Câmara não fatiará denúncias contra Temer, Padilha e Moreira Franco

A Câmara acaba de decidir que vai analisar conjuntamente –sem fatiar– a denúncia contra Michel Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco.

PT amarela e apenas suspende filiação de Palocci

O diretório nacional do PT decidiu suspender Antonio Palocci por 60 dias.

Caso Palocci fale mais, tomará outros 60 dias.

E se falar muito, emplacará 60 dias.

Caso fale tudo, só então poderá ser expulso.

Carnelós é o novo advogado de Temer

Eduardo Carnelósé o novo advogado do presidente Michel Temer. Ele substitui Mariz de Oliveira, que renunciou.

Saiba quem é o deputado Marcos Rogério, autor da ação no TCU contra o uso de dinheiro público pela Arte Queer

O deputado federal Marcos Rogério, 37 anos, que interpôs representação, hoje, no TCU, para proibir o uso de dinheiro público no caso da chamada Arte Queer, foi relator do processo de cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Ele também quer que o TCU puna o MinC por ter dado dinheiro ao Banco Santander, que promoveu o Queermuseu em Porto Alegre. 

Marcos Rogério da Silva Brito é deputado federal pela segunda vez, ambas pelo PDT e como vice-líder do partido. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, foi vereador por sua cidade natal, Ji-Paraná, em Rondônia.

Foi por 12 anos repórter de TV e radialista, passando pela TV Rondônia, umas das afiliadas da Rede Globo. Em 2011, pouco depois de chegar ao Legislativo, formou-se em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Deputado do DEM exige que TCU proíba uso de novos recursos públicos para a chamada Arte Queer

A representação ao TCU quer proibição liminar para a liberação de recursos públicos com o objetivo de patrocinar a chamada Arte Queer (ao lado) em qualquer lugar do Brasil. E exige apuração de responsabilidades.

O deputado Marcos Rogério da Silva Brito, DEM de Rondônia, acaba de protocolar no TCU uma representação com pedido de liminar, atacando diretamente o ministério da Cultura por "ação ou omissão" no caso da satânica mostra do Queermuseu em Porto Alegre, já que o evento ocorreu com dinheiro liberado através da Lei Rouanet, administrada pelo MinC.

O deputado cita nominalmente o presidente do Banco Santander, Sérgio Rial, além do curador, Gaudênio Fidelis.

A representação do deputado do DEM replica imagens de "mostras de arte" que reproduzem cenas de pedofilia, zoofilia, pederastia, pornografia e vilania contra símbolos, entes e elementos da liturgia católica.

CLIQUE AQUI para examinar toda a representação.

Índios kaingangs incendeiam casas e carros, matam e levam pânico ao município de Charrua, RS

O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas esteve hoje em Porto Alegre e prometeu ajuda. Por mediação do deputado Jerônimo Goergen, Franklimberg reuniu-se com BM e PF, que prometeram reforçar o policiamento e ajudar na reconstrução das casas incendiadas. 

Nem mesmo tropas da Brigada Militar e efetivos da Polícia Federal conseguiram conter a onda de saques, assassinatos, destruição e ameaças que sacodem há 30 dias o município gaúcho de Charrua, Norte do Estado, 300 quilômetros de Porto Alegre, tudo por conta de um enfrentamento entre grupos rivais Kaigangs.

Os sublevados são da Aldeia Ligeiro e a guerra aberta é pelo controle da área.

O prefeito Valdesio Roque Della Betta não sabe mais o que fazer. Ele suspendeu as aulas e pediu reforço policial para conter a fúria dos indígenas, que já queimaram dezenas de carros e casas. No domingo, um dos líderes dos kaingangs foi morto a tiros.

Indústria da construção civil piora mais do que imaginava o Banco Central

Conforme o editor informou esta manhã (leia abaixo), o  relatório de inflação divulgado pelo Banco Central  traz em suas projeções uma expectativa de expressiva piora da atividade do setor da construção. 

Acontece que em junho, no relatório anterior, a autoridade monetária previa queda de 2,1% e em apenas três meses a projeção de retração subiu para 5,2%. Com esse indicativo, o BC corrobora e aprofunda movimento já detectado por outros indicadores: a construção civil caminha no sentido inverso do PIB nacional. 

O que disse hoje aJosé Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em nota que o editor acaba de receber:

- Vivemos um momento de profunda fragilidade, nossas empresas estão no limite da sobrevivência e é preciso reverter isso.

O efeito mais perverso da crise é uma potencial queda de 13% no estoque de trabalhadores em 2017, com o fechamento de mais de 320 mil vagas. Setor com capacidade para rápida geração de emprego e renda, e cuja cadeia produtiva representa 8,32% do PIB, a construção vem fechando postos de trabalho em todo o País.

