Novo atentado mata 27 e fere 27 no Texas, EUA

Um tiroteio em uma igreja Batista no estado americano do Texas deixou várias vítimas neste domingo,  informou a imprensa local, acrescentando que o atirador foi morto. Segundo a CNN, fontes policiais declararam que são 27 mortos e 24 feridos. 

O ataque aconteceu na Primeira Igreja Batista em Sutherland Springs, uma pequena comunidade 50 quilômetros a sudeste de San Antonio, segundo relatos.


O Departamento de Polícia de Guadalupe declarou que o atirador morreu após uma pequena perseguição. Não foi informado se ele foi morto pela polícia ou se cometeu suicídio.

Professores, educadores e bibliotecários aproveitam a Feira do Livro para "vender" a falsa ideologia de gênero

A ideologia de gênero, jogada como presença ideológica na Feira do Livro de Porto Alegre. Com a presença de mediadores de leitura, que depois irão usá-la nas escolas:

Programação da Feira do Livro, Porto Alegre, domingo 05.11
18h30min - 20h30min
 Escrevendo Existências: Filosofia, Transantropologia e Literatura, conversa sobre abordagem da temática transexual para ambientes de leitura e educacionais com Atena Beauvoir
Biblioteca Moacyr Scliar – Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul

Público: mediadores de leitura, professores, educadores, bibliotecários e público em geral

Polícia Civil do RS fará nova greve a partir desta segunda-feira

A Polícia Civil do RS entrará em greve a partir de amanhã. Os policiais reclamam do parcelamento dos salários e avisam que só voltarão a trabalhar quando receberem o valor total, o que só acontecerá entre os dias 13 e 15.

PCdoB anuncia candidatura de Manuela D'Ávila ao Planalto

Manu e os criminosos símbolos comunistas da União Soviética.

Pouco conhecida como jornalista, mas com diploma conquistado nos bancos acadêmicos, a deputada estadual comunista Manuela D'Ávila, PCdoB, foi lançada neste domingo como candidata a presidente da República.

A comunista vai para o sacrifício, porque não tem chance alguma.

Embora sem chances, Manuela será um factoide curiosíssimo na campanha eleitoral, porque é uma mulher bonita, inteligente, bem articulada e experiente politicamente, apesar de muito jovem.

Ela promete ser menos exótica do que foi sua companheira de comunismo, a psolica Luciana Genro, que, aliás, também poderá candidatar-se ao Planalto.

Ainda falta o lançamento oficial de Marina Silva para que a campanha eleitoral de 2018 seja menos maçante e conte com verdadeiros espécimes exóticos da fauna política brasileira.

CLIQUE AQUI para ler o comunicado oficial do PCdoB.

Artigo, J.R. Guzzo, Veja - Voo cego

- Coluna publicada em VEJA de 8 de novembro de 2017, edição nº 2555

O Brasil, do jeito que estão hoje quase todas as propostas de combate à corrupção, a começar pelas mais agressivas e mais atraentes para o público, pode estar a caminho de se transformar num país onde um cidadão que pratica o senso comum, a honestidade comum e a decência comum acabará se tornando inelegível  para cargos públicos de qualquer natureza. Já está muito difícil, na situação atual, encontrar gente boa disposta a entrar na vida pública; portadores de uma taxa moderada de integridade pessoal afastam-se de tudo o que cheira a “governo” como quem se afasta de uma zona infestada por radiação nuclear. Se tudo continuar assim, os brasileiros podem esquecer qualquer esperança de viver um dia num país de nota 5 para cima. É bem possível que continue, aliás: o criador, gerente e beneficiário dos dois governos mais corruptos da história do Brasil é apontado pelos institutos de pesquisa como o candidato mais forte para as eleições presidenciais do ano que vem. Mas, se forem feitas as mudanças exigidas hoje para enfrentar a roubalheira desesperada dos últimos anos, aí sim, a desgraça chegará a um estágio de perfeição. 

Tudo foi feito e nada mudou — esperar o quê, então?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

RS fora do Top 10 do alto do pódio dos exames do Enem

Nem um só colégio público ou particular gaúcho (nem do Sul) integra a lista Top 10 dos que conseguem enfiar mais alunos no alto do pódio do Enem.

