"Ele não me pediu dinheiro", disse MO ao relator do TSE

No depoimento ao ministro Herman Benjamin, TSE, o empreiteiro Marcelo Odebrecht confirmou que jantou com o presidente Michel Temer no Jaburu, quando ele era vice de Dilma, mas avisou:

- Ele não me pediu dinheiro.

Segundo MO, a questão da doação foi tratada de forma genérica.

O depoimento do empreiteiro livrou totalmente a cara do presidente.

Marcelo Odebrecht diz ao TSE que dinheiro sujo cobriu 4/5 das doações para campanha de Dilma

Em vez de ferir Michel Temer, como até os peemedebistas e petistas esperavam, MO disparou balas de prata nas testas de Dilma e de Lula. Veja (ao lado) já tinha dito que eles sabiam de tudo. Agora, falta enfiar na cadeia a dupla e proscrever o PT.


O empreiteiro Marcelo Odebrecht prestou depoimento de 4 horas para o ministro Herman Benjamin, TSE, relator da ação do PSDB que pede a impugnação da chapa Dilma-Temer. O blog O Antagonista desta noite, diz que obteve com exclusividade boa parte do conteúdo do depoimento de Marcelo Odebrecht ao ministro Herman Benjamin do TSE. 

O blog diz que o material é explosivo. Leia o texto:

Ele revelou que quatro quintos do total doado à campanha de Dilma Rousseff em 2014 foram no caixa dois. No total, a Odebrecht deu 150 milhões de reais ao PT. Cinquenta milhões de reais foram em pagamento à edição da medida provisória 470, em 2009, que beneficiava a empreiteira. Ou seja, propina para o governo Lula. Como o PT não precisava desse dinheiro em 2010, para a primeira campanha de Dilma, ele foi pago em 2014.

MO também disse ao relator do TSE que Dilma sempre soube de todo o esquema de propina:

- Em detalhes.

A MP 470 envolve diretamente estes integrantes do governo: Lula, Antonio Palocci e Gilberto Carvalho...

Fúria gaúcha mata 61 cidadãos durante o carnaval do RS

61 cidadãos gaúchos morreram durante o carnaval, assassinados, afogados ou acidentados. É uma fúria de dimensões jamais vista no RS.

PGE do RS alia-se à Globonews para acabar com o presidente Donald Trump

Da mesma forma que a Globonews, também a PGE do RS parece determinada a derrubar o presidente americano Donald Trump.

A oposição ao republicano começará no dia 8 de março, às 10h, no auditório da instituição, com a palestra “Os Movimentos Feministas na Era Trump”, que será ministrada pela historiadora e professora Ana Regina Falkembach Simão. O título já demonstra de que lado está a palestrante e a PGE do RS.

O pretexto para a conversa é o Dia Internacional da Muylher.

O evento conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado; da Escola da Advocacia-Geral da União – Unidade RS; e da Escola Superior de Direito Municipal.

No Carnaval na Cidade Baixa, Porto Alegre, rolou arruaça, muito álcool, drogas e sexo explicito

Ao lado, postagem do Grupo Delírio Cia. do Teatro.

Moradores do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, onde concentrou-se toda movimentação com blocos de carnaval da capital, reclamam nas redes sociais que neste domingo e segunda-feira ocorreram brigas generalizadas, com tiroteio nas proximidades da Rua da República.

Também foram registradas arruaças, com pichações e vidros quebrados de lojas, prédios e carros, além de sexo explicito por parte da chamada comunidade LGTB. A droga (crack, cocaína,  mas principalmente maconha) foi liberada sem a mínima fiscalização da polícia

Não foi a primeira vez que isso ocorreu no carnaval da capital neste ano. No mês passado, moradores do bairro Vila Conceição, na zona Sul, reclamaram do carnaval fora de época, que registrou o mesmo nível de baixaria.

Dependentes podem sacar contas inativas de falecidos

Com a liberação dos recursos em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), famílias de trabalhadores que morreram antes da edição da medida podem sacar o dinheiro, informa a Agência Brasil.

Nesse caso, para ter acesso aos recursos, é necessário apresentar a carteira de trabalho do titular da conta, além da identidade do sacador ao solicitar o resgate junto à Caixa Econômica Federal.

Além disso, o INSS emite uma declaração de dependentes que podem receber a pensão por morte e que têm direito aos valores.

Fernando Abrucio - 'Filosofia da suruba' serve aos poderosos

Os relevos ao lado são imagens do Kama Sutra, India.

