Saiba quem quis e quem não quis prisão de réu condenado em segunda instância

Gilmar, Marco Aurélio e Celso de Mello, pela ordem.

No dia 5 de outubro de 2016, a votação por 6 x 5 que decidiu autorizar a prisão de réus condenados em segunda instância, formando jurisprudência, apresentou a seguinte configuração:

A favor - Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Gilmar Mendes e a presidente do STF, Cármen Lúcia.

Contra -  Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello 

O blog O Antagonista de hoje, diz que Celso de Mello mudará de lado, caso Cármen Lúcia cumpra seu desejo de revisar a jurisprudência. Se ele fizer isto, contrabalançará a posição de Gilmar Mendes, que já disse que revisará seu voto.

Marco Aurélio também já disse que não aceitará a mudança casuística, que visa beneficiar Lula.

25 comentários:

Unknown disse...

Suprema hipocrisia!!!
Suprema impunidade!!!

Anônimo disse...

Alguns dos ministros do STF estão preocupados com uma mudança na decisão anterior. Mas isso tem uma causa: a imagem deles no exterior.

Alberto disse...

Enquanto alguns juizes protegem bandidos as pessoas seguem sendo assassinadas no Brasil e RS: mais um policial civil abatido.

Anônimo disse...

Enquanto NÃO pegava o Chefe da Orcrim, o entendimento era um; agora, que o ladrão está na mira, querem mudar o entendimento para salvá-lo? É o PIOR CASUÍSMO que já vi ocorrer no Judiciário Brasileiro!!!!

Anônimo disse...

Se o STF decidir mudar a decisão da própria Corte e rever a prisão de Réu em Segunda Instância, para beneficiar LULA, estará aberto o caminho para uma CRISE INSTITUCIONAL, com previsões catastróficas para o Brasil .!!!
Tia Glória.

Anônimo disse...

SÓ PARA TENTAR TIRAR O SEU DA ESTACA, Celso de Mello "muda seu voto"! Ele faz isso, porque sabe que o seu voto anterior CONTINUA VÁLIDO, já que quem votou contra antes agora votará a favor da última instância. Este Celso de Mello,
classificado como "UM MERDA" por Saulo Ramos em seu livro, ao trocar de votos em votação já decidida para manter a aparência, para ele ficar bem com o andar de cima continua o mesmo merda! Tal qual disse Saulo Ramos, nesta votação de agora, Celso de Mello trocando seu voto não mudará nada, pois ele sabe que outro suprirá a sua troca! E possivelmente ainda ganhará para se fingir de "herói", ao tentar dar credibilidade ante a população com mais esta cachorrada! Passada a votação, Celso de Mello, em lágrimas de jacaré, dirá muito "comovido": MUDEI O MEU VOTO, MAIS PERDEMOS, o que é da "DEMOCRACIA"!

Anônimo disse...

Caso o STF mude de conceito para beneficiar Lula,mostrará a verdadeira face do judiciário brasileiro.
Os Desembargadores que o condenaram,como ficarão perante o povo brasileiro?
Rasgarão seus currículos?
Conclusão:Não será novidade,posto que eles vêm protegendo há muito tempo o sr.Maluf.

Anônimo disse...

Olho no STF.. Os ministros estão na torre de marfim e não tem ideia da irritação da sociedade com o STF... Com a colaboração do STF estariamos um ano adiantado nas reformas economicas e a economia já estaria bombando...Hoje o STF promove a balburdia e o atraso economico, aumentado exponencialmente a pobreza no Brasil... Eles são o governo do pais SEM O ONUS DE SER GOVERNO.....sem representatividade, sem mandato e com estabilidade no cargo...Não existe nenhum politico no Brasil com estabilidade no cargo.. deu 4 anos o eleitor pode demití-los... Fazer politica com estabilidade no cargo é uma ditadura...Eles nem sequer sabem onde poderá chegar esta irritação...nem imaginam...Ou fechemos o STF ou viraremos um pais africano...Do jeito que está não fica...

Anônimo disse...

Isto é, no Brasil muda-se as regras do jogo nos últimos minutos do segundo tempo. E nós o povo aplaudimos como hienas. Se já foi decidido pela mais alta Corte do Brasil, prisão em segunda instância, que se cumpra. Ou somos diferentes perante as leis brasileiras?

Anônimo disse...