A seguir, os 10 melhores e a percentagem de incluídos sobre o total de alunos seus inscritos na disputa:

Colégio Bernoulli, Belo Horizonte 75%
Colégio Christus, Fortaleza, 67%
Instituto Dom Barreto, Teresina, 66%
Vértice,São Paulo, 63%
Colégio Olimpo, Goiânia, 56%
Colégio Santo Antônio,Belo Horizonte, 55%
Colégio Santa Macelina, Belo Horizonte, 54%
Ifes, Vitória, 52%
Móbile, SP,51%
Colégio Bionatus II, Campo Grande, 48%

Bolsonaro denuncia Veja, Istoé e Estadão por trabalharem contra ele

Bolsonaro mostra fotos de Meirelles, Alckmin, Doria e Huk, todos candidatos de centro, tentando com isto jogar Lula para a extrema esquerda e Bolsonaro para a extrema direita.

O editor recebeu neste domingo uma mensagem de Jair Bolsonaro, que disparou vídeo para sua lista de contatos de WhatsApp, tudo para comentar as matérias de capa de duas revistas distribuídas no fim de semana, como também matérias do Estadão.

Diz ele no vídeo muito bem produzido e editado:

- Ontem foi a Veja [que destacou o título ‘A política que assusta’, com as imagens de Lula e Bolsonaro], hoje [é] a IstoÉ. Na Veja, a reportagem diz que "começou cedo a enganação eleitoral.

Ele mostrou as imagens de Lula, Ciro Gomes, Marina Silva e dele mesmo.


“Todos [foram colocados] no mesmo saco. E aqui dentro [da edição] um apelo emocionante para que PSDB e PMDB se unam para salvar o Brasil. Mais uma revista que entra para a coletânea do fake news. Eles aceitam qualquer um, menos Jair Bolsonaro. É bom ‘Jair’ se acostumando porque a população brasileira acordou, de há muito, [sobre] quem são esses políticos tradicionais e o que eles representam para a grande mídia brasileira.

Violência abate quatro gaúchos neste final de semana

No balanço preliminar sobre a violência deste final de semana, o que se pode constatar até o momento é que dois cidadãos gaúchos foram assassinados em Caxias do Sul, um foi morto em Santa Maria e um quarto, neste caso um bandido, foi abatido as tiros por policiais que enfrentou a bala, neste caso em Porto Alegre.

Tem mais.

O pior caso foi o de Caxias, porque depois de matar as duas pessoas, os criminosos atearam fogo na casa delas.

Santander Cultural recrudesce e reabre para debate sobre temática LGBT

Protestos do público fizeram o banco recuar no caso da mostra satânica do Quermuseu.


O banco Santander, através do Santander Cultural, no Centro Histórico de Porto Alegre, recrudesceu e volta a causar polêmica pelo apoio que vem dando aos debates e apresentações da comunidade de gays, lésbicas, transsexuais e assemelhados, porque programou  a realização do debate Os Livros Fora do Armário: A Literatura Orgulhosamente LGBT, marcado para 11 de novembro durante a Feira do Livro.

O evento é  alvo de ataques nas redes sociais.

Além de manifestações agressivas no Facebook contra a realização do evento no Santander, a coordenadora da mesa redonda, Nanni Rios, sofreu ofensas privadas. A produtora cultural relatou, em seu perfil no Facebook, ter sido alvo de ataques violentos de duas pessoas favoráveis à discussão de temática LGBT, mas revoltadas com o fato do encontro ser feito no Santander Cultural.

O debate, promovido pela editora Dublinense e que terá a participação dos escritores Samir Machado de Machado e Natalia Borges Polesso. O cancelamento do debate chegou a ser cogitado. Mas, em reunião na tarde deste sábado ( com os participantes da mesa e representantes da Dublinense, foi decidido que a programação segue no mesmo dia, local e horário já divulgados.

Chancelaria chamará embaixador dos EUA para dizer que governo apoia térmica de Rio Grande

Perondi esteve na quinta-feira com o presidente e fez um apelo pela térmica. 

O deputado Darcísio Perondi, PMDB do RS, disse esta manhã ao editor que irá amanhã até o chanceler Aloysio Nunes Ferreira, tudo para pedir que ele chame o embaixador dos Estados Unidos no Brasil e diga que o governo brasileiro tem interesse nos investimentos que a New Fortress Energy pretende fazer no complexo terminal-regaseificadora-térmica-gasoduto que a Bolognesi quer implantar em Rio Grande.

O chanceler dirá ao embaixador que a decisão que revogou a instalação da Usina Termelétrica de Rio Grande por parte da Bolognesi, poderá ser revista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O comunicado foi feito nesta quarta-feira pelo diretor-geral da autarquia federal, Romeu Donizete Rufino, ao governador José Ivo Sartori, que liderou comitiva em Brasília para solucionar o entrave que impede a execução da obra, fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

O empreendimento, que conta com o apoio de todos os grandes Partidos do RS, exigirá investimentos de R$ 3 bilhões.

