Artigo, Tito Guarniere - Pérolas jornalísticas

Acompanho, com certo método, o que escreve boa parte dos articulistas brasileiros. E todo o santo dia me surpreendo com as pérolas que alguns deles produzem em seus espaços.

Um dos meus favoritos – neste caso para me afastar o mais distante possível dos seus conceitos e cometimentos – é Vladimir Safatle (Folha de São Paulo). Safatle é professor da USP e petista, uma combinação de alta voltagem. Gosto mais quando ele escreve sobre filosofia, porque não me incomodo muito: simplesmente não entendo o que ele quer dizer. Safatle é daqueles que escrevem difícil, enviesado, cheio de empolações, para aparentar profundidade e erudição.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

Anônimo disse...

perfeito...

e pra esse post, cabe como resposta, ou adendo, o conteudo de outro post publicado aqui mesmo...

Os idiotas têm muitas certezas. Já os sábios têm dúvidas e confiança na necessidade de buscar respostas. No Brasil, os idiotas fazem mais barulho do que os homens comuns e os sábios"

http://polibiobraga.blogspot.nl/2018/02/artigo-murillo-de-aragao-o-delirio-da.html

e a imprensa brazuquinha é o lugar onde ha mais cérebros idiotas e idiotizados por paragrafo quadrado...

uma verdadeira maquina de produzir besteiras mil...

Alex disse...

Eu não li nada sobre tu mesmo. Nunca vi tanta perola como o comedia polibio braga.

Anônimo disse...

Cara, escrever e falar mais "dificil" que a Dilma está para nascer. É tão erudita mais tão erudita que chega a ser ininteligível pelos normais. Já os loucos discordam, acham ela o máximo, uma "jênia", uma deles!

Beatriz Karan disse...

Um personagem de Machado de Assis, em D. Casmurro, na falta de ideias consistentes, gostava de usar superlativos: "um dever, um dever amaríssimo". No caso do professor marxista, é só pra justificar a permanência dele na Unversidade, que usa toda essa empolação: é pura falta de conteúdo. Num ambiente competitivo, ele estaria fora.

Anônimo disse...

Jânio de Freitas é um respeitável fóssil ideológico que durante toda a vida jornalística não aprendeu nada e esqueceu tudo. Seu sarcófago sera descoberto na extinta URSS e encaminhado a Pyongyang para exposição.

Anônimo disse...

Eu já escrevi várias vezes e vou repetir, a Esquerda Vermelha Escarlate Bolivariana Atrasada, não sairam do século XIX. Continuam com idéias de Marx e de escravidão nas cabeças ocas.Esse pessoal não evoluem.Comunismo/Socialismo são ideologias artificiais, não prospera pois fazem mal ao ser humano, Capitalismo/Liberdade, mesmo com seus defeitos, é natural, evoluiu com o tempo e continuará a evoluir com o conhecimento e as novas tecnologias, só com a evolução do Capiismo Livre o homem vivera melhir e vom menis desigualdades.

Anônimo disse...

Eu já escrevi várias vezes e vou repetir, a Esquerda Vermelha Escarlate Bolivariana Atrasada, não sairam do século XIX. Continuam com idéias de Marx e de escravidão nas cabeças ocas.Esse pessoal não evoluem.Comunismo/Socialismo são ideologias artificiais, não prospera pois fazem mal ao ser humano, Capitalismo/Liberdade, mesmo com seus defeitos, é natural, evoluiu com o tempo e continuará a evoluir com o conhecimento e as novas tecnologias, só com a evolução do Capitalismo Livre o homem viverá melhor e com menos desigualdades.

Anônimo disse...

O único filosofo brasileiro foi o Nelson Rodrigues...

Justiniano disse...

O mal dessas pessoas é nunca ter trabalhado por isso vivem se masturbando ideologicamente com surtos de burrice e ignorância tipico de petralhas.

O grande oportunista e rico foi o mentor intelectual deles, enquanto esses fazem a defesa do indefensável o oportunista que nunca leu nem um manifesto de Lenin está a rir dessa corja de seus pelegos e baba ovos.

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO. disse...

Marxista idiota? O bom senso é apanágio dos coxinhas enfezados, os bons...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/