileiro maloqueiro fedorento sem educação agressivo e babaca. Nós é que estamos entulhados com estas buchas.

Anônimo disse...

Com o Gilmar Mendes isto não acontece.

Anônimo disse...

PORTUGAL, O REI FUGIU DE MEDO PARA O BRASIL.

FOI QUANDO O BRASIL FOI "MELHORADO" POR UM REI CAGÃO

ENGANOU TODO MUNDO,ERA MENOS VALENTE E MAIS ESPERTALHÃO

QUALQUER SEMELHANÇA COM NOSSO "REI PRESO",-DOM LULA I- E UNICO, PODE NÃO SER SÓ COINCIDENCIA...FREUD PODERIA EXPLICAR...

FOI O NOSSO COMEÇO,DEPOIS VEIO MAIS GENTE, FOMOS NOS FORMANDO E CONSTRUINDO, COMPRANDO COPA DO MUNDO, JOGOS OLIMPICOS,MENSALÃO,PETROLÃO,MAS....

APROVAMOS A FICHA LIMPA,UM PEQUENO AVANÇO.OUTROS VIRÃO, POIS O PT E LULA ARROMBARAM O CU DOS BRASILEIROS,UNS NEM NOTARAM,OUTROS ESTÃO SE ACORDANDO.

SERÁ QUE VÃO DAR O TROCO NAS URNAS?

PS.:URNAS FEITAS SOB MEDIDA EM CUBA E VENEZUELA PARA CONFIRMAR O QUE OS INSTITUTOS DE PESQUISA PERTENCENTES A LULA E FHC ESTÃO ANUNCIANDO ANTECIPADAMENTE.

Anônimo disse...

Quando foi a Potugal senti o contrario . Achei muito hospitaleiro, principalmete em relacoes aos braileiros . Ou mudaram ou conhecem as posicoes politicas atrasadas e facista do editor

Anônimo disse...

Não acredito nisso. Acho sim é que os brasileiros se acham os donos da cocada preta quando viajam ao exterior e não respeitam as diferenças e costumes locais. Falta vivência de mundo aos brasileiros.

Pat B disse...

Prezado Políbio, não tenho essa sua impressão dos portugueses, muito pelo contrário, acho-os polidos e gentis no tratamento. Soa engraçado as respostas deles, quando perguntados sobre coisas triviais como ao chegar num restaurante sem possuir reserva e ao perguntar se tinha mesa, o garçom respondeu: - temos várias, veja! Ri muito! Se você puder postar os links das tais reportagens, agradeço muito. Um abraço.

Anônimo disse...

Pois é, nada disso aconteceu comigo..,,Pelo contrário, fiz grandes amigos. Talvez souberam que elogias o SARTORI e o PERONDI.....

Anônimo disse...

Concordo com o Editor. Não sabem disto, ou não querem saber, os brasileiros endinheirados que para ter acesso ao Golden Visa adquiriram um imóvel (superfaturado) em Portugal, conforme determina a Lei. A imagem do Brasil no exterior é péssima , em razão da CORRUPÇÃO no País. Todo brasileiro no exterior hoje é visto como corrupto ou conivente com a corrupção. Para reverter esse quadro será necessária uma longa e continuada faxina. !!! Tia Glória.

Anônimo disse...

Não é só em Portugal. É que fica difícil receber turista de país endemicamente corrupto.

Aqui existe preconceito com paraguaios, bolivianos... Lá eles tem preconceito contra país corrupto.

Anônimo disse...

MENTIRA. Estive em Portugal para turismo e avaliar possivel imigração. Portuguesss em geral são amaveis e bons anfitrioes, conclusão apos 21 dias em terras lusitanas. Alias..não há motivo algum para eles sentirem inveja..muito pelo contrario...Portugal deixou saudades em todos nós.

Anônimo disse...

pelo que li a turismofobia como diz o Esitor é so contra os homens de bem do Brasil que estão trocando Miami por Portugal, lá é governado por socialistas acho que os homens de bem não se sentirão bem acolhidos mesmo

Anônimo disse...

Nossa Políbio, pelo jeito os portugas te botaram pra correr...

Carlo Germani disse...

A Maçonaria,seja brasileira ou mundial,se jacta de se autopromover como a referência moral e sempre disposta a "obrar" para o bem de todos.

Isso é uma fraude total.