A New Fortress demonstrou interesse na aquisição do negócio, mas recuou depois da cassação da outorga.

Opinião do editor - O governo atua com lentidão, oferece poucas alternativas e reduzida capacidade política no caso da repactuação da dívida

A secretaria gaúcha da Fazenda está agindo com lentidão, reduzida capacidade para oferecer alternativas e pouca habilidade política no caso da proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados.
Sem contar com apoio dos deputados estaduais para encaminhar mudanças que exigem aprovação legislativa, o acordo depende de opções criativas para o cardápio de contrapartidas; e de muito apoio político. Isto tudo tem margem estreita de manobra.
No RS, ao contrário do Rio, a Assembléia mais atrapalha do que ajuda.
O processo só não degringolou, porque o governador Sartori tem se empenhado de forma decisiva junto ao Planalto, onde os nós criados por Meirelles e sua turma da STN são de natureza estritamente legal e técnica.

Morreu o ex-presidente da Assembléia, Valdomiro Lima

Morreu hoje em Rio Grande, RS, o ex-deputado Valdomiro Lima, 84 anos. Ele foi também presidente da Assembléia do RS.

Valdomiro Lima construiu sua carreira política e parlamentar dentro do PDT.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o ex-deputado gaúcho.

Ufrgs investiga 345 alunos que se autodeclararam negros e pardos

345 alunos que se declararam negros ou pardos continuam sendo investigados pela Ufrgs, que recebeu denúncias contra todos que usaram quotas.

No vestibular do ano que vem, uma comissão fará triagem rigorosa sobre as autodeclarações.

Vale mais a pena ir aos EUA comprar o iPhone X

Muitos brasileiros encantados pelo novo iPhone X já decidiram viajar para Miami ou Nova Iorque, tudo para comprar o novo brinquedinho da Aple.

No Brasil, o aparelho custará R$ 7.999,99, mas nos EUA o iPhone foi vendido neste final de semana por R$ 3.200,00.

Com R$ 7.999,99 dá para pagar passagem de ida e volta, hospedagem, comprar o aparelho e voltar.

Caio Tibério da Rocha, Jornal do Comércio - O Brasil não voltará ao Mapa da Fome

- O gaúcho Caio Rocha é secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O governo federal tem investido, priorizado e fortalecido as políticas públicas, mesmo considerando as dificuldades de recursos no momento. Desde que assumimos a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a cada dia temos que provar o óbvio: que a segurança alimentar e nutricional é prioridade, não só na política global, mas, fundamentalmente, na política brasileira, atestado pelo fato de estarmos fora do Mapa da Fome da ONU desde 2014. Mesmo um governo que recebe um déficit de R$ 179 bilhões, continua investindo em melhorias para o País, sem partidarismo e nem sectarismo, mas com ações concretas. 

A FAO publicou no mês setembro um relatório onde divulga dados do aumento da fome no mundo. Quando observamos o quadro na América Latina, em alguns países a subnutrição saltou de 5% para 5,6%. Contudo, no Brasil, em que pese o negativismo de entidades nacionais dizendo que o País poderá voltar ao Mapa da Fome, a FAO tem registrado números positivos, confirmando que de 2004 a 2016 o indicador foi de 4,5%. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Internet alavanca candidatura de Bolsonaro

O Ibope resolveu fazer um estudo sobre a ascensão do deputado Jair Bolsonaro nas listas de intenções de votos e constatou que grande parte da vantagem dele decorre da ajuda das redes sociais.

No principal cenário testado, Lula leva boa vantagem, mas o que se verifica é que Bolsonaro chega a triplicar as intenções de votos entre os que usam internet:

Total geral - 13% (Lula, 35%)
Quem não usa Internet - 6% (Lula, 44%)
Quem usa Internet - 18% a 23% (Lula, 31%)

RS lidera lista brasileira dos bandidos mais procurados pela Interpol

Líder em quase tudo que não presta, o RS também encabeça a lista dos bandidos brasileiros mais procurados pela Interpol.

São 20.

O Top 5 inclui também Minas (14), Rio (10), São Paulo (9) e Paraná (9).

Luiz Fux, novo presidente do TSE, vai barrar candidatura de Lula

O ministro do STF Luiz Fux , que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral em fevereiro, deixou clara sua intenção de barrar a candidatura de Lula.

O que ele disse em entrevista, neste final de semana:

- Pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade das eleições, previstos na Constituição? Eu não estou concluindo. Mas são perguntas que vão se colocar.

