69.4% dos brasileiros apoiariam projeto que prevê salários iguais para trabalhos iguais de mulheres e homens

A pesquisa é sobre percepção, porque cientificamente está provado que existe discriminação salarial.

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou ainda há pouco uma ampla pesquisa de opinião pública para saber qual é a percepção do brasileiro sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres:

Homens ganham mais do que mulheres, 56,%
Os salários são iguais entre homens e mulheres, 35,5%
Nao sabe, 8,2%

69.4%dos entrevistados são a favor de algum tipo de lei que obrigue o pagamento de salários iguais para quem tem trabalho igual.

19 comentários:

Anônimo disse...

Como tudo que é que é lei que obrigue algo, o balisamento será por baixo. Ou seja, o salário dos homens é que irá reduzir. Ao invés de deixar o próprio mercado buscar a equalização via mérito, o monstro estatal virá para acabar com a ordem natural das coisas e tornar nossa vida pior.

Mordaz disse...

Justamente uma regra para extinguir a meritocracia. Não mais pela produção e retorno que a firma obtém com o trabalho para se coletivizar os salários nivelando tudo. O próximo passo será exigir cotas para as mulheres pois perderão contratações no mercado do trabalho por produzirem menos.

Mordaz disse...

Isto é um dado que não faz sentido de que empresários, que visam o lucros, preferem pagar uma folha de pagamento mais pesada para ter homens com uma produção igual. Como justificariam aos seus conselhos lucros menores? Veja que mulheres sempre falam em salários por sexo e não por igualdade de produtividade.

Anônimo disse...

Discriminação antiga. Só o tempo irá igualar. Coisa de terceiro mundo. Quer queira ou não, somos terceiro mundo e estamos longe de avançar com a falta de investimento na Educação. Exemplo disso: O Congresso Brasileiro. Com raras exceções encontramos algum Deputado a altura do cargo. Vergonhoso

Anônimo disse...

O estado nao deveria se meter nisso. Mulheres se ganham menos que homens de fato sera corrigido quando as mesmas se dedicarem na mesma medida que os homens, se tiverem mesmo grau de instrucao e por ai vai. Elas nao sao inferiores por que a protecao? Eu pessoalmente prefiro trabalhar com mulheres que homens. Elas nao sao grosseiras, nao "furam olhos" e nem roubam e sao corruptas (em geral, tai a Dilma).

Daqui a pouco havera lei dizendo que deve haver reserva de vagas para travestis, por serem discriminados. A protecao a negros ate hoje nao produziu resultado, nem aqui nem nos US. Apenas criou tensao social.

Anônimo disse...

Bem, vou receber um bom aumento de salário, pois apesar de o meu trabalho ser tecnicamente superior,as mulheres ganham mais que eu!
Até que enfim haverá igualdade de gênero.

Anônimo disse...

Vão diminuir os salários dos homens para igualar aos das mulheres.
Pena que não querem igualar os salários da população com os do setor público e dos políticos.

adriano disse...

o povo sabe, se fosse verdade isso, o empresário ganancioso como dizem contrataria apenas as mulheres porque estas receberiam menos...

GILALMEIDA disse...


Ainda bem que não sou patrão... Acho justo que recebam salários iguais os que tem trabalhos E PRODUÇÃO iguais, independentemente do sexo. Desde que haja uma politica (interna, em cada empresa) que permita medir a produção e/ou descontar os períodos não-trabalhados.

Na docência, em particular, o(a) professor(a) que gazeteia causa prejuízos quase impossíveis de avaliar. E são extremamente frequentes, e em qualquer grupo, escola ou faculdade - são sempre os mesmos.

Anônimo disse...

No serviço público isso já existe. E, verdade seja dita: há mais mulheres que homens. Nas empresas, as mulheres estão se sobressaindo, criar uma lei dizendo isso é tirar-lhes o mérito. As mulheres estão subindo na hierarquia por competência e não por cotas. Sou mulher e sou contra qualquer tipo de cota ou artifício. As mulheres merecem ganhar por mérito.

