Artigo, Bolivar Lamounier, Estadão - Só o instinto nos salva

- O autor é cientista político, sócio-diretor da Augurium Consultoria, é autor do livro ‘Liberais e Antiliberais’ (Companhia das Letras, 2016).

As reformas virão. Pelo caminho da política ou por sucessivas ondas de anarquia e violência

A ideia é aterradora e absurda, mas, no momento, tudo indica que o Brasil está perdendo a capacidade de equacionar seus problemas de maneira racional e civilizada, pela via da política. Nessa marcha, só o instinto de sobrevivência nos salvará.

No falatório sobre a intervenção, sobre as candidaturas presidenciais, sobre o funcionamento das instituições, o tom predominante é um desânimo furibundo, e até mais que isso, uma vontade meio doida de achar uma solução fácil, rápida e definitiva, ainda que o preço seja a quebra da ordem civil. No limite, é como se todos quisessem que metade (sua metade) da população matasse a outra, presumindo que a metade sobrante se dedicaria sinceramente à realização dos valores que elegeu como os mais altos. Isso vem por todos os lados, não é privilégio de nenhum partido ou grupo ideológico.

E o pior, infelizmente, é que por trás dessa fumaça realmente há muito fogo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Bolivar, o Chile anos atrás radicalizou, botou ordem na casa e o progresso veio naturalmente e não foi preciso matar 50% do povo e o que está acontecendo com a Venezuela ? quantos serão assassinados, quantos estão morrendo de fome e quantos fugirão do pais só com a roupa, ??????????

Mordaz disse...

Parei de ler com a monumental mentira de que a previdência transfere renda dos mais pobres, que não contribuem para o sistema, para os mais ricos, ou seja, os que contribuem e pagam os altíssimos impostos sobre tudo, até sobre o que consomem, que os mais pobres não tem acesso. Justamente aí que está o rombo. Milhões que recebem sem jamais terem contribuído. Deles nem se pode pedir aumento da contribuição, porque 14% de zero, continua sendo zero.
Já no setor público, o governo, além de governo, é também patrão, como qualquer patrão. Não pode chamar seus encargos como déficit.

Mordaz disse...

Por sinal, o PMDB que quer acabar com a previdência é o mesmo que desenhou a mesma em 88. O mesmo partido que cavou este poço fundo narrado pelo articulista que acabou com a maior recessão da história do Brasil. Tudo em troca de mensalões, ministérios, estatais, cargos estratégicos para pilhar os cofres públicos.

Anônimo disse...

PROFETA DE MERDA,LEMBRE, DEUS JOGA E FISCALIZA!

ACHO QUE APESAR DA DESGRACEIRA RELATADA, ESQUECE ELE,PROFETA DE MERDA , QUE MISTERIOSAMENTE O "ALEM" AJUDOU O BRASIL, E MI L A G R O S A M E N T E O BRASIL FOI SALVO DAS GARRAS DO COMUNISMO, DO FORO DE SÃO PAULO , DO PT E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

ESCREVI HÁ DIAS SÔBRE:

"AÇÃO FANTASMAGÓRICA A DISTÂNCIA",

AÇÃO A DISTANCIA INFINITA, INSTANTÂNEA,INDEPENDE DAS LEIS DA FISICA QUE CONHECEMOS, SABEMOS REPRODUZIR,APLICADA NOS PRIMEIROS COMPUTADORES QUANTICOS,AMERICANOS,EUROPEUS,CHINESES JÁ FAZEM EXPERIMENTOS FANTASTICOS. NA ÉPOCA EM QUE OS HUMANOS TOMARAM CONHECIMENTO DE SUA EXISTENCIA, EINSTEIN FICOU MALUCO, NERVOSO,SEM SABER EXPLICAR, POIS NÃO ERA EXPLICÁVEL POR TUDO O QUE ELE, A MATEMÁTICA E A FISICA E A HUMANIDADE SABIAM, MAS EXISTIA, SE ( COMPROVAVA COMO HOJE OS MAIORES LABORATORIOS DO MUNDO TESTAM E COMPROVAM.(COMPROVADA A QUALQUER DISTÂNCIA EM "TEMPO ZERO" A QUALQUER DISTÂNCIA, INSTANTANEAMENTE)

TALVEZ TENHA SIDO A TAL "AÇÃO FANTASMAGÓRICA A DISTÂNCIA", ASSIM EINSTEIN BATIZOU O FENÔMENO, QUE ESTRAGOU A FESTA DE DILMA LULA E OS PETRALHAS, SALVANDO O BRASIL:

-REVELOU MORO,
-REVELOU O TELEFONEMA DO "TCHAU QUERIDA" QUE TIROU A MASCARA DO PT,
-QUE CONDENOU DUAS VEZES LULA COMO CRIMINOSO E COLOCARÁ LULA NA CADEIA,
-REVELOU TEMER UM GRANDE COORDENADOR
-INSPIROU TEMER EM SUA AUTODEFESA DE CALUNIAS,MENTIRAS E "ILAÇÕES"
-REVELOU UMA EQUIPE DE GOVERNO QUE ESTÁ RESSUSCITANDO O PAÍS DETONADO POR LULA
-ESTÁ NOS MOSTRANDO QUEM É FHC,QUE CONDENOU O BRASIL A DESGRAÇA E SALVOU LULA NO MENSALÃO PODE IR PARA A BANHA TAMBÉM.

E...PETRALHAS, TREMEI...TREMEI!