Dizem que os contras são puro aparelhamento Lulopetista. Eu me recuso a acreditar e espero que estejam a favor do povo brasileiro e do combate à corrupção. Na grande maioria das nações civilizadas basta a condenação em primeira instância para começar a cumprir, portanto não se pode haver retrocesso ainda mais com cara de nítido golpe para favorecer o grande chefão. Ainda confio no STF. Ele existe para o Brasil e não para atender LULADRAO. Estamos de olho STF!!!

Anônimo disse...

Dizem que os contras são puro aparelhamento Lulopetista. Eu me recuso a acreditar e espero que estejam a favor do povo brasileiro e do combate à corrupção. Na grande maioria das nações civilizadas basta a condenação em primeira instância para começar a cumprir, portanto não se pode haver retrocesso ainda mais com cara de nítido golpe para favorecer o grande chefão. Ainda confio no STF. Ele existe para o Brasil e não para atender LULADRAO. Estamos de olho STF!!!

Anônimo disse...

Polibio, comentar no teu blog esta uma tortura...

dá uma olhada nisso ai...

deve ser coisa do Blogger...

geralmente nao é possivel postar e, quando se consegue, demora uma eternidade para enviar um comentario...

Unknown disse...

Enfim, só os bandidos de toga permanecerão fiéis à impunidade e ao QI... quem indica!!!

Anônimo disse...

O supremo irá se submeter a essa pantomima só para beneficiar Lula, comprovado em duas instâncias como culpado? Seria desmoralizar de vez esse STF que já não ostente quase nenhuma credibilidade. E brincar com fogo. Por que Eduard o Cunha, Geddel, Sérgio Cabral, Palocci e Vacaria podem ser presos e Lula não pode, senhores juízes? A lei e é para todos ou Não? Mudar o entendimento desta de acordo com a necessidade do condenado de plantão e o supra sumo da blindagem de réus poderosos.chega!

ATENTO disse...

OS JUIZES E A MULHER DE CÉSAR

OS JUÍZES, MAIS DO QUE NINGUÉM,
MAIS AINDA QUE

A MULHER DE CÉSAR QUE ALÉM DE SER SÉRIA TEM QUE PARECER SÉRIA,

OS JUÍZES DEVEM SER SÉRIOS,E CLARO PARECER SÉRIOS,ABSOLUTAMENTE!

ESSES SENHORES QUE ESTÃO VESTINDO A CAPA PRETA PENSAM QUE É DESFILE DE CARNAVAL, PENSAM QUE A LEI E OS PROCEDIMENTOS SÃO APENAS UM "SAMBA ENREDO", QUE SE PODE ALTERAR E MUDAR CONFORME SEUS INTERESSES, DE SUAS FAMILIAS QUE TEM NEGÓCIOS COM OS CRIMINOSOS QUE ESTÃO JULGANDO!

BARBARIDADE, TCHÊ, BARBARIDADE!

TOMEM JEITO EXCELENCIAS,SE PEGARAM LULA, ALGUÉM PODE CHEGAR ATÉ POR AÍ!

SACO DE POVO TEM LIMITE!

Anônimo disse...

Olho no STF.. Os ministros estão na torre de marfim e não tem ideia da irritação da sociedade brasileira com o STF… Com a colaboração do STF estariamos um ano adiantado nas reformas economicas e a economia já estaria bombando…Hoje o STF promove a balburdia e o atraso economico, aumentado exponencialmente a pobreza no Brasil… Eles são o governo do pais SEM O ONUS DE SER GOVERNO…..sem representatividade, sem mandato e com estabilidade no cargo…Não existe nenhum politico no Brasil com estabilidade no cargo.. deu 4 anos o eleitor pode demití-los… Fazer politica com estabilidade no cargo é uma ditadura…Eles nem sequer sabem onde poderá chegar esta irritação…nem imaginam…Ou fechemos o STF ou viraremos um pais africano…O STF é o maior inimigo do Brasil hoje….depois do Lula.

Carlo Germani disse...

Como o STF se tornou um "escritório de advocacia do PT", não duvido que adiará as prisões em 2ª instância até o julgamento de recursos ajuizados na "3ª instância": O STJ (Supremo Tribunal de Justiça),exatamente para livrar Lula da cadeia.

PS-Em um país como o Uruguai,por exemplo,com uma população de 3 milhões de habitantes (grande Belo Horizonte/MG),fazer esse tipo de jogo,não desencadearia o caos social,mas no Brasil,com mais 700 mil presos,milhares
ganhariam a liberdade e outros milhares teriam o decreto de prisão suspenso.