Deputado do PT faz proposta ludista contra ensino à distância

O deputado Valdeci Oliveira (PT) quer proibir o funcionamento, no Rio Grande do Sul, de cursos de graduação e de nível técnico na área da saúde na modalidade de ensino à distância.

O deputado é forte candidato ao Prêmio Ludista do Ano.

CLIQUE AQUI para saber quem eram e o que defendiam os ludistas.

As pessoas estão se matando como nunca no RS.

Mas também em Santa Catarina e no Paraná, que ponteiam todas as listas,  logo atrás do RS.

O RS lidera o ranking brasileiro.

No Sul (RS, SC e Paraná) ocorrem 24% dos suicídios do Brasil, embora a região responda por apenas 14% da população.

Matam-se mais idosos, mais homens e mais índios.

As mulheres são as que mais tentam, mas são também as que menos tentam para valer.

Os dados são do ministério da Saúde.

TRF4, Porto Alegre, fulmina pedido de Okamoto para anular sentença que condenou Lula no Paraná

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) indeferiu, ontem, liminar em habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente do Instituto Lula, Paulo Tarciso Okamotto, que requeria a anulação da sentença no processo que apurou a propriedade do apartamento triplex no Guarujá.
Proferida em julho deste ano, a decisão absolveu Okamotto de lavagem de dinheiro em relação ao armazenamento do acervo presidencial por falta de provas suficientes.

O relator do caso, desembargador Gebran Neto, advertiu Okamoto e a defesa de Lula sobre o uso exagerado de pedidos de habeas corpus. 

CLIQUE AQUI para ler mais e saber da contrariedade de Gebran Neto.

Casos de Temer x Padilha+Moreira Franco podem ser examinados separadamente pela Câmara

O Estadão de hoje informa que a Mesa Diretora da Câmara, a mando de Rodrigo Maia, DEM,  pediu parecer da consultoria jurídica para decidir se vai separar a análise da denúncia contra Michel Temer do pedido da PGR para investigar Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Temer e os ministros são acusados de obstrução da Justiça e organização criminosa.


Segundo interpretação do Supremo nos anos 90, ministros acusados de crime conexo ao do presidente no exercício do mandato, também precisam de autorização da Câmara para ser processados. 

Moreira Franco e Padilha temem rodar na Câmara, caso ela entenda de separar os casos.

Gol retomará voos Porto Alegre-Montevidéu em dezembro

A partir  de 16 de dezembro, a Gol retomará seus voos  da rota entre Porto Alegre e Montevidéu. Os voos serão operados com aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para até 177 passageiros. 

Haverá voos às terças, às quintas e aos sábados 

Porto Alegre a Montevidéu, 15h 

Montevidéu a Porto Alegre, 13h

Há furtos de peças na Carris, diz Marchezan Júnior

Tem gente furtando peças na Carris, a maior empresa de transporte de passageiros de Porto Alegre, que é pública.

É o que diz o prefeito Marchezan Júnior.

O crime existe e é recorrente na Carris.

Opinião do editor - Moro diz que ordem é combater corrupção sistêmica, como a que montou o PT

Ontem a noite, falando para 200 pessoas na abertura do 10o Congressio Brasileiro de Direito e Economia, na Unisinos, o juiz Sérgio Moro tocou no ponto que talvez seja o mais decisivo no combate à corrupção:
- Temos que trabalhar para que ela não seja sistêmica.
Como se sabe, a corrupção é crime recorrente, sempre aconteceu, acontece e acontecerá, mas é raro que ela ocorra por força de quadrilhas organizadas, portanto de modo sistêmico.
No Brasil, em 500 anos, a corrupção só foi o foco de uma organização criminosa, o PT, portanto foi sistêmica, durante os governos Lula e Dilma Roussef.
É isto.
E é o que caracteriza a importância histórica da Lava Jato, que desmontou a quadrilha e o sistema.

Opinião do editor - Não estamos mais sozinhos

Abrigados na mídia tradicional, na academia, na chamada inteligência e nos partidos, sindicatos e entidades esquerdistas, os inimigos da ordem social já são confrontados pela maioria silenciosa, que botou a cara e as tropas na rua.

Uma série de ações e decisões corajosas e corretas empreendidas no âmbito da Justiça, corroboram a ideia de que a sociedade brasileira está despertando para a necessidade de trancar o passo dos renegados sociais que corrompem, desmoralizam, desorganizam e depravam os valores sociais, morais, portanto éticos, que dão sentido à vida em sociedade e garantem a perpetuação da espécie.

