China põe na cadeia quem desrespeita símbolos e hinos nacionais

O governo comunista da China resolveu enfiar na cadeia por três anos seguidos, qualquer cidadão que desrespeitar os símbolos e hinos nacionais.

É o que é.

E é correto.

No Brasil, os cidadãos e sobretudo autoridades do andar de cima, nem sequer se respeitam.

13o dos 400 mil servidores estaduais depende dos ajustes fiscais e do IPO do Banrisul

Este será o terceiro ano consecutivo em que os funcionários não receberão no prazo, caso até o final de dezembro não saia o IPO do Banrisul e a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados.

O governo Sartori já assinou o aviso.

O caso do Regime é mais complicado, porque depende dos bons humores do ministério da Fazenda e da Assembléia. Em ambos os casos, a resistência é muito grande, mas no que diz respeito aos deputados estaduais o duelo pesará contra eles. 

 O 13.º de 2015 foi pago aos trabalhadores apenas em junho do ano seguinte, com correção de 13,67% - o valor médio cobrado por empréstimos bancários tomados pelos servidores à época. O salário extra do ano passado foi parcelado em dez vezes e, agora, não há definição em relação ao de 2017. "

Greve do Cpers completará dois meses neste domingo

A greve dos professores do Estado do Rio Grande do Sul completa dois meses neste domingo. O último dado do governo do Estado aponta que somente 76 escolas gaúchas, de um total de 2.545 instituições, estão totalmente paralisadas. Já o Cpers diz que a adesão à greve é maior, e que diversas instituições funcionam parcialmente.

Por força de decisões judiciais, o governo não pode cortar o ponto, não pode demitir e não pode cortar salários de nenhum grevista, mesmo que a greve prossiga pelo século adiante.

Depois de derrubar o governo lulopetista, PMDB avisa: "Coligações com o PT estão com sinal verde"

Rompido com o PT desde que derrubou Dilma e mandou o PT para casa, o PMDB decidiu que o divórcio já não é mais necessário.

É que o comando nacional do PMDB autorizou novos casamentos com o PT, tudo com vistas às eleições do ano que vem.

A ordem é do senador Romero Jucá.

Em encontro de procuradores da República em resort de luxo, Gilmau Mendes vira homem mau para o MPF

"É difícil que alguma figura no meio jurídico seja mais indecorosa que Gilmar Mendes. Os procuradores da República, infelizmente, o conseguem", escreve o jornalista Fernando Brito após revelação de que mulher usou fantasia de "Gilmau Mendes" durante encontro no Resort Enotel, um cinco estrelas com tudo incluído, onde 300 procuradores estão desde quinta-feira, aproveitando o feriadão, para eles maior, por um precinho que deu para pagar com metade de seu auxílio-moradia.

O jornalista Fernando Brito é homem de esquerda e costuma assinar matérias no site Brasil247.

Gilmar Mendes tem provocado protestos na esquerda e na direita.

O STF não sabe mais o que fazer com o ministro, que é também adversário declarado da Lava Jato.

Conselho da Oi aprova apoio a plano de recuperação judicial

A Reuters informou esta tarde que a Oi informou que seu conselho de administração aprovou por maioria uma proposta de apoio ao plano de recuperação judicial que será oferecida a todos donos de bônus da empresa. A proposta, que recebeu três votos contrários, embute um aditamento ao plano de recuperação judicial, contemplando termos finais até 6 de novembro, e a Oi tentará obter aval dos credores.

Relator da reforma tributária diz que perdas da Lei Kandir são perdas definitivas

Ao lado, pirita, o ouro dos tolos.


O deputado Luiz Carlos Hauly, PSDB de SP, relator da reforma tributária, repetiu para o jornal Zero Hora aquilo que o editor já contou aqui em prosa e verso:

- Recuperar as perdas com a Lei Kandir é Ouro de Mackenna, ou seja, é ouro de tolo.

Os tolos gaúchos gostam de discutir sobre ouro de tolo.

Luiz Carlos Hauly já tem pronto o relatório sobre a reforma tributária, mas quer um pouco mais de prazo para fazer sintonia fina e votar tudo antes do final deste ano.

Gebran Neto diz que Lava Jato puxou uma pena e veio o galinheiro inteiro

Eis o que disse o desembargador Gebran Neto na Universidade de Palermo, Argentina, falando na 4a. Conferência Latinoamericana de Jornalismo Investigativo, falando sobre a Lava Jato, de cujos processos é relator no âmbito da segunda instância (TRF4), Porto Alegre:

- Diziam que a Lava Jato puxou uma pena e veio uma galinha. Diria que puxamos uma pena e veio o galinheiro inteiro.

O desembargador é relator do recurso de Lula contra a condenação a 9 anos e meio de cadeia, sentença do juiz Sérgio Moro.

Se depender dele, a sentença será confirmada e até ampliada.

E Lula irá diretamente para a cadeia.

A menos que Gilmar Mendes mande soltá-lo.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a fala de Gebran Neto.