* Fernando Abrucio, doutor em ciência política pela USP e coordenador do curso de administração pública da FGV-SP,

O senador Romero Jucá é um dos mais bem-sucedidos expoentes do modelo tradicional de se fazer política no Brasil. A principal característica desse grupo é a capacidade de se adaptar, mantendo-se no poder quem quer que seja o governante.

É onde Jucá sempre esteve desde a redemocratização, sendo líder do governo de todos os últimos governos. (...)  A luta contra a investigação, no entanto, não acabou, e Jucá formulou uma nova estratégia de defesa: a "filosofia da suruba".

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Artigo, Ronaldo Laranjeira, Veja - FHC, o STF e o alerta das opiniões equivocadas sobre drogas

A discussão sobre o substituto do ministro Teori Zavascki, que faleceu em um trágico acidente aéreo em 19 de janeiro em Angra dos Reis, no Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe à tona a ação que corre no STF sobre a descriminalização da posse de drogas para uso recreativo.

Em 2015, o então ministro Teori realizou um pedido de vista do processo, que resultou na suspensão do julgamento. 

Recentemente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou à imprensa sobre o tema, reforçando seu ponto de vista em relação à questão, abordando assuntos como a redução da população carcerária com a descriminalização, e uma “novidade”: que, com ela, o portador de drogas para uso pessoal não seria preso. 

(...)

É surpreendente a posição de alguns magistrados e até do nosso ex-presidente, um legado que não combina com seu atual discurso, também feito por entidades como a Open Society Foundation e personalidades como George Soros, que defendem mais interesses particulares, do que os da população em geral.

Nesse momento, me pergunto se os que pregam essa ideia chegaram a ouvir os familiares de usuários de drogas. Não são poucos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

“A Odebrecht é craque em se entender bem com a esquerda e com a direita”

Também "Les Echos" tratou do tema.

Isto foi o que disse hoje para a edição brasileira do El País um ex-executivo do alto escalão da construtora. Ele contou como entrava em outros mercados, da América Latina à Europa, aliado a parceiros locais para operar com governos de todas as tendências políticas

Leia a reportagem de Marina Rossui, Frederico Rivas Molina e Ana Marcos:

Desde que as investigações envolvendo a Odebrecht chegaram à promotoria norte-americana, em 2014, o caso de corrupção da gigante brasileira tomou dimensões internacionais. As autoridades dos Estados Unidos se envolveram na apuração porque parte do dinheiro usado como propina pela construtora passou por bancos daquele país. Além disso, como a Petrobras tem ações na bolsa de Nova York, ela responde à Justiça norte-americana pelos delitos cometidos ali.

Agora, Venezuela, Colômbia, Argentina, México, República Dominicana e Peru entraram na mira das investigações das autoridades internacionais. E, pela primeira vez, um ex-executivo do alto escalão da empresa e um dos delatores da Lava Jato admitiu o esquema no exterior. Ao EL PAÍS, disse, com exclusividade, que a companhia se aliava a empresas locais para operar os esquemas de cartel e propina que realizou por anos dentro do Brasil. Essas parcerias permitiam à empreiteira brasileira ter relações privilegiadas com Governos de todas as tendências políticas. "A Odebrecht é craque em se dar bem com a esquerda e com a direita", disse o ex-executivo. "Você não entra em um país sozinho", afirmou, ao contar sobre as parcerias da Odebrecht com as estrangeiras

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Mercado aposta em inflação ainda menor em 2017

O Relatório de Mercado Focus, divulgado no início da tarde desta quarta-feira, mostra que a mediana para o IPCA - o indicador oficial de inflação - em 2017 foi de 4,43% para 4,36%. Há um mês, estava em 4,70%. Já a projeção para o IPCA de 2018 permaneceu em 4,50%, mesmo patamar de quatro semanas atrás. Na prática, as projeções de mercado divulgadas nesta quarta no Focus indicam que a expectativa é que a inflação se aproxime do centro da meta, de 4,5%, em 2017 e 2018.


Falconi enfia consultores sem contrato direto com a prefeitura de Porto Alegre

A Falconi Consultores trabalha na prefeitura de Porto Alegre sem contrato algum. Depois que assumiu como prefeito, o tucano  Marchezan Júnior levou os técnicos dessa consultoria para dentro dos órgãos municipais, onde dispõem da infraestrutura do município (mesas, cadeiras, computadores, telefones) para fazerem estudos e revisões. Além de utilizarem a infraestrutura, eles têm acesso a todas as informações municipais e fazem levantamentos, análises e revisões para o novo governo. Atuam em várias frentes: revisões de contratos, levantamento de gastos e de compras, além de auditoria de licitações. Tudo isso sem contratação. 