Tanto no caso brasileiro como de Portugal,a maçonaria está repleta de incompetência,de má-fé,de fraudes de todos os tipos,...,e principalmente,do
grupo que os representam,composto de todo tipo da escória humana.

Vide que mais de 30% do congresso nacional é composto de maçons.
E quase todos com processos judiciais por crimes de toda ordem.

No caso de Portugal,quem exerce o poder em todas as áreas políticas,do judiciário e do executivo,é composta de maçons.

Precisa dizer mais porque Portugal é um exemplo a não ser seguido?

PS-Em matéria de péssima acolhida ao turista,a França ganha disparada.
Os franceses odeiam o turista. Se brasileiro então, a grosseria e inabilidade é total.

Anônimo disse...

A pergunta que deve ser feita: por que turistas brasileiros são repelidos, se gastam tanto quanto os de outras nacionalidades? Financeiro não é. Também estive em Lisboa e aí pude ver que não poucos brasileiros se comportavam de maneira a envergonhar qualquer um, o que compromete a todos nós. Não seria este o motivo principal da rejeição, com toda a razão?

Anônimo disse...

Já fui 4 vezes a Portugal e tive recepção e atendimentos bem contrários ao descrito.

Fomos muito bem atendidos e recepcionados pelos Portugueses!

Dino disse...

No momento estou passando férias em Portugal e se trata da segunda vez. Não observei o que o editor relata. Talvez seja o círculo pelo qual transitou. Entretanto vejo um verdadeira invasão de jovens brasileiros que vieram para cá recém formados achando que seriam acolhidos no mercado de trabalho. Não são. O mercado dá preferência para os nativos....o que não se pode recriminar.

Mordaz disse...

Turismofobia é um termo inadequado como homofobia. A não ser que se refira a doença estão mal construídos.

Anônimo disse...

"decrépita Lisboa" assim o Brasil tivesse 10% do senso de democracia daquele país com certeza o nosso país não estivesse neste estado, mas claro a critica do Editor (como sempre de forma sorrateira e nunca direta) é por que o governo lá é de ESQUERDA, mas diferente daqui os homens de bem da direita não conseguiram derrubar o governo, quer uma dica Editor quer ser bem tratado tu e todos que pensam como você vai para Miami lá tu vai ter gente do teu tipo a europa não é lugar para este tipo de gente que esta se criando no Brasil atual

Anônimo disse...

É muito simples. É só não ir a Portugal.

Mordaz disse...

Por muito tempo portugueses também não eram bem vistos no Brasil sempre tratados pejorativamente. Quem não tem o problema não entende. Bastou os venezuelanos precisarem de refúgio que os brasileiros se tornaram xenófobos. Imagina a sua terra ser tomadas por turistas brasileiros maus vistos em todo lugar.

Anônimo disse...

Verdade pura. Das muitas vezes que estivemos em Portugal, todas -TODAS - fomos muito maltratados. Nas ruas, nas praias, nos restaurantes, no voo da TAP de retorno ao Brasil, a aeromoça foi tão estúpida e agressiva, que registramos queixa escrita na TAP, que depois mandou-me um carta pedindo desculpas. E não é só Portugal, não. A Espanha inteira também é assim. A Itália também o é. A França é igual. A Alemanha também. Carinhosos conosco, brasileiros, foram os poloneses, os russos, os tailandeses, os chineses, os israelenses, os eslovacos, os gregos, os japoneses, os indonésios... Fico pensando que na dificuldade de traduzir estes idiomas estejam os esconderijos de "mal tratos" que não identificamos. FICAR NO BRASIL E RESISTIR AO LULOPETISMO. Este idioma entendemos bem !

Anônimo disse...

Comentário tardio e impertinente do prezado Editor.

Lisboa continua uma belíssima cidade, bem cuidada, cheia de histórias e tradições. Decrépita são Porto Alegre, Rio de Janeiro, Pelotas, Fortaleza, Recife, a cidade onde moro - Taubaté e tantas outras no Brazil varonil.

É duro ver a realidade de nosso país e é duro admitir que isto aqui virou um lixão, dominado pela bandidagem política e do crime organizado.

Se Vc viajar por todos os países que sabem um pouquinho do Brazil, vai constatar que ninguém mais no exterior admira nosso País nem o povo brasileiro o qual se tornou, no geral, um bando de grosseirões e mal educados. O desprezo pelos brasileiros depois de trinta anos de governos civis mequetrefes é plenamente justificado.