O caso de Lula nem é só de denunciado, mas de condenado em um processo e réu em outros oito.

Marqueteiro implode de vez com Cabral, Pezão e Eduardo Paes

A delação está em fase de homologação no gabinete do ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Uma nova delação acaba de enterrar de vez os principais nomes do PMDB no Rio de Janeiro. Além do ex-governador Sergio Cabral e do atual, Luiz Fernando Pezão, as revelações atingem diretamente o ex-prefeito Eduardo Paes, provável candidato ao governo do Estado em 2018, e um de seus principais aliados, o deputado federal Pedro Paulo. Isto tudo tem a ver com as declarações feitas pelo marqueteiro Renato Pereira, responsável por campanhas de peemedebistas vencedoras de 2008 a 2014.

O homem do marketing das campanhas do PMDB do Rio disse que recebia dinheiro vivo em malas e sacolas de emissários do Partido e representantes de empreiteiras.

PCdoB quer disputar com Manuela, Jandira ou Orlando Silva

A Folha deste domingo diz que estes são os três nomes que integram a lista de presidenciáveis do PCdoB:

– Manuela d’Ávila (RS);
– Jandira Feghali (RJ);

– Orlando Silva (SP).

O comando comunista do RS quer que o Partido escolha Manuela, que já se disse disposta a concorrer.

Aqui vive o homem da mala de meio milhão, Rocha Loures, à beira do luxo do Lago Paranoá

Acima, foto do Lago Sul, onde mora o ex-deputado federal Rodrigo da Rocha Loures (PMDB), o homem da maleta de R$ 500 mil entregue pela JBS. Há duas semanas, o ex-deputado decidiu mudar de casa, sem deixar o Lago Sul: mudou-se para uma área ainda mais nobre e reservada, conhecida como Setor de Mansões Dom Bosco.

O Lago Sul é uma das maiores concentrações de piscinas por habitante no mundo, restaurantes de alto padrão, quiosques, mini-shoppings, parques e jardins, tudo à beira do Lago Paranoá. Vista privilegiada do por-do-sol e da ponte JK, cartão postal de Brasília. 

Considerado um dos braço direito de Michel Temer, quando o escândalo veio à tona no Brasil, Loures estava em Nova Iorque com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). No dia 3 de junho, o ministro Edson Fachin determinou a prisão preventiva, e ele ficou detido até 1º de julho. Desde então, vive com uma tornozeleira eletrônica e está impedido de sair de casa à noite.

Ticiana Villas Boas, mulher de Joesley, na Chapada Diamantina, diz que "retempera energias"

Afastada há cinco meses do SBT e de anunciar que estava se afastando das redes sociais, Ticiana Villas Boas voltou a publicar mensagem em seu perfil no Instagram. 

A jornalista é mulher de Joesley Batista, dono da JBS, que está preso em Brasília, envolvido em grosso escândalo de corrupção. Ela está em viagem pela Chapada Diamantina, na Bahia.

Eis a mensagem inscrita no Instagram:


– Somos tão pequenos diante da natureza. Mas somos parte dela e de Deus. Acredito na força e justiça divinas. Acredito no poder do tempo, que é o senhor da razão . Passei os últimos 6 meses me apegando a isso e a Deus. Essa semana estou caminhando por um lugar muito especial, na minha terra, com amigos do coração . Lugar onde passei boa parte da minha infância e adolescência, que sempre me revigorou e acolheu. Conectada com a natureza estou ganhando forças para voltar a viver e lutar – escreveu Ticiana.

Greve do Cpers emplaca dois meses neste domingo

Neste domingo a greve do Cpers completa dois meses. Na terça-feira, os professores públicos estaduais farão manifestação pública diante do Palácio Piratini.

Esta semana, a principal ação do sindicato foi tirar nota de apoio aos anarquistas gaúchos, investigados pela Polícia pela prática de ações de terrorismo urbano. CLIQUE AQUI para ler a nota.

Provas do Enem saem neste domingo

Hoje tem provas do Enem em todo o Brasil.

Domingo será de sol, céu azul e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

O tempo volta a ficar seco e ensolarado em praticamente todo o território gaúcho neste domingo, depois de um sábado de chuva que caiu forte em boa parte do Rio Grande do Sul. A semana toda será de tempo bom, mas sexta-feira choverá.

O ar seco veio acompanhando do frio ao amanhecer.

O dia será próprio para atividades ao ar livre.

 A temperatura em Porto Alegre oscilará entre 12ºC e 25ºC.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/