Justiça Federal aceita sétima acusação criminal contra Lula, acusado novamente como notório corrupto

O líder do PT responde a outras cinco ações criminais (três na Lava Jato, uma na Zelotes e outra na Operação Janus) e já foi condenado numa sexta, referente ao triplex do Guarujá.

O juiz Vallisney de Oliveira acaba de aceitar a denúncia do MPF contra Lula e Gilberto Carvalho, por cobrança de propina em troca da edição da MP 471/2009, que beneficiou as montadoras Caoa e Mitsubishi.

Lula e Carvalho são acusados por crime de corrupção passiva, já que teriam recebido R$ 6 milhões em propina, por meio do escritório de lobby de Mauro Marcondes.

Estes deputados, 5 da base aliada, saíram do plenário para impedir as votações de hoje da Assembléia do RS

Da base aliada, saíram do plenário para impedir a votação, três deputados do Partido do governador, o PMDB; e dois do PSB. A sessão desta tarde começou com 48 deputados, o quorum necessário era de 29 e apenas 23 permaneceram em plenário (leia lista na nota a seguir).

Os deputados estaduais gaúchos a seguir compareceram à sessão desta tarde da Assembléia Legislativa do RS, deram quorum e no momento em que iriam à votação as propostas de ajuste fiscal propostas pelo governo Sartori resolveram ir embora para impedir a discussão e a colheita dos votos, porque sabiam que os projetos seriam aprovados:

PT - Adão Villaverde, Aldemir Tortelli, Jeferson Fernandes, Luis Fernando Mainardi, Miriam Marroni, Tarcizio Zimerman, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.
PCdoB - Juliano Roso e Manuela D'Ávila.
PDT - Ciro Simoni, Eduardo Loureiro e Juliana Brizola
PTB - Luis augusto Lara, Marcelo Moraes e Maurício Dziedricki
PMDB - Edson Brum, Gilberto Capoani e Jovir Costella.
PSB - Elton e Liziane Berger
Rede - Regina Becker

Luiz Carlos Mendonça de Barros, Valor - Finalmente, o consenso chegou

A divulgação pelo Banco Central de sua estimativa para a variação do PIB no último mês de julho consolidou a certeza de que a recuperação cíclica da economia faz parte agora do metabolismo da economia brasileira. Foi um número muito forte e, mais uma vez, deixou a comunidade dos analistas sem explicações. O IBC-BR variou entre julho e junho 0,41%, contra uma média de projeções de 0,10%. Este número juntou-se a vários outros indicadores já conhecidos, aumentando a certeza de que 2018 será um ano em que a volta do crescimento chegará de forma inconteste - embora desigual - aos brasileiros depois de três anos terríveis. 

A volta do crescimento e a melhora do sentimento de bem-estar econômico da sociedade são fatores importantes para que tenhamos nas eleições de 2018 a possibilidade de construir um governo responsável e que tenha condições para levar adiante uma agenda de mudanças na economia e na política.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Estes deputados estaduais não se acovardaram na sessão desta tarde da Assembleia do RS

A lista não significa que todos os deputados que deram quorum votariam a favor dos projetos, mas eles demonstraram que não se acovardaram, garantindo o quorum. 

Estes deputados deram presença para que a Assembléia finalmente votasse, esta tarde, propostas quase neutras de ajuste fiscal (leia nota a seguir), colocando-se portanto a serviço do equilíbrio das contas públicas gaúchas, o que permitiria pagar em dia a Folha, melhorar a qualidade dos serviçpos do governo e retomar os investimentos em infraestrutura:

PMDB - Alvaro Boesio, Gabriel Souza, Ibsen Pinheiro, Tiago Simon e Vilmar Zanchin.
PP - Adolfo Brito, Frederico Antunes, Gerson Borba, João Fischer, Marcel van Hattem, Sérgio Turra e Silvana Covatti
PDT - Enio Bacci, Gerson Burman , Marlon Santos
PTB -  Aloísio Classmann e Ronaldo Santini
PSDB - Lucas Redecker, Pedro Pereira, Zilá Breitenbach
PSB - Catarina Paladini
PPS - Any Ortiz
PCV - João Rainelli
PR - Missionário Volnei
PPL - Bombeiro Bianchini

Assembleia acovarda-se e boicota de novo a votação de medidas para ajudar a equilibrar as contas públicas do RS

Para debates sobre o sexo dos anjos, a Assembléia sempre consegue quorum.