Caros irmãos brasileiros => vamos nos reeducar, nos recivilizar e nos reapresentarmos ao mundo com elegância e postura de gente fina. Do jeito que estamos, merecemos mesmo o mau tratamento recebido.

O nosso País, hoje, no conceito mundial vale muito pouco. Os gringos só vêm para cá para fazer turismo sexual, rebolar no carnaval, dançar funk carioca, visitar favela no Rio e tomar açaí. Os que vão ver onça pintada no Pantanal nem param no Rio ou São Paulo.

Anônimo disse...

Diria que boa parte do PIB europeio vem do turismo. O da FRança é um dos maiores, 15% do PIB frances é do turismo. Se reduzir o turismo a França quebra. Acredito que seja a mesma coisa para Portugal, Espanha e Itália. Os destinos mais frequentes. Tem que mandar essa gente mal educada para aquele lugar!

Anônimo disse...

No mínimo você tentou dar um jeitinho a brasileira e não conseguiu, por isso esse rancor.

Anônimo disse...

"Portugueses estão indignados com comportamento ‘predador’ de brasileiros – Por Sidney Rezende"
Quem está se mudando para lá é gente com muito dinheiro que não tem nada a dever para nenhum europeio.

Anônimo disse...

mais mau humorados que os franceses? dificil

Anônimo disse...

Unico pais do mundo que existe a mais tempo ininterrupto, sao mais de 1.000 anos , primeiro pais do mundo a se formar e que ainda existe ate hj mantendo mesma lingua e territorio, parte da lingua portuguesa ainda e` um misterio onde nao se sabe arrumar explicacao para algumas partes da lingua, outras linguas do planeta pode-se explicar sua origem historiaca mas a lingua portuguesa em determinado momento nao ha vestigios historicos explicaveis

Anônimo disse...

uma lenda antiga e que ja era conhecida pelos gregos 1000 anos antes de cristo dava conta de uma ilha mitica chamada Ha`-Brazil, no meio do oceano, em certas mumuias en Egipto se encontrou plantas que so eram conhecidas na america

Anônimo disse...

na minha desenvolvida Sta Catarina isto nao ocorre

Anônimo disse...

o problema da brazucada é que sao muito sentimentais...

se o garçom nao aparece na hora em que querem ou se nao sao tratados como reis nos reastaurantes saem dizendo que foram mal tratados...

esse negocio de cliente "rei" é muito coisa do Brasil...

aqui onde eu moro é o seguinte: deu o horario de fechar a lanchonete ou o restaurante e eles tem dizem que chegou a hora, bye, bye...

quando adolescente trabalhei em uma sorveteria ai no Brasil...

uma vez, cinco minutos antes do horario de fechar chegaram uns clientes e o dono queria que ficassemos ali, esperando pela boa vontade dos clientes, cujo bate papo nas mesas em torno de uns sorvetes e refrigerantes poderia durar ate algumas horas...

aqui eles mandam o sujeito ir pra casa e esta encerrado...

hora de fechar é hora de fechar...

adoro...direto ao ponto...sem frescuras...

por isso TUDO AQUI FUNCIONA!

ja na Brazolandia sentimental...

Anônimo disse...

vai ver os portugueses estao com inveja de serem "abatidos como gado no meio da rua" apenas por terem ido na padaria da esquina..

Polibio, se continuares assim terei de parar de seguir o teu blog...

o que foi esse post, bicho???

Lisboa decrépita??

pareces um conhecido meu que tudo que é antigo e historico é "coisa velha"...

o sonho dele é derrubar todos os centros historicos das cidades europeias e erguer no lugar predios monstrengos de vidro "modernos" como nas cidades americanas...

well, pra entender como funciona a cabeça do sujeito, basta informar que o passeio "cultural" do sujeito é Disneylandia...

ganhatudo disse...

Pensando bem. Se Portugal mantiver a permissão de residência permanente para brasileiros, não demora muito teremos, em Portugal, mais brasileiros do que portugueses.
Daí quero ver eles aguentarem, toda exigência de direitos e sem obrigações.

Anônimo disse...

O brasileiro olha a corrupção e não reaje. Fica ridículo, ninguém respeita gente assim. Decrépitas são as cidades brasileiras.
Nem Chegamos aos pés de Portugal. Somos ricos pelo que veio pronto da natureza.

Anônimo disse...

Não me admira, pois Portugal pela sua posição geográfica é o cu da Europa.

EMBAIXADOR DA BANÂNNIA disse...