Anônimo disse...

Caro Políbio, você é um profissional que respeito muito e sei que tem uma excelente bagagem na area economica. Dito isto gostaria que você me ajudasse, e quem sabe até fizesse uma postagem com dados e exemplos. Até hoje não verifiquei um caso em que uma mulher,. por ser mulher ganhasse menos do que um homem em inicio de carreira - sim porque depois entram criterios de meritocracia, tempo de empresa etcx que podem até ser discutido que haja um favorecimento pro homens. O que verifiquei é que nas médias e grandes empresas existem sim fatores de mercado que pagam mais para determinadas funções independente de ser homem ou mulher. Exemplo: um executivo de marketing ganhando mais do que um executivo ligado a RH. Se olhares, por exemplo, o setor financeiro. Sim o gerente de uma agencia tipicada como para atendimento de publico especial vai ganhar mais do que um gerente, independente de ser homem ou mulher, que é responsável por agência de subúrbio, por exemplo, de uma capital. Existe a meu ver uma forte distorção destes dados. A farmácia da esquina, podes verificar, que tem no mínimo dois atendentes não paga R$ 800,00 para uma mulher e R$ 1.200,00 para um homem. AGORA se levarmos em consideração todos os salários pagos aos homens no país - não por função ou tipo/classificação do empregador e pagos as mulheres nesta situação SIM os homens ganham mais. E QUAL O MOTIVO? No conjunto dos salários pagos as mulheres entram àquelas atividades com menor remuneração tais como domésticas, diaristas etc. FICA claro portanto que o que deve ser providenciado é uma melhor qualificação profissional para as mulheres. DEIXO contigo a resposta às minhas colocações. Vejo que está passando da hora de esclarecermos este tema que tem servido e muito para discursos políticos e ganho de votos. Preciso dizer quem faz isto?

Anônimo disse...

Essas coisas não se resolvem por leis.
Temos que parar a intromissão do Estado na vida das pessoas.
Mais liberdade e mais responsabilidade!!!

ganhatudo disse...

No serviço público não existe diferença de salários.
Um professor e/ou uma professora recebem salário igual;
Um policial e/ou uma policial recebem salário igual;
Um juiz e/ou uma juiza recebem salário igual;
etc......
Um agente administrativo e/ou uma agente administrativo recebem salário igual.
Só contando os servidores públicos de todo Brasil temos uma quantidade imensa de homens e mulheres onde não existe discriminação de salários.

Anônimo disse...

PESQUISA INDECENTE, FEITA POR INSTITUTO GLOBALISTA GRAMSCISTA.

MORAL DA ESTÓRIA: AS EMPRESAS NÃO MAIS EMPREGARÃO MULHERES! AÍ, OS GRAMSCISTAS VÃO EXIGIR 50% DE VAGAS PARA MULHERES! AS EMPRESAS COLOCARÃO ROBÔS, FECHARÃO UNIDADES, COLOCARÃO GAYS (QUE NÃO MENSTRUAM, NÃO ENGRAVIDAM) OU IRÃO PARA O TIGRE PARAGUAI! SIMPLES ASSIM!

GO BOLSONARO!

Anônimo disse...

mas em que mundo vivem? a questão não é ser homem ou mulher e sim a qualificação. como pretendem implantar isso, quem e como vão fiscalizar?!

só tem idiotas e populistas (com o perdão do pleonasmo) no congresso?

Anônimo disse...

É uma BOBAGEM GIGANTESCA estas medidas "igualitárias"!!! Como remunerar/premiar justamente as mulheres que estudaram mais que os homens??? Como remunerar/ premiar justamente as mulheres que se dedicam/esforcam mais no trabalho???

Anônimo disse...

mais ja e` assim, nem poderia ser do contrario , funcoes iguais paga iguais,

Anônimo disse...

Equiparação salarial já existe na CLT, querem criar outra???

Anônimo disse...

e` outra conversa fiada desses oportunistas da calda jr

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/