Artigo, Marta Leiria Leal Pacheco, Zero Hora - História ou militância ?

- Procuradora de Justiça, RS

Fiquei impressionada com a notícia de que o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da nossa UFRGS, nada menos do que a melhor universidade federal do país, já firmou posição no sentido de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff consistiu em um golpe.

Reparem no nome do curso de extensão, a ser oferecido a alunos de graduação e pós-graduação: O Golpe de 2016 e a Nova Onda Conservadora no Brasil. 

(...) 

Não sejamos ingênuos. As pessoas não são ideologicamente neutras, isso não existe.

(...)

Queria estar equivocada, mas parece caso de manifesta militância, se não político-partidária, no mínimo ideológica, grassando incólume na melhor universidade federal do Brasil. Quem tem amor ao verdadeiro significado da palavra filosofia, aos grandes debates acadêmicos e à liberdade de pensamento, como eu, está de luto.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

Anônimo disse...

essa é a melhor universidade federal do país, é????

very impressive...

Anônimo disse...

Sou egresso da UFRGS, do que tenho muito orgulho. Mas não mais reconheço a instituição que me abrigou na graduaçao e na Pós. Mas não é caso único. Os petralhas conseguiram apequenar e achincalhar a Universidade Publica. Petralhas e mentira, tudo a ver.

Anônimo disse...

O Ministro do STF , Ricardo Levandowski, indicado por LULA , um petista , que rasgou a Constituição para preservar os direitos políticos de DILMA e presidiu o impeachment , declarou ontem, em aula inaugural do curso de Direito da Uniritter, que o processo foi doloroso , mas NÃO foi um golpe. Assim, os cursos sobre " o golpe" , oferecidos pela
UNB, UFRGS e outras Universidades públicas Federais ficam esvaziados e se transformam em pura militância política
petista , um ato ILEGAL, com o dinheiro do povo. !!! Tia Glória.

Anônimo disse...

O que essa gente está fazendo é simplesmente jogar no lixo a autonomia universitária.
São uns irresponsáveis!

Anônimo disse...

Essa procuradora aí acordou só agora para a militância comunista nas nossas universidades?

Anônimo disse...

Doutora, nós os conservadores, estamos de luto há decadas, desde quando esta ideologia nefasta chamada marxismo, intoduzida sorrateiramente nas universidades, passou a aliciar nossos jovens, subtraindo-lhes o raciocinio lógico e incitando-os à paixões insanas com o objetivo de minar a essência de nossa sociedade, visando destruí-la. Hoje vemos professores ensandecidos, que passaram pelo mesmo processo de lobotização nestes cursos de humanas e hoje são catedraticos, dando continuidade a esta ignomínia, justamente por causa da inaçao de nossas instituições que não cumprem seu dever de protegerer o corpo social destes agentes tóxicos. São milhares de jovens imberbes que adentram puros nestes cursos e têm suas almas sequestradas por esta ideologia. Parabens por ter se dado conta.

Anônimo disse...

Melhor UNIVERSIDADE DO BRASIL??? Em que cursos? Em Filosofia, por exemplo???
A UFRGS está é na rabeira nacional, onde nunca conseguiu implementar os principios básicos de qualquer universidade federal atuante, que são: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Estas palavras são até desconhecidas pela maioria de seus professores e alunos. Como é longo esmiuçar os três principios, citando APENAS A EXTENSÃO: de uma maneira geral, é a ciência e a arte de levar conhecimentos importantes e úteis as comunidades de maneira compreensível através dos melhores meios de comunicação. Só neste tópico a UFRGS "MORREU"! Qualquer cidadão que procure resolver um problema ou obter informações sobre qualquer assunto, de cara topa com um arsenal de desculpas pré-concebidas, com o intuito de ver a "debandada do abelhudo
inconveniente", que é como aquela e outras tantas "universidades" consideram os cidadãos!É simplesmente deprimente ver o resultado obtido por qualquer um que tenha tido a infeliz idéia de recorrer a qualquer informação dos servidores desta velhusca e inutil universidade!






















































Anônimo disse...

Melhor universidade do país, excelentíssima dra. Marta?
Menos, bem menos.

Anônimo disse...

E o Ministério Público Federal vai deixar por isso? É evidente que esse curso é dotado de ilegalidade e inconstitucionalidade!! Deve, inclusive, ferir o regimento da universidade!!

Anônimo disse...

"doutora", a melhor parte do seu texto é onde diz q as pessoas " não são neutras "... a sra é um exemplo disso..

Anônimo disse...

Aos desavisados informo que é considerada, sim, a melhor universidade federal do Brasil.

Anônimo disse...

Ninguém é neutro; todos temos posições. Mas na universidade (pública, com dinheiro público) tem que se buscar respostas ouvindo todos os lados, ao contrário do que tá sendo feito na Ufrgs.

Anônimo disse...

As Universidades públicas, com raras exceções, estão infestadas de equerdalhas corruptos e inescrupulosos que usam o dinheiro público, não para formar profissionais, mas sim militontos.

Anônimo disse...

Políbio,

Ser a melhor universidade do Brasil não significa nada pois o Brasil não existe. É a mesma coisa que ser campão da série D.

Anônimo disse...

Anônimo 18:35, antes de avaliar universidades a moda miguelão, você deveria se esforçar para não ser reprovado de novo na oitava série.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/