Pela enésima vez seguida, a Assembléia do RS acovarda-se diante da necessidade de votar propostas de ajuste fiscal protocoladas pelo governo Sartori e se nega a sequer discutir seus conteúdos. 

Os deputados estaduais não quiseram votar sequer projetos de baixíssimo impacto, como é o caso do PL 148/2017, que proíbe a cessão remunerada de servidores para sindicatos públicos. 300 servidores estão cedidos e custam R$ 40 milhões por ano aos contribuintes. 

Uma Casa Legislativa que se nega a dar ao governo ferramentas praticamente neutras para promover o ajuste fiscal, jamais terá coragem de ir mais fundo, aprovando projetos e PECs mais ambiciosas, também enviadas por Sartori, como é o caso das privatizações da CEEE, Corsan e Sulgás.

Sem estas condições, o governo fica de mãos atadas, não consegue equilibrar as contas destruídas pelo governo Tarso Genro e acabará sequer conseguindo pagar a Folha e transferindo recursos para os Poderes Legislativo e Judiciário. 

Há poucos minutos, o presidente Edgar Preto, PT, encerrou a sessão plenária, alegando falta de quorum (29 deputados deveriam estar em plenário). 

Saiba o que seria votado:

Altera a Lei Complementar nº 10.990, de 18 de agosto de 1997, que dispõe sobre o Estatuto dos Militares Estaduais, e a Lei Complementar nº 10.992, de 18 de agosto de 1997, que dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares da Brigada Militar, e dá outras providências.
Altera a Lei nº 9.073, de 15 de maio de 1990, que dispõe sobre a dispensa de servidores da Administração Pública Direta e Indireta para o exercício de mandato eletivo em confederação, federação, sindicato, entidade ou associação de classe.

Centro de Atendimento aos credores da Oi em Porto Alegre abre nesta quarta-feira


Ao lado, o prédio da Oi em Porto Alegre, no caso a antiga sede da CRT.

A Oi informa:

O Centro de Atendimento do Programa para Acordos com Credores, em Porto Alegre, funcionará das 9h às 18h no feriado da Revolução Farroupilha, na quarta-feira (20 de setembro).

São elegíveis ao programa os credores que constam da Relação de Credores do Administrador Judicial, publicada no edital de 29 de maio de 2017 e disponível em www.recjud.com.br.

O Centro de Atendimento fica na Avenida Borges de Medeiros, 512, esquina com Av. Salgado Filho, no Centro - no prédio onde era a CRT, na esquina com a Av. Salgado Filho.

Para obter visto permanente, investigados da Lava Jato compram imóveis em Portugal

Matéria publicada pelo jornal inglês The Guardian aponta que executivos brasileiros investigados na Operação Lava Jato estariam adquirindo imóveis em Portugal visando conseguir vistos permanentes de moradia.

O programa português de vistos permanentes permite que o interessado que compre um imóvel de pelo 500 mil euros possa obter o visto de residente no país. Após um prazo de cinco anos, o visto pode ser convertido em cidadania portuguesa, o que permite o direito de residir e trabalhar em qualquer país da União Europeia.

Entre os investigados estão Otávio Azevedo e Sérgio Andrade — respectivamente ex-presidente e um dos sócios do grupo Andrade Gutierrez — Pedro Novis, ex-presidente da Odebrecht, e Carlos Pires Oliveira Dias, vice-presidente do conselho administrativo do grupo Carmargo Correa. Todos teriam adquirido imóveis em Portugal no ano de 2014, depois, portanto, do início da operação Lava-Jato.