Discussão sobre separação do IPE poderá reabrir prazo para avaliação

A Assembléia até poderá reabrir as discussões sobre a separação do IPE, mas terá que marcar prazo para o fim das conversas, que não podem servir de pretexto para jogar a discussão para as calendas gregas.

STF decide que Enem não pode dar nota zero para quem falar mal dos direitos humanos

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, negou neste sábado (4) um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e da Advocacia Geral da União (AGU) para permitir ao Ministério da Educação (MEC) dar nota zero a redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com teor ofensivo aos direitos humanos, informou a assessoria da Corte.

Na prática, a decisão de Cármen Lúcia mantém decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) do último dia 25 que proíbe anular a redação contrária aos direitos humanos e permite somente o desconto de no máximo 200 pontos (de um total de 1.000).

Governo faz pressão, mas deputados não aprovarão salários extraordinários para os procuradores da PGE

O governo tentará votar na terça-feira o projeto que prevê honorários suplementares para os procuradores da PGE, toda vez que eles obtiverem êxito em processos dos quais for parte o Estado.

Os deputados, com razão, não querem aprovar a proposta.

Os procuradores da PGE são os que mais altos salários já apuram todos os meses no RS.

E querem mais.

O governo não tem os 28 votos que precisa e jamais conseguirá êxito.

Os procuradores ameaçam retaliar o governo Sartori, mas não conseguem retaliar a Assembléia.

Caso insistam em fazer corpo mole, nada impedirá que o governo acabe com a PGE e passe tudo para a Casa Civil, usando advogados da própria pasta e indivíduos terceirizados.

Onyx é cotado para vice de Bolsonaro

O deputado gaúcho Onyx Lorenzoni é cogitado para vice de Bolsonaro.Mesmo que isto não ocorra, o deputado do DEM do RS já é considerado nome forte para o governo do mito, uma vez que abriu seu voto e está em campanha aberta por ele.

Lojas de rua da zona central de Porto Alegre começarão a abrir neste domingo

Pela primeira vez em muitos anos, neste domingo abrirá o primeiro lote de lojas de rua da zona central de Porto Alegre, entre elas as unidades da Panvel, Aldo e Lebes. A partir de 3 de dezembro, mais lojas abrirão.

A iniciativa foi da CDL, Sindilojas e Sindiuóptica, tudo para vivificar a deprimida área central e alavancar os negócios do varejo.

Bolsonaro é ruim, mas Lula é um desastre para a economia, diz ex-diretor do Banco Central

O Brasil só vai conseguir se salvar do desastre protagonizado pela era petista na economia com as reformas estruturantes, uma política fiscal e macroeconômica estável e um enxugamento do Estado.

Isto é o que conta o blog O Antagonista.Leia tudo:

“Está claro que não é hora de um Estado pesado e excessivamente intervencionista. É hora de limitar e organizar as despesas públicas e liberar as forças produtivas, além de repensar as empresas estatais”, disse a O Antagonista, em entrevista exclusiva, o economista Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor do Banco Central.

A volta de Lula (ou da matriz ideológica esquerdista), como sabemos, seria “uma tragédia certa”, apenas reforça o professor.

Já Bolsonaro…

CLIQUE AQUI para ler mais.

Embaixador da China virá ao RS na semana que vem

O embaixador cinês Li Jinzhang visitará o RS na semana que vem. Ele virá a convite do senador Lasier Martins.

No RS, a China possui pesados investimentos realizados (RGE e AES Sul, por exemplo) ou em andamento (novas linhas de transmissão).

O TSE faz corpo mole para aplicar lei que manda imprimir os votos

- Título original: "Ainda as urnas eletrônicas". O artigo é de Ruy Fabiano, O Globo.

A resistência do TSE ao voto impresso em complemento ao eletrônico, imposto pela lei 13.165/2015, começa a ser enfrentada com maior vigor por juristas, juízes e movimentos sociais, já com o apoio de alguns (embora ainda poucos) parlamentares.

Um deles, deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), conseguiu aprovar, para o dia 30 deste mês, audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara para exigir o cumprimento da lei. O deputado Espiridião Amin (PP-SC), por sua vez, oficiou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que o TSE esclareça à Casa as providências de ordem prática que vêm sendo tomadas para que o voto impresso, nos termos da lei, já vigore em 2018.

Amin e Maia sabem que não há nenhuma providência em curso, muito pelo contrário. Cumprem, mesmo assim, o papel protocolar que lhes cabe. A pressão efetiva está vindo de baixo para cima, via entidades de juízes, advogados e movimentos sociais.

Os papéis se invertem. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

José Paulo Kupfer, O Globo - Ação da gravidade

Quando a recessão acabou, em dezembro de 2016, exceto a liberação do FGTS, nenhuma das reformas do governo hoje aprovadas estava em vigor.

A mais longa e profunda recessão registrada na economia brasileira terminou no quarto trimestre de 2016. Iniciada no segundo trimestre de 2014, a retração durou 11 trimestres, tanto tempo quanto a de 1989-1992. Com recuo de 8,6% do PIB no período, foi tão profunda quanto a de 1981-1983. 3

Além de ter sido a mais longa e profunda, a saída da recessão de 2014-2016 está sendo mais lenta do que o ritmo observado nas crises anteriores.