No caso brasileiro, não se trata apenas da corrupção, da violência urbana, do caos do sistema de saúde, da mediocridade do ensino, mas da amoralidade desbragada, que conduz inevitavelmente à desagregação nacional.

Sem precisar recorrer à Justiça, a reação de milhares de brasileiros pelas redes sociais, conseguiu acabar com a exposição “Queermuseu – Cartografias da diferença na arte brasileira”, que estava no Santander Cultural, em Porto Alegre (RS). Foi posta para fora do RS a mostra, que reuniu 273 obras de 90 artistas brasileiros, muitas das quais caricaturando a fé católica e a concepção de moral judaico-cristã e greco-romana da civilização ocidental, que é a nossa.

Assim, esta reação da sociedade diante da desordem social e moral, ética, não surpreende que esteja plugada em demandas judiciais que ocorrem no momento mesmo em que um general do Exército, Antônio Hamilton Martins Mourão, afirma claramente que as Forças Armadas estão preparadas para intervir militarmente, caso o Judiciário não consiga resolver “o problema político”, referindo-se à corrupção e à imoralidade que grassam no país. 

Com uma ferramenta que não existia, as redes sociais, a maioria silenciosa passou a confrontar a escumalha e lidera a reação.

E com êxito. 

Temer ainda não escolheu novo advogado. Mariz de Oliveira renunciou.

O presidente Michel Temer ainda nada disse sobre a decisão de seu advogado de renunciar à procuração que recebeu para defendê-lo.

Antonio Mariz de Oliveira alegou que por questões éticas não poderia mais atuar nos casos do presidente, sobretudo em relação a delações feitas pelo doleiro Lúcio Funaro, de quem também foi advogado.

Londres proíbe serviços do Uber

Londres proibiu os serviços do Uber. A decisão valerá a partir do dia 30.

Criação de vagas formais em agosto demonstra que a recuperação do mercado de trabalho será mesmo gradual

Os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, registraram a criação líquida de 35,5 mil postos de trabalho formais em agosto. Esse resultado surpreendeu negativamente o mercado, cuja mediana das expectativas era de uma criação de 54 mil vagas.  O saldo positivo foi puxado principalmente pelo setor de serviços, com a criação de 23,3 mil vagas no período. Descontada a sazonalidade, o resultado representou uma queda de 3,9 mil vagas ante resultado positivo de 0,3 mil vagas em julho. 

O desempenho de agosto reforça a visão de que a recuperação do mercado de trabalho se dará de maneira gradual, já que as admissões ainda levarão algum tempo para crescer, respondendo de forma defasada à retomada da atividade econômica.

Avanço da confiança do consumidor e da indústria aponta para retomada gradual da economia, diz FGV

Os dados das Sondagens do Consumidor e da Indústria, divulgados há pouco pela FGV, apresentaram um avanço da confiança em setembro. 

O índice de confiança do consumidor subiu 1,4 pontos, atingindo 82,3 pontos na série com ajuste sazonal. O movimento refletiu principalmente o a elevação de 2,2 pontos do índice de expectativas, que atingiu 91,1 pontos, enquanto o componente de situação atual se manteve praticamente estável. Já a confiança da indústria apresentou ligeira alta de 0,1 ponto na divulgação preliminar deste mês, atingindo 92,3 pontos. Para isso, o componente de expectativas avançou 0,7 ponto, enquanto o índice de situação atual recuou 0,4 ponto. 

Esses resultados reforçam a expectativa de retomada gradual da atividade econômica nos próximos trimestres.

Queda bruta da inflação do IPCA-15 surpreende o mercado

O IPCA-15 mostrou alta de 0,11% em setembro, segundo os dados divulgados ontem pelo IBGE. O resultado veio abaixo da nossa projeção (0,16%) e da mediana das expectativas do mercado (0,13%). 

A desaceleração em relação a agosto, quando o índice registrou alta de 0,35%, refletiu principalmente a redução dos preços de alimentos e habitação. 

Alimentação - O primeiro grupo intensificou a queda de 0,65% registrada em agosto, recuando 0,94% este mês, influenciado pela maior deflação dos alimentos in natura. 
Habitação - Já os preços de habitação passaram de uma alta de 1,0% para outra de 0,3%, com desaceleração dos preços de energia elétrica, dada a dissipação dos efeitos das bandeiras tarifárias dos meses anteriores. 
Saúde e cuidados pessoais - No mesmo sentido, os gastos com saúde e cuidados pessoais passaram de uma alta de 0,7% para outra de 0,1% no período. 