Artigo, Tito Guarniere - Em quatro anos, só metade das empresas sobrevivem

Segundo líderes sindicais, a maioria dos juízes trabalhistas e procuradores do Ministério Público doTrabalho, os empregados são a parte fraca das relações de trabalho, e por isso precisam ser protegidos. Protegidos de quem? Dos seus empregadores, os patrões abomináveis, cujo prazer é infernizar a vida dos seus empregados, com exigências absurdas, salários vis e uma lista completa de vilanias e maldades.

Não deixa de ser uma forma bastante confortável de ver o mundo do trabalho: uma luta entre o bem (os trabalhadores) e o mal (os patrões). O dualismo dispensa qualquer raciocínio e resolve desde logo todos os conflitos. Como todos sabemos, raciocinar exige método, persistência, leitura e tudo isso é muito cansativo.

O que explica as relações do trabalho, portanto, em tal visão, é uma irrefreável propensão dos patrões para esfolar os seus empregados, fazendo-os trabalhar o máximo, pagando o mínimo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Marcelo Aiquel - Serão tontos, burros ou mal intencionados ?

Já se passaram alguns dias desde o depoimento do Lula da Silva na Justiça Federal de Curitiba; daquele “patético show teatral” que o ex-presidente proporcionou ao Brasil.
         
Também se passaram alguns dias desde o encerramento prematuro da exposição de “arte” (e vulgaridade) no Espaço Santander Cultural, em Porto Alegre.
         
Neste          curto espaço de tempo – decorrido do “show teatral” do Lula da Silva e do polêmico debate sobre a pertinência da “arte” exposta – muita coisa aconteceu:
         
a) Todas as notícias e comentários foram unânimes em criticar a postura arrogante e debochada do chefão do PT. Ah, esta mídia tendenciosa só tem prazer em detonar “injustamente” o coitadinho do ex-presidente, não é?
 b) Já sobre o assunto da exposição de “arte”, o Banco Santander retirou o patrocínio (por que será, hein?) da mostra e a Justiça Federal negou liminarmente sua reabertura.
         
Então, fiquei pensando porque ainda tem gente que se põe a defender ferrenhamente, tanto um caso como o outro?
         
Deve ser porque, segundo o saudoso dramaturgo Nelson Rodrigues “toda unanimidade é burra”. Deve ser. Ou só pode ser.
         
Se não for por esta razão, juro que não sei por quê? Ou será que sei!

CLIQUE AQUI para ler mais.

Pesquisa CNT/MDA demonstra que as coisas não vão piorar no Brasil

A pesquisa deixa claro que a enorme maioria da população não acha que as coisas vão piorar no Brasil, mas que vão ficar igual e até melhorar, segundo mostra a pesquisa CNT/MDA divulgada hoje:

Emprego: vai melhorar: 25,7%, vai piorar: 35,4%, vai ficar igual: 36,0%
Renda mensal: vai aumentar: 22,1%, vai diminuir: 20,6%, vai ficar igual: 53,2%
Saúde: vai melhorar: 21,1%, vai piorar: 36,5%, vai ficar igual: 40,3%
Educação: vai melhorar: 25,0%, vai piorar: 29,4%, vai ficar igual: 43,6%

Segurança pública: vai melhorar: 16,6%, vai piorar: 45,7%, vai ficar igual:  36,2%

CLIQUE AQUI para examinar a pesquisa completa, que inclui a percepção sobre o atual governo e as intenções de votos para presidente.

84,5% desaprovam o desempenho pessoal de Temer

No caso da pesquisa de hoje CNT/MDA, a avaliação do governo do presidente Michel Temer é positiva para 3,4% dos entrevistados, contra 75,6% de avaliação negativa. Para 18,0%, a avaliação é regular e 3,0% não souberam opinar. 

A aprovação do desempenho pessoal do presidente atinge 10,1% contra 84,5% de desaprovação, além de 5,4% que não souberam opinar.

Pesquisa CNA/DMA mostra Lula e Bolsonaro indo para o segundo turno

A pesquisa CNT/MDA sobre intenções de votos para presidente, indica vitória folgada de Lula em qualquer cenário apresentado:

1º turno: Intenção de voto estimulada

CENÁRIO 1: Lula 32,4%, Jair Bolsonaro 19,8%, Marina Silva 12,1%, Ciro Gomes 5,3%, Aécio Neves 3,2%, Branco/Nulo 21,9%, Indecisos 5,3%.

