Artigo, Mariana Rutigliano, Gazeta do Povo - A corrupção invisível no meio acadêmico


No Brasil, ainda são raras as instituições que se preocupam com o plágio em trabalhos, dissertações e teses, e que debatem o assunto no ambiente acadêmico.

Quando pensamos no que define “corrupção” no Brasil, saltam à mente imagens de políticos importantes e de empresários de firmas gigantes que, por exemplo, dominam a execução de obras públicas no país. Dificilmente, no entanto, lembramos que a corrupção, nas suas variadas formas, pode estar presente, inclusive, no meio acadêmico e no ambiente escolar – e que os corruptos em questão podem nem saber que estão errando.

Copiar parte do trabalho de alguém ou reescrevê-lo, traduzindo o conteúdo ou usando novas palavras, é uma das formas mais comuns de se corromper no meio acadêmico. Pode acontecer na elaboração de trabalhos de conclusão de curso, nas dissertações e nas teses. Os indivíduos, no lugar de desenvolver um pensamento original, apropriam-se de ideias alheias em benefício próprio: ser aprovado em um curso, por exemplo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Depois essas figuras honestas e éticas querem ser chamados de " prof. doutor". São tão corruptos qtos os políticos que desviam dinheiro público para seu próprio bolso.

Anônimo disse...

UNIVERSIDADES PÚBLICAS, da corrupção!

Aluno hoje, CORRUPTO de amanhã.

Anônimo disse...

Há um crime bem maior sendo cometido diariamente e à vista de todos. O falseamento de dados, teses, fatos com o objetivo de adequá-los ao pensamento único do esquerdismo. Esse é o maior crime que se pode cometer num país: deformar a mente dos estudantes.

Anônimo disse...

Nas universidades há tanta corrupção quanto no SUS. Podem colocar todo o dinheiro do mundo dentro das universidades e no SUS que continua sempre em crise.
Se fizerem uma operação tipo lava Jato nas universidades e no SUS, verão que os desvios são gigantescos.

Anônimo disse...

Depois d 13 anos dos ladrões petistas foi este o saldo roubo e roubo universidades com pseudos professores e reitores alto escalão q meteram a mao roubaram a grana da educação por isto defendem o criminoso são aliados no crime alias eram pois o bêbado o chefão criminoso vadio foi preso

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/