Com isso, o IPCA-15 acumulou elevação de 2,56% nos últimos doze meses, abaixo dos 2,68% observados na leitura anterior. 

Hotelaria abre campanha contra aumento do IPTU em Porto Alegre

A hotelaria de Porto Alegre abriu campanha aberta contra o aumento do IPTU. A alegação é de que o reexame da planta de valores resultará em aumento de 100% nos pagamentos dos seus impostos.

A rede hoteleira da Capital vai sofrer uma oneração de mais de 100% com o reajuste da planta do IPTU da Capital. O dado decorre de algumas simulações feitas pelos técnicos fazendários dos valores a serem reajustados conforme o projeto de lei, por solicitação do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) e do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA) que cobram cautela, transparência e mais debate acerca do assunto da planta tarifária do IPTU. O presidente do SHPOA, Carlos Henrique Schmidt, frisou que a entidade não é totalmente contra o projeto, mas o atual momento do Estado e do município não favorece o proposto aumento do imposto.

“Com a situação econômica que o nosso país enfrenta e que nos atinge diretamente, o reajuste nos valores do IPTU vai trazer um impacto direto e uma oneração injusta para o nosso setor que já está fragilizado”, enfatiza Schmidt. 

Fundão Eleitoral terá, sim, R$ 3,6 bilhões

A Câmara dos Deputados vai aprovar Fundão de R$ 3,6 bilhões para bancar eleições do ano que vem no Brasil.

As eleições de 2014 custaram R$ 7,5 bilhões.

Josias Souza diz que Temer e Jungmann perderam autoridade no caso do general Mourão

O jornalista Josias Souza, UOL, diz hoje que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente Michel Temer, não conseguiram convencer o comandante do Exército, Villas Bôas, de que seria preciso punir o general Mourão.

E não conseguiram porque não têm autoridade.

Nas redes sociais, corre solto este diálogo fictício que teria sido travado entre Jungmann e o comandante do Exército:

Ministro da Defesa - Eu quero que o senhor puna exemplarmente o general Mourão.
Villas Bôas - Mas, ministro...
Ministro - Não tem mas... Exijo punição imediata.
Villas Bôas - Não vou punir.
Ministro - Como, não vai. Eu exijo.
Villas Bôas - Mas não punirei e está acabado.
Ministro - Bom, então está bem.

General Etchegoyen falará esta tarde no TRE do RS

O general Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, falará as 17h no plenário do TRE do RS, Porto Alegre.

Quando foi convidado para falar, ainda não tinha acontecido a fala do general Mourão na Maçonaria do Rio.

Advogado Mariz deixa a defesa de Temer


O criminalista alegou que tomou a decisão de se desligar das ações judiciais que envolvem o presidente da República por questões éticas, em razão de ter atuado na defesa do doleiro Lúcio Funaro, que fez acusações contra Temer em seu acordo de delação premiada.


A assessoria do Palácio do Planalto afirmou que não vai se manifestar sobre a decisão de Mariz.

Oi fecha acordos no Rio Grande do Sul com credores da Recuperação Judicial

A Oi já fechou mais de 5 mil acordos com credores, em todo Brasil, que aderiram ao Programa para Acordo com Credores para receber créditos até R$ 50 mil. O volume de créditos envolvido nos acordos firmados até agora chega a R$ 68 milhões. Até o momento, cerca de 20 mil credores já se cadastraram para participar do Programa.

Em função do aumento da procura, os 39 centros de atendimento da Oi espalhados pelo país vão funcionar também nos próximos dois sábados, 23 e 30 de setembro, das 9h às 15h.

Em Porto Alegre, o Centro de Atendimento do Programa para Acordo com Credores funciona na Avenida Borges de Medeiros, 512, no Centro (foto).

Dúvidas e mais informações pelo 0800-644-3111 e pelo website da Recuperação Judicial da Oi (www.recjud.com.br).

PEN vai apresentar Bolsonaro como candidato a presidente na TV

O deputado Jair Bolsonaro ainda não confirmou sua filiação, mas será apresentado como candidato à Presidência pelo PEN, na próxima terça (26), durante propaganda partidária.

A sigla exibirá pela primeira vez sua nova alcunha: Patriota.

Nacionalista “Motivado pela chegada de Jair Bolsonaro renovamos nosso compromisso e mudamos nosso nome de PEN para Patriota. Brasil acima de todos. É isso o que vai sustentar o nosso futuro!”, dirá o presidente da legenda, Adilson Barroso.

- Jair Bolsonaro é o mais "provável" próximo presidente do Brasil. A afirmação é do jornal britânico "Financial Times", que publicou reportagem sobre a crise brasileira nesta segunda-feira.