A Selic, órgão subordinado a secretaria da Fazenda, que promove as licitações do município e que era quem deveria fiscalizar tudo, também está subordinada a técnicos da consultoria.

A Lei de Licitações é desrespeitada.

O caso da Falconi não é exceção.

Desordem administrativa comanda demissões de CCs na preitura de Porto Alegre

Além de gente do PDT, até aliados perderam o cargo nesta semana, como foi o caso do delegado João Lopes Ferrão,  Smam, homem de confiança do deputado Maurício Dziedricki, que neste caso não conseguiu segurar seu pupilo.

Foram 90 e não 40 o número de CCs exonerados pelo prefeito Marchezan Junior no dia 27, em pleno feriadão de carnaval. Saiu tudo no Dopinha.

O prefeito alterna demissões com nomeações.

Alguns casos revelam desordem administrativa, como é o caso do comunicador Carlos Contursi, O Cascalho,do PDT, que foi demitido em janeiro, readmitido no dia 21 de fevereiro e de novo demitido, desa vez no dia 27.

Carlos Contursi encabeça um grupo de jornalistas demitidos, como foi o caso, também, de Aline Kusiak, que ocupava o cargo de coordenadora de publicidade da prefeitura há 12 anos.

Artigo, Miriam Leitão, O Globo - Mulher e Previdência

É totalmente sem sentido, e desatualizada, a proposta de que a mulher deve ser compensada com uma idade menor de aposentadoria. Defendida por algumas profissionais — as quais, aliás, respeito profundamente —, a ideia acaba fortalecendo o papel tradicional da mulher, quando já passa da hora de rever essa divisão envelhecida dos papéis masculino e feminino.

A diferença de tempo para se aposentar é defendida com o argumento de que a mulher trabalha mais em casa e faz o esforço biológico da reprodução. Quanto ao trabalho doméstico desigual, ele vem do machismo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Discurso de Trump eleva às alturas o índice da Bolsa de Nova Iorque

O discurso nacionalista de ontem do presidente Donald Trump, animou o índice Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque, que acaba de emplacar 21 mil pontos.

Foi o avanço mais rápido na história ldo índice.

A Fox fala em otimismo exacerbado, tudo em decorrência da fala de Trump no Congresso, na qual ele disse como vai tornar "a América novamente grande". Um dos pontos altos do discurso foi o anúncio de que investirá U$ 1 trilhão em infraestrutura.


Petrobrás vende fatias dos campos de Iara e Lapa para a Total. Negócio foi de U$ 2,3 bilhões.

A Petrobras e a francesa Total assinaram na terça-feira contratos relacionados à Aliança Estratégica firmada em dezembro do ano passado, que envolvem 2,2 bilhões de dólares, de acordo com comunicados desta quarta-feira. A Total pagará à Petrobras o valor global de 2,225 bilhões de dólares.

 Entre os contratos firmados na véspera está a cessão de direitos de 22,5 por cento da Petrobras para a Total na área da concessão denominada Iara (pré-sal), no Bloco BM-S-11. O acordo também inclui cessão de direitos de 35 por cento da Petrobras para a Total, assim como a operação, na área da concessão do campo de Lapa, no Bloco BM-S-9, ficando a Petrobras com 10 por cento. O campo de Lapa, também no pré-sal, encontra-se em fase de produção.

Além da venda de direitos nessas áreas do pré-sal, o acordo envolve compartilhamento de terminal de regaseificação, transferência de fatias em térmicas, entre outros negócios.

A PPP do Carnaval é uma caixa preta tucana em Porto Alegre

Estas PPPs Tucanas são realizadas ao arrepio do que diz a lei. E cheiram mal, sobretudo quando é o caso de empresa que presta serviços ou produtos para a prefeitura. O risco de conflito de interesses é evidente.

O prefeito Marchezan Júnior está devendo a lista completa das empresas que financiaram o carnaval de Porto Alegre e os valores depositados por cada uma delas.

Este caso, como foi o da Capacitá na posse do tucano, parece passar em branco pelos gabinetes da Câmara de Vereadores, TCE e Ministério Público Estadual, porque não está claro de que tipo de negócio se trata e qual o cumprimento dos dispositivos legais que exigem "impessoalidade, publicidade e legalidade", conforme artigo 5o da Constituição Federal.

O editor conseguiu apurar o nome de um dos membros da PPP Tucana, que é o da Impacto. Ora, a Impacto é prestadora de serviços da prefeitura há muito tempo, sempre atuando na área de eventos. No ano passado, ela tentou fazer a estrutura do carnaval, mas foi desabilitada.