CENÁRIO 2: Lula 32,0%, Jair Bolsonaro 19,4%, Marina Silva 11,4%, Geraldo Alckmin 8,7%, Ciro Gomes 4,6%, Branco/Nulo 19,0%, Indecisos 4,9%.


CENÁRIO 3: Lula 32,7%, Jair Bolsonaro 18,4%, Marina Silva 12,0%, João Doria 9,4%, Ciro Gomes 5,2%, Branco/Nulo 17,6%, Indecisos 4,7%.

Só Lula vence (folgado) Bolsonaro no segundo turno

Segundo a pesquisa CNT/MDA, Jair Bolsonaro derrota Geraldo Alckmin (28% X 23,8%) e João Doria (28,5% X 23,9%).

Isto tudo no caso de um segundo turno.

Bolsonaro só perde contra Lula (40,5% X 28,5%).

No caso de Marina Silva (29,2% X 27,9%), há evidente empate técnico.

CLIQUE AQUI para verificar os 12 cenários diferentes para o segundo turno.

Gasolina ficará 1,4% mais cara e diesel ficará 2,3% mais barato a partir de amanhã

A Petrobras vai elevar a partir desta quarta-feira, o preço da gasolina nas refinarias em 1,4% e reduzir o do diesel em 2,3%. 

Pelotas poderá criar seu próprio Conselho Municipal LGBTI

Os próximos passos dos movimentos LGBTI é focar nas crianças e animais. CLIQUE AQUI para saber qual a estratégia para ir ao ponto.

Nesta terça-feira, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, recebe os movimentos LGBT e Instituições apoiadoras, OAB Pelotas, IFSul e UFPel, todos unidos para entregar uma Carta de Solicitação pedindo a criação do Conselho Municipal LGBTI (Lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e intergêneros) no município.

O prefeito anterior, Eduardo Leite, nunca recebeu pedido igual.

O Conselho já existe em âmbito Estadual. Já no âmbito municipal, apenas a cidade de Canoas conta com um órgão do tipo.

A prefeita Paula Mascarenhas já avisou que acatará o pedido.

Trump diz que pode mandar "destruir completamente" a Coréia do Norte

Depois de chamar o regime de Kim Jong-Un de "depravado", o presidente Donald Trump afirmou, esta manhã, que se ficar comprovado que não existe outra alternativa, os EUA varrerão a Coréia da Norte da face da Terra:

- Nós a destruiremos totalmente.

É guerra nuclear.

Trump avisou que "é hora de Coreia do Norte aceitar que a desnuclearização é o único futuro possível".

Temer diz na ONU que o "novo Brasil será mais aberto ao mundo depois das reformas

O presidente Michel Temer afirmou em discurso de abertura da 72ª assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na manhã desta terça-feira, em Nova York que o "novo Brasil" que está surgindo das reformas será "mais aberto" ao mundo. 

Sobre as florestas tropicais brasileira, o presidente foi mais enfático e demorado:

- O Brasil orgulha-se de ter a maior cobertura de florestas tropicais do planeta. O desmatamento é questão que nos preocupa, especialmente na Amazônia. Nessa questão temos concentrado atenção e recursos. Pois trago a boa notícia de que os primeiros dados disponíveis para o último ano já indicam diminuição de mais de 20% do desmatamento naquela região. Retomamos o bom caminho e nesse caminho persistiremos.

Acompanhe o discurso de Temer na íntegra:

Lançamentos de imóveis mostraram recuperação em julho

Os lançamentos de imóveis residenciais somaram 6,6 mil unidades em julho, uma alta de 182,6% em relação ao mesmo mês de 2016, conforme divulgado ontem pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). No mesmo período, as vendas totalizaram 8,0 mil imóveis, o que responde a um recuo de 0,6% na comparação interanual. Os distratos foram equivalentes a 35,5% das vendas. 