Estas são conclusões do Comitê de Datação dos Ciclos Econômicos (Codace), entidade independente, abrigada na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), formada por sete especialistas, sob a coordenação do ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

PGR insiste em abrir investigações sobre vendas de sentenças no STJ

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski para reconsiderar a decisão que levou ao arquivamento de uma apuração prévia sobre suspeitas de que a JBS tentou comprar decisões favoráveis em tribunais, entre eles, o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O STF não quer investigações que cheguem perto dos seus ministros.

No mês passado, a revista "Veja" revelou mensagens trocadas entre o diretor jurídico da J&F, Francisco de Assis, e uma advogada que trabalha para a empresa, Renata Gerusa Prado Araújo, que sugerem estratégias para conseguir decisões favoráveis.

Band, Record e SBT vão demitir mais 150 neste final de ano

Band, Record e SBT têm promovido cortes de gastos para evitar maiores prejuízos e prometem mais demissões na virada do ano.

Na Band, a principal vítima da crise é o 'Pânico', que deve deixar o canal após enfrentar queda na audiência e no número de anunciantes. Já no SBT está em preparação um corte de cerca de cem funcionários. Na Record, a expectativa é de que 50 pessoas sejam dispensadas.

PT quer ver Lula e Temer no mesmo palanque em seis Estados

O PT e Lula já negociam coligações eleitorais com o PMDB em Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Sergipe.

O lulopetismo já não acha mal unir-se aos golpistas.

Em Minas Gerais, se Dilma conseguir a vaga para disputar o Senado, o PMDB pode integrar a sua chapa.

PGR e AGU querem autorização do STF para Enem aplicar nota zero para quem falar mal dos direitos humanos

Em outubro, o TRF1 acolheu demanda do movimento Escola sem Partido, que pediu tutela judicial contra a aplicação de nota zero para os alunos do Enem que quiserem falar mal dos direitos humanos nas redações de amanhã, domingo.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de decisão da Justiça Federal (TRF1) que proíbe zerar notas de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que ofendam os direitos humanos. Mais cedo, a Advocacia Geral da União (AGU), que representa o governo junto à Justiça, também pediu a suspensão da decisão que proíbe zerar a nota. A ação da PGR, que não é parte no processo, foi tomada por iniciativa própria de Dodge e independe da ação da AGU.


Para a PGR, a decisão gera insegurança jurídica aos candidatos que, segundo ela, haviam se preparado para a prova com base em regras válidas desde 2013. Dodge reforça o pedido lembrando que a prova está marcada para este domingo (5).

Lula e a necessidade de um acordo pré-nupcial

A revista Veja diz que Lula está namorando uma loura.

O blog O Antagonista acha que a "loura" precisa procurar um advogado para redigir bom acordo pré-nupcial, isentando-a de qualquer tipo de negócio que Lula venha acordar no futuro.

Governo gaúcho não gostou das negaças de Meirelles

O governo gaúcho não gostou da declaração que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, passou ontem em entrevista para a Rádio Gaúcha.

Meirelles disse que o acordo de adesão do governo estadual ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados poderá não ocorrer este ano.

Sartori dá como certo o acordo.

Ladrões assassinos assaltam agências do BB, Caixa e Banrisul

Ontem também foram atacadas agências da Caixa e do BB em Taquari e Caxias.

Ladrões assassinos fortemente armados, roubaram ontem a agência do Banrisul da avenida França, na zona Norte de Porto Alegre. A quadrilha era composta de seis bandidos. Eles chegaram ao local por volta das 8h e, com pistolas, renderam os vigilantes. Durante o ataque, o grupo obrigou funcionários a abrirem o cofre da agência para roubar o dinheiro.  Os criminosos pegaram ainda cédulas de caixas eletrônicos. Um policial civil, que estava no local como cliente, também foi rendido e teve a arma roubada. Após passarem duas horas na agência, os criminosos fugiram em dois carros: uma caminhonete Tucson e um Fiat Fiorino. Os veículos foram encontrados logo depois do assalto, a três quadras da agência.

Os bandidos abandonaram os veículos na avenida França com a Santos Dumont e entraram em um Fiat Palio e um Corsa. A agência do Banrisul foi fechada para perícia. 

Petrobrás aumenta preço do gás de cozinha. Preço já subiu 54% desde junho.

O aumento de 4,5% será aplicado a partir deste domingo. Desde junho, o preço do botijão dogás de cozinha subiu 54%.

Chove no RS

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

Chove esta manhã em Porto Alegre e na maior parte do Rio Grande do Sul. O Estado está sob a influência de uma frente fria, que veio acompanhado de chuva neste sábado. 

Pela tarde, a instabilidade se concentra no Norte e e até o fim do sábado, o tempo estará seco em muitos municipios. O Oeste e Sul terá o avanço de ar mais seco e frio de alta pressão.


Em Porto Alegre, a temperatura cairá bastante. Na Capital, o sábado será dividido em períodos de sol e chuva. As marcas devem ficar entre 17°C e 22°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/