STF já tem 5 votos a favor do ensino religioso confessional

Ao retomar nesta quinta-feira o julgamento sobre como deverá ser o ensino religioso nas escolas, o Supremo Tribunal Federal (STF) registrou uma virada no placar, com cinco votos a favor da possibilidade de professores promoverem suas crenças em sala de aula. 

Três votos são contrários.

A maioria dos ministros entenderam que a Constituição não proíbe o ensino de qualquer religião, apenas determina que a oferta seja facultada aos alunos da rede pública.

Governo de Minas promete e não paga segunda parcela dos salários dos servidores

Por falta de "fluxo de caixa" o governo de Minas informou nesta quinta-feira que não depositou a segunda parcela dos salários de servidores que ganham acima de R$ 3 mil.

"Informamos que, apesar do esforço do governo estadual em cumprir o organograma da escala de pagamentos, não foi possível depositar, nesta quinta-feira (21), 100% dos valores referentes à segunda parcela dos salários dos servidores do Executivo, em função de fluxo de caixa insuficiente", informou por meio de nota a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

FGV: Confiança do consumidor sobe 1,4 ponto em setembro ante agosto

A confiança do consumidor subiu 1,4 ponto em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta sexta-feira, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 82,3 pontos.

A alta interrompe a sequência de três quedas consecutivas, puxadas pelo agravamento da crise política em maio, com a divulgação da delação do empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo de proteína animal JBS, envolvendo o presidente Michel Temer.

Peritos da PGR revelaram e-mails secretos de Dilma. Ela tentou obstruir a ação da Justiça no caso João Santana.

Os procuradores confirmaram as denúncias de Santana e Mônica Moura.

O jornal O Globo de hoje revela que a PGR comprovou que Dilma Roussef usou mesmo po codinome Iolanda e e-mails secretos para trocar mensagens comprometedoras com seus marqueteiros João Santana e Mônica Moura.

Rodrigo Janot denunciou-a por ter usado um e-mail clandestino para se comunicar com João Santana e obstruir a Lava Jato.

O Globo, revela que os peritos da PGR comprovaram o fato.


De acordo com a denúncia de Rodrigo Janot, “os dados telemáticos obtidos (…) confirmaram a existência dos e-mails em questão”.

Arthur Virgílio, prefeito de Manaus, quer ser o candidato do PSDB ao Planalto

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, anunciou ontem que quer ser o candidato do PSDB à sucessão de Michel Temer.

O PSDB já tem dois pré-candidatos na rua, no caso o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria.

Primavera começará hoje com tempo bom no RS

 A primavera começa às 17h02min e pode ter evento de La Niña

O sol surgiu em meio a nuvens na maioria das regiões do RS nesta sexta-feira.Uma frente fria trará chuva extremamente irregular em algumas localidades do Estado.

Em Porto Alegre, é previsto sol e nuvens com pequena chance de chuva no fim do dia.


As temperaturas mínimas de hoje rondaram os 10°C em São José dos Ausentes e os 11°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Santa Rosa e 31°C em Erechim. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 16°C e 29°C.

Prefeitura vai parcelar de novo os salários dos servidores de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre confirmou que vai parcelar os salários dos servidores pelo segundo mês seguido.

A primeira tranche poderá ser de R$ 1,3 mil.

"Multidão" de 188 convertidos foi ver o monólogo que transformou Cristo em gay.

O jornal, que segundo seu Código de Ética preserva o contraditório, evitou ouvir sequer os advogados e o Partido, o PSC, que tentaram impedir a apresentação do monólogo. Aliás, sonega até seus nomes. CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa de ZH e confira.

O jornal Zero Hora informa na edição de hoje que verdadeira "multidão" de 188 pessoas superlotou o Teatro Bruno Kiefer, ontem a noite, para assistir a travesti Renata Figueiredo escrachar a figura de Jesus Cristo, ao encenar a peça "Jesus, Rainha dos Céus", apresentado como um populista homossexual. O público foi todo integrado por ativistas, convertidos e alguns curiosos.

A recepção ao público do 24o Porto Alegre em Cena foi feita pela ex-secretária daEducação de governos do PT, Esther Pilla Grossi, madrinha do 24o Porto Alegre em cena, financiada por verbas dos governos Marchezan, Sartori e Michel Temer.

O jornal cita a tensão anterior à encenação, marcada pela ação não apenas de um advogado, cujo nome não é citado na reportagem (Pedro Lagomarcino), mas também de um Partido, o PSC, que não tiveram êxito nas suas investidas judiciais.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/