Artigo, Flávio José Kanter, Zero Hora - Ensinar e aprender com velhos

A foto é de Tarsila Pereira, Correio do Povo, disponibilizada no Google.

Atendo muitas pessoas velhas, entre 80 e cem anos. Não é raro acompanhantes, cuidadores e familiares, terem restrições a hábitos de vida, horário e tipo de alimentação e bebida, banho, dormir e acordar, vontade de sair de casa, dirigir seu carro... Quando são lúcidos e comandam bem seus corpos, pensamentos e  sentimentos, tendo a apoiá-los. Comento que chegaram a essa idade conduzindo a vida do seu jeito e que assim está dando certo. Não fosse isso, não estariam como estão. Digo que nós não sabemos se vamos chegar vivos até a idade que eles chegaram. Sugiro que temos o que aprender com eles, não a ensinar. Os velhos reagem com um sorriso triunfante, cheios de orgulho. Os acompanhantes recebem a sugestão com um sorriso desconcertado, mas sempre concordam.

Nem tudo precisa ser tratado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Um comentário:

Anônimo disse...

CHEGUEI AOS 70 ANOS. FUI MILITAR E DEPOIS CURSEI ADMINISTRAÇÃO NA FGV, DIREITO NA USP, PEDAGOGIA, BIOENGENHARIA, E FINALMENTE TEOLOGIA E CAPELANIA. SOU CARDIOPATA GRAVE - 2 INFARTOS - RENAL CRÔNICO, DEFICIENTE VISUAL E POR FINAL CONTRAI A SÍNDROME GUILLAIN BARRÉ. RESUMINDO: UM MORTO VIVO, NÃO ZUMBI! NÃO ESTOU NO BICO DO CORVO. ESTOU NO INTESTINO ELE! NÃO ESTOU COM O PÉ NA COVA! ESTOU SENTADO NELA. MAS, GRAÇAS A DEUS, MINHAS UNHAS , AINDA, ME PERMITEM SEGURAR NAS BORDAS DELA E NÃO ME DEIXAR ENTERRAR ( K...K...K ...) AINDA TRABALHO COMO ADVOGADO - DEFENDENDO OS DESVALIDOS E DESPREZADOS DA SOCIEDADE. ACABEI ME TORNANDO UM DELES. ESCREVI 10 LIVROS E OS ESTOU PUBLICANDO, UM A UM. O PRIMEIRO " SÓ ACREDITO VENDO" ACABOU DE SAIR DO FORNO E É DE ACESSO GRATUITO. TENHO PLANOS. NÃO SOU ETERNO. MAS A VIDA INTELECTUAL VALE A PENA SER VIVIDA!AFINAL O ESPÍRITO SOBREVIVE, ETERNAMENTE ! E NÃO TEM IDADE !!!

EDUARDO DE CASTRO HOMEM DE MELLO

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/