Verdade, Políbio ! Portugal é uma grande BOSTA, a ralé da Europa.

Anônimo disse...

Estive uns 10 dias em Portugal 2016 e foi uma viagem inesquecível. Gostei do povo, da arte, gastronomia segurança nas cidades. Quero voltar.

Anônimo disse...

Deve ser por recalque. Hoje quem e' colônia e' Portugal. Colônia do Brasil

Anônimo disse...

Nunca em tão poucas palavras se falou tanta Asneira.

Anônimo disse...

POLIBIO,Falta você falar isso para a REDE GLOBO, afinal sexta feira fizeram um programa puxando saco,mostrando lá como o fino trato do atendimento,mostrando castelos,biscoitos,vinhos e tudo que encanta os olhos. Inauguramos a era da propaganda enganosa invertida.....

Anônimo disse...

Que confusão tu fizeste no texto.
Tu falaste da maçonaria e Portugal num contexto totalmente confuso.

Anônimo disse...

Em Santa Catarina acontece isso também, eles agradecem o turista pela visita, mas o lembram de "ir embora e não voltar mais", como se já não bastasse o despreparo e as praias todas sujas cheias de esgoto.

Anônimo disse...

Amei os comentários.
Ri muito.
O mais engraçado : "Na minha desenvolvida Sta. Catarina, isso não ocorre."
AHAHAHAHAHAHAHAHA.
Se tirar os gaúchos de Sta. Catarina o estado vai à falência.

elias disse...

Duvido que alguem leia este meu comentário, mas vou deixar o registro.
Há muito tempo que não acho comentários divergentes, completamente, e TODOS corretos.
´E apenas o angulo da visão.
Fantástico.

Anônimo disse...

Macaquinho filoamericano.

Sandra disse...

Pois o que eu constatei, em viagem recente a Lisboa e ao Porto, foi o contrário de si. Digo a você que com um Bom dia e por favor, fomos bem tratados e respeitados desde taxistas, recepcionistas, garçons, donos de bar, etc. Recomendo-lhe em outra viagem à terrinha: adoce seu coração com a cultura portuguesa que herdamos: a começar pela língua.

JOVV disse...

Já fui algumas vezes, viajei inclusive pelo interior de carro. Não tive essa impressão. Muito pelo contrário.

Anônimo disse...

tem um comentario ai que ilustra exatamente o que disse sobre o sentimentalismo exacerbado do turista brazuca...

diz o comentarista que "só poloneses (entre outros) tratam os brasileiros com CARINHO"...ahahahahaha

carinho?

talvez deva ser o carinho com que os brasileiros tratam os proprios brasileiros...

essa mania de querer ser bajulado é que faz com que muitos brazucas voltem pra Brazucolandia falando impropérios sobre o país visitado...

pra mim, me tratando com respeito e competencia, ja esta de bom tamanho...

receber "carinho" é coisa pra família...

o problema (outro problema) do brasileiro é que eles ainda acham que a palavra Brasil e um sorriso no rosto sao mágicos e ao ouvi-las o cidadão do outro país vai se derreter por ele...tsc, tsc...

colocaram na cabeça dos brasileiros durante anos que eles tinham o país mais humano do mundo, as mulheres mais bonitas do mundo, o melhor futebol do mundo, as melhores praias do mundo e a turma simplesmente acreditou...

agora fica difícil cair na real, compreendo...

Anônimo disse...

Os portugueses fazem muito bem, já não são grande coisa, e ainda vai lá brasileiro para piorar as coisas.

Anônimo disse...

So quem nunca foi a Portugal acha que lá é melhor do que aqui.

Anônimo disse...

Surpreso de ler este post.
Voltei de Portugal a 15 dias onde fui muito bem tratado desde a imigração até hotéis, restaurantes, cafés, taxis. Além disto nenhum português se recusou ou me tratou de forma grosseira quando necessitei de informações.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKK!!!!!!

Anônimo disse...

Ninguem comentou da vergonha que muitos brasileiros nos fazem passar no exterior ou ninguem presenciou algum vexame á brasileira? Falta de educação, falar altissimo, não pagar metro pq simplesmente nao tem roleta...

Anônimo disse...

kkkk esses amerindios saem da selva e vai na civilizacao e fica falando merda, em Portugal tem alta cultura meus amigos ai da selva

Anônimo disse...

Brasileiro é raça sem educação no seu próprio país , quando vai para o exterior se comporta pior ainda.
Os portugueses estao certos, ralé tem de ser tratada como ralé.