Estes números demonstram que os últimos doze meses, os lançamentos acumularam alta de 7,1%, as vendas permaneceram estáveis e os distratos recuaram 17,2%. Nesse período, os empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida ganharam relevância, com aumento de 12,2% dos lançamentos e de 24,1% das vendas. 

O mercado avalia que a melhora do mercado imobiliário residencial ocorrerá de forma gradual nos próximos meses, à medida que os estoques continuem ajustando e a retomada da atividade econômica for se consolidando.

Grupo francês está por trás da Winfil, que abrirá dia 26 a primeira de nove casas de jogos em Porto Alegre e Canela

 A jornalista Júlia Alves, Zero Hora, revelou na edição de hoje do diário que dois grupos de sócios estão por trás do Winfil, primeira casa de entretenimento de jogos que será inaugurada em Porto Alegre no dia 26 de setembro.

A repórter passou a nota na sua coluna, ontem, com exclusividade.

Leia mais:

O investimento é, em parte, de uma empresa francesa com cassinos espalhados pelo mundo há 25 anos. A operação da Zona Sul da Capital não seria a única. Cerca de oito imóveis já teriam sido locados na Grande Porto Alegre com a mesma finalidade. Um hotel tradicional de Canela, o Continental, vendido no mês passado, também teria sido comprado com o objetivo de sediar uma operação do mesmo segmento na Serra.

A matriz do negócio será em Porto Alegre, mas até a metade de 2018 a ideia do grupo é abrir mais 20 casas nos mesmos moldes pelo Brasil. 


Os donos do empreendimento prometem apresentar detalhes nos próximos dias.

PT de Minas começa consultas para lançar Dilma ao Senado

O jornal O Estado de Minas, hoje, revela que a direção estadual do PT começou a conversar oficialmente com Dilma Roussef a respeito de sua possível candidatura a uma das duas vagas que irão a disputa no ano que vem no Estado.

A decisão materializou-se depois que uma pesquisa do instituto Quaest revelou que os dois candidatos mais votados no momento são os seguintes:

Dilma, 12%
Aécio, 10%

Ambos estão enrolados com a Justiça.

Se resolver disputar a eleição em Minas, Dilma terá que transferir seu título eleitoral, já que ela é eleitora em Porto Alegre.

Chargista Latuff, gay assumido, avisa que não quer se curar

O chargista Carlos Latuff, gay assumido, escreveu hoje que não quer se curar.


Ele criticou nesta segunda-feira, 18, a decisão do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da Justiça Federal do Distrito Federal, concedeu decisão liminar que abre caminho para a chamada “cura gay”.

Pela decisão, profissionais de psicologia poderiam atender homossexuais e utilizar “terapias de reversão sexual.

A comunidade LBGT já pensa em processar o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho.

Morreu Tio Tony, o mágico mais famoso de Porto Alegre

Ele morreu no início da tarde desta segunda-feira. Tio Tony estava internado no Hospital Independência, onde passou o final de semana.

Tio Tony chamava-se Paulo Roberto Brito Martins, mas sua idade permanece um mistério, porque nem sua mulher sabe quando ele nasceu. 

Governo pode rever de novo a meta fiscal do ano

Apesar dos sinais de melhora da economia emitidos pela indústria e pelo varejo nos últimos meses, parte da equipe econômica do governo admite que pode rever novamente a meta fiscal deste ano, segundo informações do jornal O Globo. 

O "rombo" das contas públicas para 2017 passou de R$ 139 bilhões para R$ 159 bilhões

Artigo, Fábio Freitas Jacques - Por que privatizar antes que as empresas entrem em colapso total

No livro "Privatize já", Rodrigo Constantino também defende as privatizações.

- O autor deste artigo é engenheiro metalúrgico graduado na UFRGS, Porto Alegre.

“Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir. Se uma casa se dividir contra si mesma, igualmente não conseguirá manter-se firme”.
(Marcos 3:24-25)

A defesa da “Soberania Nacional” para justificar a existência de empresas estatais não passa de falácia e advocacia em causa própria.

