Modelo de gestão do Hospital Moinhos de Vento é inspirado no Sistema Toyota

Mohamed Parrini, superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento

Implantação do sistema Lean aumentou a disponibilidade de leitos.

Com a melhora nos processos focados no fluxo do paciente, o case do Hospital Moinhos de Vento foi destaque em uma das mais representativas organizações internacionais sobre o tema. Editado pela Lean Global Network, que promove boas práticas de inovação, competitividade e sustentabilidade, o portal Planet Lean detalhou o case da instituição com o sistema Lean. Adotada desde 2012, a metodologia preconiza a redução das ineficiências e tem favorecido o aumento da disponibilidade de leitos para novos pacientes ao desenvolver e integrar diferentes áreas. Com a eliminação de gargalos e simplificação de processos, o tempo de reocupação do leito diminuiu 33% entre 2016 e 2017. Isso permitiu o acesso para cerca de 60 pacientes por mês – um total de 710 no ano. O aprimoramento no fluxo também ajuda a evitar as restrições de atendimento, ampliando a disponibilidade para a emergência.
      
Inspirada em práticas da indústria automotiva, em especial da Toyota, o sistema utilizado pelo hospital consiste na redução contínua de desperdícios e resolução eficiente de problemas. Utilizada pelas empresas mais eficientes do mundo, a prática concentra-se no engajamento permanente da equipe de trabalho. 

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12 comentários:

Anônimo disse...

Polibio onde esta a camara BR-Japao ?

Anônimo disse...

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Publicidade em forma de comentário no blog? Que coisa brega, seu "editor"!

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Anônimo disse...


É claro que hospitais devem ser eficientes.

Mas balizar seu desempenho por este tipo de
métrica sem considerar a qualidade do atendimento
e a recuperação dos pacientes é um incentivo
ao mercado de funerárias.


Anônimo disse...

Você fica 6 a 8h na emergência daquele lixo do Moinhos...
Grande eficiência .
O editor tá fazendo comercial ...

Anônimo disse...

o sistema utilizado pelo hospital consiste na redução contínua de desperdícios e resolução eficiente de problemas

e eu pensava que isso fosse o "be-a-bá" da administração...

de qualquer administração...

onde esta a grande novidade nisso ai?

Anônimo disse...

"Com a eliminação de gargalos e simplificação de processos, o tempo de reocupação do leito diminuiu 33% entre 2016 e 2017."

O mesmo deveria ser feito na área da segurança.
Onde está o maior gargolo do sistem de segurança, como umtodo?
Não tenho dúvidas que está no sistema prisional.
Cadeias superlotadas, até com o triplo da capacidade.
Isto torna impossível o controle da população carcerária pelos agentes disponíveis; torna impossível qualquer medida de ressocialização tanto na atividade de trabalho como de estudo.
Em consequência, os presos não tem o que fazer e o velho ditado já ensina, cabeçã vazia é a oportunidade para o diabo colocar minhocas na cabeça dos presos e daí resultam as brigas e organizações de facções. Também serve de justiificativa para colocar os presos na rua, mesmo que não devam ir para a rua, pois representam perigo para a sociedade.
A única soluçao viável é construir mais presídios e contratar mais agentes penitenciários para cuidar dos pressos.
O resto é enxugar gelo.

Anônimo disse...

O que é bom e está dando certo merece nosso respeito e é um dever ser divulgado. Parabéns ao Hospital Moinhos de Vento pela qualidade do atendimento aos seus pacientes, ao qual me incluo. Equipamentos ultramodernos, médicos qualificados e limpeza nota dez. Que continue a dar Segurança na Saúde para todos e que se aprimorem cada vez mais, já é conhecido em todo o Brasil pela qualidade e responsabilidade que dedica aos pacientes. Parabéns Moinhos de Vento. Sucesso é o que mais desejamos.

Anônimo disse...

eu vejo os japoneses no brasil muito calados, e` fato que eles nunca gostaram do pt e lula, ao que o pt os perseguiu a colonia japonesa brasileira

Anônimo disse...

resolução eficiente de problemas é o maximo....ahahah

presumo que nao haja solução ineficiente de qualquer problema, pois, se ineficiente foi, nao resolveu o problema...

ou perdi alguma coisa?

se voce "resolve" um problema de maneira ineficiente, lamento dizer, mas o problema ainda nao foi resolvido...

Anônimo disse...

Como brasileiro gosta de um Turco NÃO? Kkkkk

Anônimo disse...

mais um grupo de empresários se iludindo com este sistema...
só porque é de fora...
isso só funciona dentro da toyota porque foi criado pensando somente no negócio deles.





Anônimo disse...

Verdade : o anônimo das 17:14 tem razão.

A emergência no atendimento deixa a desejar.

Se a reforma em andamento não contemplar alguma modificação no tempo e eficiência na emergência, pode esquecer a referência no nome.

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