Índice de Commodities - Brasil cai. Preços mais baixos determinaram a queda.

O IC-Br (Índice de Commodities - Brasil), indicador que mensura o preço das commodities em reais, recuou 1,6% em março, revertendo a alta de 0,3% do mês anterior, de acordo com dados divulgados ontem pelo Banco Central. 

A queda foi concentrada nas commodities agrícolas e metálicas, cujas cotações cederam 2,2% e 3,3%, respectivamente. Por outro lado, as commodities energéticas registraram alta de 2,1%. Com isso, o IC-Br acumulou queda de 0,3% em 2018, contribuindo para a inflação bem comportada no início deste ano. Vale mencionar que parte das oscilações recentes está mais atrelada ao debate sobre o impacto das medidas protecionistas do que ao cenário estrutural das principais commodities, com estoques em níveis confortáveis, no caso da soja e do trigo, e forte aumento da produção norte-americana, no caso do petróleo. 

O cenário para a inflação deve continuar favorável ao longo dos próximos meses, em linha com a projeção de alta que fazem economistas como os do Bradesco, de quem é a análise desta nota. A inflação que eles projetam para o IPCA deste ano é de 3,5%.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/