Anônimo disse...

amerindio e civilizacao sao duas palavras que nao se combina

Anônimo disse...

Inveja???? O Primeiro Mundo com inveja do terceiro mundo?????? Foi boa a piada. A verdade é a seguinte meu senhor. Muitos brasileiros estão se mudando para Portugal. Poderia ir para qualquer país, mas preferem um país de primeiro mundo com inveja do subdesenvolvido e terceiro (porque não existe quarto) mundo Brasil sil sil. Acontece que mudam fisicamente e querem levar consigo a sua "educação". Aí.... stop stop stop!! Lá existem regras de boa convivência, existe respeito ao próximo, existem leis. Portanto meu caro jornalista, saiba separar o joio do trigo antes de publicar a anedota que publicou.
Luiz Paulo Pina
Belém - PA

Anônimo disse...

Prezado Polibio,
Trabalhei por mais de 30 anos com turismo internacional,estive muita vezes em Portugal,a recomendação que sempre fazia aos meus clientes, três palavras magicas, alias serve até em casa,POR FAVOR, DESCULPE, MUITO OBRIGADO.
Paulo

ALMANAKUT BRASIL disse...

Por que comportamento predador de brasileiros em Portugal causa indignação - 19/04/2018

Portugueses começam a ficar incomodados com a enxurrada de brasileiros endinheirados que estão trocando nosso país pelo deles. Eles dizem que são pessoas que se acham melhores do que as outras apesar de terem baixíssima cultura e civilidade. “Gente sem classe”, disse uma senhora.

https://www.mundolusiada.com.br/artigos/por-que-comportamento-predador-de-brasileiros-em-portugal-causa-indignacao

Mamonas Assassinas - Vira Vira - Legendado PT - BR

Ferrazzo

https://www.youtube.com/watch?v=sTPMCD-kRew

Anônimo disse...

Educação que falta muito aos Brasileiros é que causa desconfortos.
Somos ainda muito digamos primitivos, não tem nada de turismofobia.

Anônimo disse...

Concordo plenamente.

Anônimo disse...

Pros que falaram "primeiro mundo", digo que larguem a droga pesada que provavelmente consomem. Portugal não é e nunca foi primeiro mundo. Deixou de ser um país de nível subsaariano por causa das esmolas da UE, queimou todo o dinheiro e hoje todo, repito, todo português em idade laboral sai daquilo lá pra nunca mais voltar.

Portugal é terceiro mundo em plena Europa. O centro de Lisboa tem ambulantes, ladrões e vendedores de haxixe e outras drogas, que interpelam os turistas. Nem no centrão de Porto Alegre se vê aquilo.

Quanto ao tratamento, regra geral tratam bem os turistas brasileiros, de quem dependem financeiramente (o país não tem indústrias, aliás, não tem nada exceto o clima bom e alguns monumentos decrépitos).

Odeiam todo o resto. Na verdade, o português médio odeia espanhois e brasileiros não-turistas e tem uma atitude subserviente aos europeus do Norte, que lhes dão de comer.

Sérgio Valadares disse...

MENTIROSO

Isso é completamente falso.
Se existe povo bem recebido e bem tratado em Portugal é o brasileiro.

Que grande mentiroso.
Vergonha!

Sempre bem tratados, mesmo quando estavam a chegar mais de 3.000 brasileiros por semana, para aqui trabalhar, sem qualquer formação.
Nos últimos 10 anos, chegavam diariamente a Portugal, garotas de programa aos milhares, traficantes e bandidos.

Só vieram perturbar o país nada acrescentaram de positivo ao país.

Lamentável, a sua falta de Ética e Deontologia.

Nem vou comentar mais.
Sou brasileiro vivo aqui faz mais de 29 anos.
Não é à toa que Portugal é eleito desde 2015, como o melhor destino turístico do mundo.
E voltou a ganhar esse título em 2019.

Você está manipulando seus leitores.

Pergunte antes a qualquer brasileiro que aqui reside ou residiu se foi maltratado.

É por causa de pessoas como você, que o Brasil não vai a lado nenhum.

Sérgio Valadares disse...

RESPOSTA DO EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO BRASIL.