Pelo modelo de governo por cooptação reinante no Brasil, qualquer empresa estatal proporciona uma infinidade de cargos a serem distribuídos em contrapartida ao apoio aos projetos do governo de plantão. Quanto mais empresas, mais cargos disponíveis para negociação.
Nenhuma organização subsiste quando as cabeças que a comandam conflitam entre si.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

GNU fecha incorporação do Petrópole Tênis Clube, Porto Alegre.

Em assembléia geral, o Grêmio Náutico União, 30 mil associados, incorporou ontem a noite o Petrópole Tênis Clube, Porto Alegre.

O GNU investirá imediatamente nos espaços com problemas.

Não houve custo na incorporação.

Moro ouve desde as 10h o compadre de Lula, Roberto Teixeira

O operador e compadre de Lula, Roberto Teixeira, está sendo interrogado pelo juiz Sergio Moro desde as 10 horas.

Ele intermediou a compra do prédio do Instituto Lula, com repasses do departamento de propinas da Odebrecht, além da compra da cobertura de Lula, registrada em nome do laranja Glaucos Costamarques.


Depois de ouvir Roberto Teixeira, o juiz Sérgio Moro poderá proferir a sentença no processo. 

Enrevista, Darcísio Perondi - Rejeição à nova denúncia de Janot acontecerá por maioria mais nutrida e de modo mais veloz

ENTREVISTA
Darcisio Perondi, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados

A nova denúncia da PGR contra Temer terá autorização da Câmara para que prospere ?
Ela foi produzida por Janot no apagar das luzes do seu mandato, no afogadilho, sem fundamento algum. Não passará na Câmara.

O senhor se arrisca a falar em resultado ?
Só posso garantir que a rejeição será por maioria ainda maior do que a anterior e acontecerá de modo muito mais rápido.

Isto atrapalha os projetos do governo, como a proposta de reforma da previdência ?
Atrapalha o Brasil, porque mesmo que a Câmara atue com velocidade, teremos mais um mês de paralisia na Câmara e no Senado, com prejuízos enormes para o País.

Fim das cedências de 300 servidores para sindicatos públicos irá a voto esta tarde na Assembléia

O líder do governo na Assembléia do RS, deputado Gabriel Souza, reafirmou ao editor, esta manhã, que a base aliada tentará votar esta tarde o projeto que acaba com as cedências remuneradas de servidores para os sindicatos públicos.

São 300 cedências, que custam R$ 40 milhões por ano aos cofres públicos, sem que os servidores prestem serviços aos contribuintes que pagam seus salários.

O líder disse que algum tipo de flexibilização poderá acontecer, mas avisou que isto não poderá desfigurar o ajuste.

Governo gaúcho ainda não entregou a proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados

O governo do RS ainda não entregou ao ministério da Fazenda a sua proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados.

Isto já deveria ter acontecido.  


O Piratini tem dificuldades para listar suas ofertas de contrapartidas e também insiste em repelir a exigência de desistência de ações judiciais movidas no STF por conta de demandas como as da própria repactuação das dívidas com a União.

João Doria decepciona nas falas de ontem no RS

A passagem do prefeito João Doria por Porto Alegre e Novo Hamburgo demonstrou que ele saiu menor do que quando entrou no RS.

Doria falou muito e disse pouco na Lide, meio dia, e na Feevale, à noite.

Ele não listou com clareza o que faria no caso de ser candidato a presidente.

E ficou claro que o prefeito está de rabo preso com o governador Geraldo Alckmin, que será o candidato do PSDB.

Saiba como Mateus Bandeira convencerá a Assembléia a aprovar projetos de recuperação fiscal do RS

Na conversa que teve ontem a noite com o editor e 12 convidados, o candidato do Partido Novo, Mateus Bandeira, explicou como acha que convencerá a Assembleia do RS a aprovar os projetos para ajustar as contas estaduais e retomar os pagamentos em dia , além de voltar a investir:

1) Falar a verdade durante a campanha eleitoral, deixando claríssimo o que será feito.

2) Pedir aos eleitores que votem em candidatos a deputado alinhados com este discurso.

3) Usar a força dos votos recebidos para que a Assembleia não lhe negue o estribo.