Editorial - Notícias sobre suicídios serão veiculadas neste blog

O editor decidiu que não sonegará mais informação alguma que considere relevante e que contenha revelações sobre suicídios como causas de mortes.

Existe um acordo não escrito entre jornalistas e publishers, tudo para não passar este tipo de nota, sob a alegação de que ela estimula potenciais suicidas.

O editor não aceitará mais este tipo de auto-censura, porque considera que os leitores têm o direito à informação completa.

Nas duas últimas semanas, a mídia - o editor também - calou em dois casos de flagrante interesse público, mas isto não acontecerá mais neste espaço.

O RS é o Estado onde mais gente se suicida, embora a mídia nada informe sobre isto. Abrir a informação, poderá ajudar a identificar as causas da tragédia e indicar caminhos para minimizar as ocorrências.

CLIQUE AQUI para saber por que o RS lidera o ranking nacional de suicídios,.

Artigo, Tito Guarnieri - Juízes do trabalho x advogados

Li no “Espaço Vital”, site simpático e plural, um corajoso artigo da advogada trabalhista Bernadete Kurtz, em que denuncia a injunção abusiva dos juízes em relação aos advogados que atuam na Justiça do Trabalho. Certos juízes trabalhistas, na hora da liquidação, dão o valor dos ganhos da causa e em separado, segundo seus próprios critérios, o valor dos honorários advocatícios. Os reclamantes são avisados de que não há nada mais a pagar aos advogados.  Na prática os juízes tornam letra morta os contratos de honorários, legitimamente ajustados entre as partes, advogados e trabalhadores.

A juíza do Trabalho, Valdete Severo, no mesmo site, justifica: “Precisamos urgentemente reconhecer que é inviável pretender atribuir ao empregado o ônus de arcar com honorários de advogado”. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Padilha sai hoje da CTI e vai para o quarto do Moinhos

O editor recebeu ontem a noite o comunicado a seguir:

"O paciente Eliseu Padilha, que submeteu-se a procedimento urológico cirúrgico no dia 27 de fevereiro no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS, encontra-se em quadro estável, com recuperação adequada. Permanecerá na noite desta terça-feira (28) na sala de recuperação e, na quarta-feira (1), será transferido para o quarto".

A cirurgia foi mais delicada do que parecia ser, mas o ministro passa bem.

Odebrecht reafirma "doação" de R$ 10 milhões para o PMDB, a pedido de Temer

Marcelo Odebrecht prestou novo depoimento nesta segunda e terça-feira em Curitiba. O ex-presidente da Odebrecht confirmou o episódio do jantar no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, com a presença do então vice-presidente Temer e de Eliseu Padilha. Neste evento, segundo os delatores, foi acertado o pagamento de 10 milhões de reais para a campanha peemedebista.mDe acordo com Melo Filho, diretor da empreiteira, a entrega do dinheiro saiu do caixa 2 da empresa e foi repassada a Padilha. Marcelo Odebrecht não deu detalhes sobre os trâmites do caminho do dinheiro. O ex-executivo da Odebrecht delatou que o hoje ministro da Casa Civil pediu que parte dos recursos fosse entregue no escritório de José Yunes, assessor e amigo de Temer, em São Paulo. O relato atinge o presidente Temer, que pediu 10 milhões de reais a Marcelo Odebrecht em 2014. Segundo o delator, esse valor foi pago, em dinheiro vivo.

Também nesta quarta-feira, o jornal o Estado de S. Paulo noticia que o Palácio do Planalto está preocupado com o fato de Melo Filho ter dito à Lava Jato possuir elementos de prova, como ligações telefônicas, sobre suposto pedido de dinheiro por Temer. Melo Filho, ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, citou recursos repassados a diversos líderes peemedebistas em sua delação, de acordo com vazamentos do conteúdo.

VEJA teve acesso à íntegra dos anexos de Claudio Melo Filho. Em 82 páginas, ele conta como a maior empreiteira do país comprou, com propinas milionárias, integrantes da cúpula dos poderes Executivo e Legislativo.  A clientela é suprapartidária. 

Enquete mostra que 46% dos porto-alegrenses acham ruim e péssimo o governo Marchezan

Após apenas 24 horas disponibilizada na página ao lado, à direita, a enquete que tenta saber a percepção do leitor sobre os primeiros dois meses de mandato do prefeito Marchezan Júnior, os resultados demonstram frustração por parte do eleitorado.

A enquete permanecerá ali por mais 24 horas.

