Artigo, Darcy F.C. dos Santos, Zero Hora - Quem acha o regime de recuperação fiscal ruim, não imagina como a situação ficará sem ele.

- O autor é economista e auditor-fiscal da secretaria da Fazenda do RS.

A dívida estadual é um assunto propício às afirmações inverídicas e, até mesmo, à demagogia, porque desperta aquele sentimento arraigado de que os culpados por nossas mazelas sãos os outros.  

A dívida estadual crescia exponencialmente, ao multiplicar-se  por 27, em 28 anos,  entre 1970 e 1998, período em que os déficits primários (sem a dívida) foram 15% receita líquida, ao ano. A sua  maior expansão ocorreu na década de 1990, quando os juros cresceram 23% ao ano,  em termos reais. 

Em 1998 houve o acordo geral, quando a União assumiu quase toda a dívida estadual, financiando-a em 30 anos, com juros de 6% ao ano mais IGP-Di, que na ocasião crescera igual ao IPCA, 1,7%. 
Como as prestações ficariam muito altas, foi estipulado o pagamento de  13% da chamada receita líquida real, deixando-se  de pagar as prestações de cinco operações anteriores (art.5º do contrato) e parte da Operação Proes, que saneou o  Banrisul.. Ficaram sem pagar, então,  28%, em média,  das prestações, formando  resíduos, que  deixaram de existir somente em 2013. Para complicar, o IGP-DI cresceu 35% acima do IPCA.

Em 2016. o governo Sartori conseguiu o primeiro acordo de renegociação desde o primeiro contrato, que reduziu os juros para 4%, alterou o indexador para IPCA e dilatou o prazo por 20 anos.

CLIQUE AQUI para ler tudo e entender melhor.

20 comentários:

Anônimo disse...

Os partido vermelhos escarlates bolivarianos atrasados que são vontra e que estão emperrando a votação, sugiro para que eles apresentarem soluções para seus amigos bolivarianos da Venezuela.

Mordaz disse...

Que milagre os políticos gaúchos farão em três anos que nunca fizeram em 30? Que não fizeram de 98 até hoje?

Anônimo disse...

Essa porcaria de dívida tinha que ser feito assim, 200 milhões por mês e não se fala mais, durante 20 anos.

Anônimo disse...

No ano que vem, a quadrilha de assaltantes de dinheiro público, aquele partido O ÚNICO E O MAIS HONESTO DO BRASIL, assumirá o governo e resolverá todos os problemas do Rio Grande. Aguardem....a gauchada novamente elegerá um comunista para o governo.

Anônimo disse...

ORA! Para os destruidores do Brasil (LULA/DILMA/PTs) qualquer recuperação financeira/economia não está na ordem do dia para a implantação do socialismo com meta para o comunismo.

Anônimo disse...

.
VÍ A FOTO DOS DEPUTADOS LIDERES DA ASSEMBLEIA DO RS DISCUTINDO O PROBLEMA DA VOTAÇÃO.
PARA VARIAR , A FISIONOMIA DE TODOS ERA TENSA E DEMONSTRAVAM PREOCUPAÇÃO, EXCETO POR DOIS DEPUTADOS SORRIDENTES QUE PARECIAM FAZER PARTE DE UMA REUNIÃO DA ADBINISTRAÇÃO DE UM BORDEL ( CABARÉ )
OS DITOS CUJOS ERAM A MANOELA E PEDRO RUAS (COMO SEMPRE).
ESTES DOIS CRÁPULAS DEVERIAM DE ELIMINADOS DA POLITICA DO NOSSO ESTADO.

Alex disse...

Soluções: cobrar lei Kandir, reduzir as isenções fiscais, cobrar quem deve para o estado,etc. Só a lei Kandir já seria o suficiente. Ainda dei mais opções.

MARCIO FRANGIPANI disse...

É sempre bom lembrar, o que parece ter sido esquecido, que parte da divida se deve ao SANEAMENTO, o que deve ser entendido como o socorro ao caixa do Banrisul, sem o qual estaria quebrado. Assim, parte da divida é o custo que nós pagamos para ter o que é dito todos os dias: O Nosso Banco e, que dá lucro. Será? O Banrisul dá lucro? Do resultado anual do banco é descontado a parcela da divida que corresponde ao valor que foi utilizado para "sanar" as contas deste banco no passado?
Conforme o próprio Governo diz, é por ter pago esta divida no passado e ainda te-la que pagar no futuro é que a população tem amargado o aperto de sinto com o funcionalismo com seus salarios atrasados e sem reajuste, a segurança em "insegurança", a saude na "UTI", e nem chegamos ainda no fundo do poço, pois o pior esta para vir. Pergunto, O Banrisul é nosso? Ou estamos pagando caro por ele e nem sabemos, o que é pior.

Anônimo disse...

O Sr. Darcy deveria pedir para cortar a produtividade dos aposentados da secretaria da fazenda!!! Maior imoralidade que o auxílio moradia!!! Mas será? Ele é aposentado da Sefaz e recebe este polpudo benefício!!!! Que moral!!! Vamos acabar com estes privilégios!!!!

Anônimo disse...

Quando esse senhor, que é a favor da reforma da previdência, vai devolver os milhões que já recebeu como aposentado da Secretaria da Fazenda do RS antes dos 65 anos?

Anônimo disse...

Só nos resta dar uma sumanta de laço nestes calhordas deputados traidores do RS. Agora o judiciário que eles detonam serve? Mas com esse povo burro que temos aqui no Estado do Balde de Caranguejos e da Vanguarda do Atraso, fazer o que?

Anônimo disse...

Esse cara é uma piada.

Anônimo disse...

Mais um pelego do PMDBOSTA

Anônimo disse...

Esse daí não se aposentou cedo e com salário integral? Ah entendi, só os outros que não podem!

Anônimo disse...

Cada um se aposenta com as leis vigentes em sua época, que não são imutáveis. Se vamos pensar assim nunca nada poderá ser mudado. Quem está errado é quem quer se aposentar com vantagens que não são mais possíveis na situação atual. Querem manter regras que não se sustentam mais.
Muitos dos abolicionistas foram beneficiados pela escravatura. Deveriam continuar escravagistas? Por favor, usem a cabecinha.

Anônimo disse...

Bolsonaro = familia+ordem e progresso

Anônimo disse...

O Rio Grande tem saída?
...estação rodoviária e aeroporto!

Anônimo disse...

Darcy, porque não te calas?

Anônimo disse...

Trabalha onde Itau, Bradesco ou Sicredi? Vamos acabar com todos os bancos publicos e deixar so na mao de poucos

Anônimo disse...


O cara que esta preocupado com as finanças do estado para que não falte para pagar sua gorda Aposentadoria. É uma piada. É a única explicação para um servidor publico se importe tanto com a saúde financeira do estado. Vai concorrer a algum cargo que lhe de poder de fazer algo e até falar em nome do povo e abre mão do salário.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/