"AÇÃO FANTASMAGÓRICA A DISTÂNCIA" EXISTE E ESTÁ SENDO USADA PARA
ELIMINAR O PETRALHISMO, A SUJEIRADA DO BRASIL.

OU ISSO , OU FORAM AS BRUXAS

“YO NON CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY.”

como dizia CERVANTES


Anônimo disse...

Artigo que bem define esses pseudos intelectuais viúvos de luladrão:

Tiranos de estimação dos intelectuais - JOSÉ LUIZ ALQUERES
O GLOBO - 25/02
Albert Camus, o maior romancista francês de meados do século XX, teve a coragem de deixar o Partido Comunista, chocado com as atrocidades e a corrupção de Stalin

Recentemente observamos a evasão de intelectuais das bancadas de partidos ditos de esquerda. Uns saíram cabisbaixos, procurando não chamar a atenção. Pouquíssimos saíram apontando os erros, as distorções e, especialmente, a traição aos ideais do partido perpetrada por seus principais dirigentes.

Não é um fenômeno novo tal debandada no momento em que militantes descobrem a verdade nua e crua: dedicaram-se a estruturas e filosofias viciadas, corruptas e desumanas. Albert Camus, o maior romancista francês de meados do século XX, teve a coragem de fazer isso ao deixar o Partido Comunista, chocado com as atrocidades e a corrupção de Stalin. Sartre ficou pateticamente a repetir palavras de ordem de Moscou.

Há que se destacar que essa coragem de enfrentar o patrulhamento de ex-colegas de partido é tão digna quanto rara. Um intelectual a serviço de causa política e por ela fanatizado — ou preso por interesse/conveniência — é o que mais vemos por aí.

Esquecemos Platão. Este, estabelecido com sua Academia e reconhecido como o maior filósofo de Atenas, é atraído pelo convite de um amigo influente para se estabelecer na cidade de Siracusa, onde havia sido alçado ao poder um jovem tirano chamado Dionísio. Tal governante parecia muito aberto a se transformar no “rei-filósofo” que Platão preconizava em sua famosa obra “A república”.

Seduzido pela proposta, Platão vai a Siracusa por três vezes ao longo dos seguintes dez anos com a esperança de fazer de Dionísio a encarnação do rei-filósofo descrito em sua teoria ou, na pior hipótese, orientá-lo para que governasse com justiça. Em vão! O que Platão conseguiu foi reforçar em Dionísio seu caráter tirânico, “camuflando-o” com tintas filosóficas.

Contrariamente ao que fez Platão — que publicamente repudiou o horror que se tornara Siracusa sob o regime de Dionísio —, hoje intelectuais “profissionais” abraçam e defendem regimes totalitários, mesmo após a exposição pública das barbaridades cometidas, dos resultados adulterados e do seu legado tenebroso.

No seu excelente livro “A mente imprudente”, Mark Lilla constata que Dionísio ressurge ao longo da história. No século XX nós o vemos sob vários diferentes nomes: Lenin, Stalin, Hitler, Mussolini, Mao, Castro, Trujillo, Chávez, Maduro e outros. Eles existem em todas as variantes de socialismo, fascismo, comunismo, sempre amparados pela corrupção e pelo populismo. Naturalmente, cercados de seus intelectuais filotirânicos.

O Brasil não foge a esta regra, e nossa história é rica de tiranetes e seu séquito de intelectuais, que procuram ajudá-los a criar o respaldo retórico para a prática do mal (com a cínica e delirante justificativa que visam ao final alcançar o bem, e os fins justificam os meios ). Precisam ler mais Platão e ter a sua mesma honestidade intelectual.

São poucos os que têm a dignidade, como outrora Camus e, entre nós, Fernando Gabeira, de reconhecer erros e apontar caminhos. Ele, que no passado lutou contra o regime militar, reconhece que não era para instituir um regime democrático, como antigos colegas hoje, oportunisticamente, gostam de proclamar, mas sim para implantar outro tipo de regime tirânico, a “ditadura do proletariado”, de triste legado onde vicejou.

Jean Alencar disse...

Ao anônimo das 14:11.
Muito boa a exposição. É sugerido escrever em minúsculas, pois em caixa alta é dificultada a leitura e a própria revisão do texto.
Sugere-se utilizar um pseunônimo marcante, como "EL BRUJO".
Vá em frente!

Chico Valente disse...

O articulista começou pisando em ovos, demonstrando um forte "medo" do poder das esquerda que ainda assolam a Nação Brasileira e boa parte do mundo.
Medo das esquerdas que querem dominar o mundo e que fizeram por eleger no Brasil um agente com características messianicas com forte apelo ilusionista e capaz de conduzir os comunistas cegos pelo poder das trevas, os desavisados e os iludidos de QI não tão grande, estes com graduação desde os analfabetos até os com título de PhD.
Eleito o agente do mal, todo o séquito o acompanhou para o aparelhar a administração, dentro e fora do governo, gerando no Brasil uma ditadura acompanhada de desesperança que faz o governo militar parecer de alta benesse, em todos os sentidos.
Válida a comparação com os dois países europeus assolados pela peste ideológica cuja consequência está a de continuar chafurnando no lodo até a eleição de um governo racional.

Anônimo disse...

-Tanto as escritas como os comentários desse homem na Globo News me embrulham os estômago... De que lado ele esta afinal?

Anônimo disse...

Quem tem medo de esquerdistas é covarde. Todo esquerdista sozinho é um baita covarde, mas em grupo se torna macho!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/