Os primeiros resultados:

Ruim, 43%
Péssimo, 13%
Regular, 15%
Bom, 15%
Ótimo, 12%

Hebraica de SP convida e depois veta palestra de Bolsonaro

Nesta segunda-feira, a Hebraica de São Paulo cancelou palestra com o deputado federal Jair Bolsonaro,, pré-candidato à presidência da República em 2018.  Uma petição na internet reuniu 4 mil assinaturas contra a presença do parlamentar no clube.

O presidente da Hebraica, Avi Gelberg, acatou o veto, alegando que seria mais democrático ouvir o deputado quando os demais candidatos também estiverem presentes.

A decisão da Hebraica é covarde e as explicações de Avi são escapistas.

24 milhões de trabalhadores estão desempregados no Brasil

24 milhões de brasileiros estão sem trabalho. A informação é do IBGE. Este formidável e dramático nível de desemprego é resultado da herança maldita dos governos do PT.

Opinião do editor - Saiba por que Yunes falou antes da hora

As delações feitas pelo advogado, ex-assessor especial e amigo do presidente Michel Temer, JoséYunes, podem ter tudo a ver com, o depoimento-bomba que o empreiteiro Marcelo Odebrecht fará hoje no âmbito da ação que poderá cassar a chapa liderada por Dilma Roussef nas últimas eleições.

Acontece que o empreiteiro terá que falar nos R$ 10 milhões que m,andou de propina para corromper a chapa do PT-PMSDB, justamente o tema da delação antecipada feita por ele na PGR.

O advogado parece ter procurado lancetar o tumor antes do prazo, visando esvaziar seus efeitos.

Revelações de Marcelo Odebrecht, hoje, poderão resultar na cassação da chapa de Dilma

A mídia irá em peso a Curitiba, mas o depoimento de Marcelo não sairá no âmbito da Lava Jato, como faz supor a manchete. O caso é com  oTSE, Brasília.


O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente da holding Odebrehct S.A., será ouvido pelo corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Herman Benjamin, na tarde desta quarta-feira, em Curitiba. O depoimento está marcado para as 14h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). De acordo com o TSE, o ministro deve ir a Curitiba para participar do depoimento.

Marcelo Odebrecht vai ser ouvido como testemunha nas ações que tramitam no tribunal pedindo a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico na eleição presidencial de 2014.


Atualmente, Marcelo Odebrecht está detido na carceragem da Polícia Federal (PF), na capital paranaense. Ele foi preso na 14 fase da Operação Lava Jato, em junho de 2015.

Marchezan aprovará nesta quinzena novo preço das passagens de ônibus

Em até duas semanas, a prefeitura de Porto Alegre confirmará o novo aumento da passagem de ônibus no transporte público. O preço da passagem vai passar de R$ 4,00.

O aumento será de  R$ 0,30.

Entrevista, Darcísio Perondi - Câmara votará reforma da previdência em abril

ENTREVISTA
Darcísio Perondi, vice-líder do governo, PMDB RS

Quando sai a votação na Comissão Especial que examina a reforma da previdência ?
Imagino que isto possa acontecer na primeira semana de abril.

E no plenário ?
Na segunda quinzena de abril a reforma passará ali.

A CPI pedida pelo senador Paim, PT, poderá atrapalhar ?
Nada. O senador tenta agradar uma parte do eleitorado que desconhece a crise da previdência e a necessidade de reformar para garantir as novas aposentadorias e os pagamentos das antigas. Gostaria de debater isto com ele, publicamente.

CLIQUE AQUI para ler a proposta de reforma da previdência.
CLIQUE AQUI para ler 22 pontos decisivos da reforma, conforme levantamento feito por O Globo.

O Espírito Santo é aqui - 46 cidadãos gaúchos foram abatidos como gado durante o Carnaval

Até o começo da noite desta terça-feira, foram registrados 46 crimes com mortes no Rio Grande do Sul. A chacina de gaúchos começou na sexta-feira de noite. 

Na média, foi assassinado um cidadão a cada 2 horas, 24 horas por dia. 

Os cidadãos gaúchos assassinados começaram a tombar na rua sem policiamento ostensivo, abatidos como gado.

Tempo será nublado e quente no RS

Porto Alegre, 8h30min, 23 graus

Porto Alegre amanheceu nublada, com brisas frescas e temperatura amena de 23 graus, mas no Estado o sol aparece com nuvens nesta Quarta-Feira de Cinzas. Há chance de instabilidade.

As temperaturas mínimas de hoje rondarão os 17°C em São José dos Ausentes e os 18°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar 33°C na Região Metropolitana e 32°C em Santa Cruz do Sul. 

Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 23°C e 33°C com forte sensação de abafamento. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 22°C e 27°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/