PS2-Dá para entender que o Brasil,com suas in$tituiçõe$ que tem,ruma para a inviabilidade irreversível como nação.

PS3-Um sistema jurídico que protege e salva da prisão criminosos como Lula,
nada mais é do que parte do crime organizado.

Emmanuel disse...

É ....a indigência está em todos os cantos!

Anônimo disse...

Dos 11 ministros 8 foram indicados pelo pt maldito a dona carminha disse q nao iria colocar mais isto em pauta este ano se colocar veremos q é p livrar o condenado reu6x e ficha suja o 9 dedos da jaula
E como assim mudar o voto como um juiz do stf muda voto num assunto deste se votou votou agora quer mudarora ora q pouca vergonha com isto mostra q quer blindar o condenado
Estamos d olho nestes nojentos a cobra vai fumar se nao prenderem e deixarem preso este bandido

Anônimo disse...

que escrotos, e estao se preparamdo pra livra o molusco

Anônimo disse...

Bom dia !
Acho que já entendi tudo : Primeiro vão mudar a Lei para que ele não seja preso. Depois mudam a Lei para que ele possa ser candidato. Finalmente, as urnas eletrônicas se encarregarão de concluir o “projeto”.
Venezuela, aí vamos nós........

Anônimo disse...

É bem fácil de resolver isso, é só jogar com as armas dos bandidos, ou seja:
Basta um dos Ministros da banda boa do STF pedir vistas e sentar em cima do processo!

Anônimo disse...

olha o golpe é estao se babando p livrar o condenado do luladrao stf puxadinho do pt morimbundo recado aos navegantes togados que se acham acima da lei= o luladrao ja é carta fora é ficha suja - acabooooo

Anônimo disse...


Mas essa conversa nasce a partir das investidas do tal gilmar que nem parece ser ministro da alta corte da justiça. Viram como ele anda calado? Será porque suas sugestões sobre tempo em prisão preventiva, mandando contra os procedimentos do MPF, PF E Juiz Moro estava começando a deixá-lo mal com seus pares? E sobre a prisão após segunda instância? Também andou botando a boca no trombone e parece que os demais ministros do stf (com exceção do Ministro Barroso) tem "medo dele", pois independentemente do foco, nada dizem. Dizem até que os HC que aprovou, o fez para que no caso da prisão delle, também atenda pedido de habeas corpus, mas aí com condições de defender-se tanto com imprensa quanto com opinião pública. Ou seja, não se da figura em questão – já fiz também para requerimentos anteriores apresentados ao stf.

Anônimo disse...

Carta aberta aos Ministros do Supremo Tribunal Federal

Excelentíssimos Senhores e Senhoras

Tendo em vista a perspectiva de rediscutirem a execução das sentenças imediatamente após condenação em juízo de Segunda Instância, PEÇO ENCARECIDAMENTE que não compactuem com a idéia de revogar esta determinação deste mesmo tribunal.
O povo brasileiro não aguenta mais tanta corrupção e uma impunidade que se arrasta até a prescrição dos crimes, permitindo aos autores a continuidade na prática de delitos iguais ou diversos.
Nosso país não pode continuar envergonhado perante o mundo por esta dupla mazela: corrupção e impunidade. Pois é esta chaga que em muito inspira, fomenta e causa a prática de outros tantos crimes menores ou até mesmo hediondos também.
Está em vosso poder, no momento, barrar a ignomínia de mudar justa e correta determinação deste colegiado supremo para favorecer poderosos que menosprezam a lei por se acharem acima dela e ainda dão a entender que eles têm vossas consciências em suas mãos. Não maculem o Judiciário com esta mancha, nem com o desprezo às vítimas.
Os réus condenados em Segunda Instância tiveram respeitados seus amplos direitos de defesa e esgotaram seus direitos de liberdade. Preserve-se-lhes o direito de recorrerem às instâncias superiores, mas já cumprindo a pena imposta.
Convenhamos: a privação de liberdade é pena pouca para quem, com seus atos espúrios, impinge a pena de morte a muitos inocentes que morrem por falta do mínimo que lhes é de direito como saúde, segurança e outras prerrogativas da nossa Constituição. Mas, deixemos o efetivo castigo nas mãos da justiça divina. Façamos cumprir apenas a nossa lei que manda privar da liberdade quem não respeita a mesma.
Confiando que tendes em vossa consciência a honradez que o nobre cargo enseja, faço-vos este apelo, também em nome de muitos brasileiros que não conseguem fazê-lo.
Ass. Nelsi Inês Urnau - Professora

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/