Artigo, Darcy F.C. dos Santos - Com suas decisões, que tipo de RS o governador Sartori ajuda a construir ?

Sartori explica a proposta do governo do RS ao RRF dos Estados.

Este artigo está no blog do economista. Leia em: http://darcyfrancisco.blogspot.com.br/

Um governador deveria se voltar muito mais aos fins e aos resultados de seu governo, do que aos meios para atingi-los. No entanto, no RS, os meios suplantam em muito os fins, tamanha é sua prevalência, ou melhor dizendo, sua insuficiência.

O governador atual recebeu o Estado com um déficit de R$ 5,4 bilhões e, apesar dos ajustes feitos, encerrou seu primeiro ano com um resultado negativo de R$ 4,9 bilhões, 74% da receita líquida em despesa de pessoal e uma margem para investir negativa de 13% da mesma base. E, como agravante, os recursos extras estavam praticamente esgotados, a despesa crescente e a receita em acentuado declínio.

(...)

Em 2017 o governo buscou incessantemente a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que suspende o pagamento da dívida com a União (hoje suspenso por liminar)  por três anos, prorrogável por mais três. Ele não é o melhor dos mundos, mas é a única saída capaz de evitar o aumento dos déficits e a ingovernabilidade. Não há plano B.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Era melhor deixar para trás a dívida dos outros e fazer o seu governo assim como os outros foram pegando as dívidas anteriores principalmente do governo Brito que deixou o estado endividado mesmo com a venda das empresas e o dinheiro sumiu foram vendidas para desafogar o governo mas isso não aconteceu e nenhum governo deixou de pagar em dia funcionalismo e nem parcelaram os salários.Não foram grande coisa mas melhor que agora.

Mordaz disse...

Acho que vai ser um desastre. Além de ter que pagar igual, e com juros, depois dos três anos ainda vai somar os novas dívidas e empréstimos tomados por esta moratória. O que não se fez nos últimos trinta anos não se fará em três anos.

elias disse...

18:00
Parasita estatal detectado.
Algum dia a conta chega. O seu guru, um tal de atraso genro, acabou até com os depositos judiciais para te pagar , cara. Usou o dinheiro da ceee para o mesmo fim, e estamos onde: em lugar nenhum.

João Paulo da Fontoura disse...


Políbio,

++ O que temos aqui em nosso estado é um clássico gestor com a mais objetiva vocação para a coisa pública.
Não é daqueles tipos excêntricos, folclóricos, preocupados somente consigo mesmos, com as próximas eleições, ou com o que a impressa está falando de mim, bem ou mal?

Provavelmente eu esteja errado, mas eu - governador - daria uma 'avançada' ( me faria de louco) e, por decreto, entregaria a CEEE ao governo federal em dação das dívidas, ou na garantia exigida para entrar no esquema da recuperação do estado por parte do governo federal.
Também entregaria o Banrisul, o pior banco do estado, o que presta o pior serviço aos cidadãos.
Algum esquerdista questionaria, mas e a validade da Lei Estadual que proíbe? Vamos discuti-la no Supremo. Levaria uns dez anos. e, duvido que o STF não daria guarida ao governador, pois, afinal, TODOS sabem estar o estado quebrado. Bravatas nacionalista não resolvem problemas falta de caixa para pagar até mesmo os funcionários públicos. Minha esposa é professora aposentada; temos pela falência do Estado ( estamos no limite - vide RJ). Abraços.



Anônimo disse...

"Brito deixou o estado endividado e o dinheiro sumiu"... kkkkk não, senhor, não sumiu não. Ele foi embolsado com o tempo pelo funcionalismo, que transformou-o em "avanços", "vantagens", "conquistas" e, pelo seu palavreado, com todo seu apoio... BEM FEITO! O dinheiro acabou, e se Deus quiser vai continuar faltando. Parcelamento FOREVER!

Anônimo disse...

O pessoal ainda não entendeu que não tem dinheiro, não tem depósito judicial e não tem como tirar empréstimo.

Anônimo disse...

O anônimo das 18 hs deve ser funcionário público estadual e petista. E como todo petista, age de má fé.

Antes de escrever idiotices, vá se informar.

Anônimo disse...

Significado disso? Sartóri é um péssimo gestor da coisa pública. Ieda Crussius também pegou o Estado Deficitário e o deixou Superavitário apesar da perseguição do seu sucessor. Pede para sair!

Anônimo disse...

Todos sentam o cacete no Brito, só esquecem de falar que em 98 estávamos como agora.
Foi dado um fôlego e não fizeram a lição.
Olhem para SC, fizeram a lição e não estão precisando de RRF.

Anônimo disse...

Traduzindo o artigo em linguagem comum...o RS está FALIDO/Quebrado/Insolvente e a "crasse" política/executiva gaúcha está muito aquém dos desafios...O RJ é aqui...

Anônimo disse...

Desculpe ao 'especialista' mas até os técnicos do Tesouro Nacional já disseram que o Estado NÃO gasta nem próximo de 74% da receita líquida com pessoal...
Chega de repetir o que está ERRADO. Leia-se relatório do Tesouro Nacional...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/