Um cidadão brasileiro, que faz o favor de ser meu amigo, teve a gentileza de me dar a conhecer uma nota que publicou no seu site, na qual comentava aspectos relativos à sua mais recente visita a Portugal. Trata-se de um texto muito interessante, pelo facto de nele ter a apreciável franqueza de afirmar, com todas as letras, o que pensa de Portugal e dos portugueses. O modo elegante como o faz confere-lhe, aliás, uma singular dignidade literária e até estilística. Mas porque se limita apenas a uma abordagem em linhas muito breves, embora densas e ricas de pensamento, tenho que confessar-lhe que o seu texto fica-nos a saber a pouco. Seria muito curioso se pudesse vir a aprofundar, com maior detalhe, essa sua aberta acrimónia selectiva contra nós.

Por isso lhe pergunto: não tem intenção de nos brindar com um artigo mais longo, do género de ensaio didáctico, onde possa Dar-se ao cuidado de explanar, com minúcia e profundidade, sobre o que entende ser a listagem de todas as nossas perfídias históricas, das nossas invejazinhas enraizadas, dos inumeráveis defeitos que a sua considerável experiência com a triste realidade lusa lhe deu oportunidade de decantar? Seria um texto onde, por exemplo, poderia deter-se numa temática que, como sabe, é comum a uma conhecida escola de pensamento, que julgo também partilhar: a de que nos caberá, pela imensidão dos tempos, a inapelável culpa histórica no que toca aos
resquícios de corrupção, aos vícios de compadrio e nepotismo (veja-se, desde logo, a última parte da Carta de Pêro Vaz de Caminha), que aqui foram instilados, qual vírus crónico, para o qual, nem os cerca de dois séculos, que se sucederam ao regresso da maléfica Corte à fonte geográfica de todos os males, conseguiram ainda erradicar por completo.

Permita-me, contudo, uma perplexidade: porquê essa sua insistência e obcecação em visitar um país que tanto lhe desagrada? Pela quinta vez, num espaço de quatro anos? Terá que reconhecer que parece haver algo de inexoravelmente masoquista nessa sua insistente peregrinação pela terra de um "parente malquisto, invejoso e mal-educado". Ainda pensei que pudesse ser a Fé em Nossa Senhora de Fátima o motivo sentimental dessa rotina, como sabe comum a muitos cidadãos brasileiros, mas o final do seu texto, ao referir-se à "herança maldita católica", afasta tal hipótese e remete-o para outras eventuais devoções alternativas.

Gostava que soubesse que reconheço e aceito, em absoluto, o seu pleníssimo direito de pensar tão mal de nós, de rejeitar a "herança maldita portuguesa" (na qual, por acaso, se inscreve a Língua que utiliza). Com isso, pode crer, ajuda muito um país, que aliás concede ser "bonito por for a" (valha-nos isso!), a ter a oportunidade de olhar severamente para dentro de is próprio, através DA arguta perspectiva crítica de um visitante crónico, quiçá relutante.

E porque razão lhe reconheço esse direito? Porque, de forma egoísta, eu também quero usufruir da possibilidade de viajar, cada vez mais, pelo maravilhoso país que é o Brasil, de admirar esta terra, as suas gentes, na sua diversidade e na riqueza da sua cultura (de múltiplas origens, eu sei).

Só que, ao contrário de si, eu tenho a sorte de gostar de andar por onde ando e você tem o lamentável azar de se passear com insistência (vá-se lá saber porquê!), pela triste terra dessa "gente que descobriu e colonizou o Brasil". Em má hora, claro

Da próxima vez que se deslocar a Portugal (porque já vi que é um vício de que não se liberta) espero que possa usufruir de um tempo melhor, sem chuvas e sem um "dilúvio" como o que agora tanto o afectou. E, se acaso se constipou ou engripou com o clima, uma coisa quero desejar-lhe, com a maior sinceridade: cure-se!

Com a retribuída cordialidade de Francisco Manuel Seixas da Costa
(Embaixador de Portugal)

Sérgio Valadares disse...

APRENDAM PORTUGAL ESTÁ CLASSIFICADO COMO UM DOS MELHORES E MAIS SEGUROS PAÍSES DO MUNDO PARA SE VIVER...

https://www.youtube.com/watch?v=TQ79T9wiRRs&feature=share

Sérgio Valadares disse...

Como os americanos vêem Portugal:

https://www.youtube.com/watch?v=mbqIVaF0vys&feature=share

Sérgio Valadares disse...

30 Pessoas mundialmente famosas que são portuguesas...

https://www.youtube.com/watch?v=OMlhhjp1zV4&feature=share

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/