Mateus Bandeira, como secretário do Planejamento, foi um dos articuladores do Plano do Déficit Zero, que equilibrou as contas públicas gaúchas em menos de dois anos.

CLIQUE AQUI  e saiba mais sobrte Mateus Bandeira.

Leia mais na nota abaixo.

Mateus Bandeira, Novo, avisa: "Não me apresento para disputar, mas para vencer as eleições e governar o Rio Grande"

O candidato a governador pelo Partido Novo, Mateus Bandeira, viajou esta manhã, 5h, para Passo Fundo, onde vai apresentar-se aos eleitores e líderes locais. Bandeira cumpre exaustiva agenda pelo interior.

"Nós somos o novo, temos propostas para enxugar o setor público, ajustar as contas estaduais e falar a verdade", disse o candidato. Ele avisou que entrou na disputa para ganhar.

Ontem a noite, o ex-presidente do Banrisul e ex-secretário do Planejamento do RS compareceu a uma conversa com 13 convidados do editor. Foi um happy hour de 2h30min, realizado no Bier Markt Von Fass, Barão de Santo Ângelo.

Na foto ao lado, além de Mateus e do editor, estão os advogados Pio Cervo, Leo Iolovitch, Magda Brossard, Claudio Candiota, Nilton Carvalho e Bruno Dornelles, o jornalista Gilberto Simões Pires, além do empresário Abrahão Finkelstein e do arquiteto e escritor Puggina.

TJ decreta a falência do M. Grupo

A falência da Magazine Incorporações S/A, com nome fantasia de M.Grupo, foi confirmada por unanimidade pela 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado. A empresa ainda pode recorrer. O M.Grupo chegou ao RS em 2008 prometendo investir R$ 1 bilhão em negócios, que foram de shopping centers a hotéis e edifícios.

O rombo nas contas do M.Grupo, até 2016, chegava a pelo menos R$ 505 milhões – o número oficial ainda é desconhecido, assim como o patrimônio da incorporadora. 

Câmara apressa o passo para votar na semana que vem a proposta de aumento do IPTU de Porto Alegre

O prefeito Marchezan Júnior obteve sucesso nos apelos que fez para que ocorresse a sessão conjunta de cinco comissões permanentes da Câmara Municipal, que aprovou nesta segunda-feira o parecer favorável ao projeto que revisa a planta do IPTU.

O projeto da prefeitura de Porto Alegre prevê um aumento médio de 50% dos valores, a partir de 2018.


A matéria, agora, fica apta para ser votada em plenário. A prefeitura precisa que a proposta seja votada até 27 de setembro, data da última sessão antes do prazo final para projetos que envolvam aumento de tarifas no ano que vem.

Dia será novamente nublado, sol envergonhado e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 15 graus

O Rio Grande do Sul terá uma terça-feira acompanhada de sol e nuvens. Em Porto Alegre, a manhã abriu nublada.


Na Capital, as marcas da temperatura não subirão muito. A previsão da MetSul aponta para temperatura mínima de 13°C. A máxima do dia será de 26°C.

PT abre processo para expulsar Palocci

O PT de Ribeirão Preto, terra de Palocci, abriu ontem o processo de expulsão do ex-ministro e coordenador das campanhas eleitorais de Lula e Dilma.

Antonio Palocci está preso em Curitiba.

Ele delatou Lula, Dilma e o PT.

Ministro da Defesa quer punição do general Mourão

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, pediu explicações, ontem, ao general Villas Boas, comandante do Exército, a respeito das declarações feitas na maçonaria do Rio, sexta, pelo também general Mourão, que defendeu a intervenção militar no governo, caso a crise política atual não seja resolvida pelos políticos no curto prazo.

Villas Boas disse que o problema já estava contornado, mas o ministro quer punição.

Em 2015, por conta das suas declarações, o general Mourão perdeu o Comando Militar do Sul e foi transferido para a Secretaria de Economia e Finanças, um cargo burocrático. Ele poderá perder as funções que tem ali.

A fala do general repercutiu fortemente, sobretudo nas redes sociais.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/