Valor da gasolina subiu 28% após nova política de preços da Petrobras. A inflação do período foi de 0,78%.

Estatal voltou a subir valor do combustível nesta segunda-feira

O aumento anunciado pela Petrobras nesta segunda-feira, de 1,8%, elevou o total de reajustes para quase 30% desde 30 de junho, quando entrou em vigor a nova política de revisão de preços da estatal, com correções que podem ser diárias. 

Desde 3 de julho, quando houve o primeiro ajuste desta nova fase, até 23 de novembro, o preço da gasolina acumulava alta de 28%

Por outro lado, de junho a outubro, o  Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), considerado o indicador oficial da inflação no país, subiu 0,78%.

A Petrobrás alega que a alta da gasolina está em linha com a variação da cotação internacional do petróleo e o câmbio. Desde julho até 23 de novembro, o ajuste acumulado do barril tipo "Brent Crude" chega a 28%, idêntico ao aumento dos combustíveis realizados pela Petrobras. Já o câmbio teve alta em torno de 2%, o que ficaria dentro de um desvio padrão esperado para o reajuste.

15 comentários:

Anônimo disse...

Polibio, todo o mundo desenvolvido tem essa política de flutuação dos preços. Esta correto. Essa visão de que a flutuação é ruim é tacanha.

Anônimo disse...

O editor totalmente desinformado e fora da casinha. Se procurar um pouco, descobrirá que a maior parte do aumento é devido ao aumento de impostos (PIS/COFINS), feito para cobrir o rombo da Previdência. Segundo, inflação do período nada tem a ver com preço de gasolina, tem a ver com preço internacional do petróleo e derivados. A "inflação do período" é apenas um número composto de variações de preços de uma cesta de produtos e serviços, cujos aumentos se dão em diferentes níveis, e não todos alinhados com um único número, e um destes preços é o dos combustíveis. E veja que ainda assim, com este aumento, a inflação é baixa, o que significa que outros preços baixaram muito. É até constrangedor ter que explicar isso a um jornalista com tanto tempo na área econômica. CONSTRANGEDOR.

Unknown disse...

O Brasil inventou um novo conceito econômico: a "flutuação de preços somente para cima"!!!
E o cidadão brasileiro paga a conta!!!

Anônimo disse...

Quero a Petrobrás privatizada, por razões ideológicas e de bom senso. Mesmo sofrendo na pele a política de alinhamento dos preços com o mercado internacional, preciso aceitar que isto é coerente. Pior seria utilizar novamente a politica de preços antes vigente, que acabaria por mascarar a inflação e se prestar ao uso politiqueiro desta estatal. O resto é conversa fiada.

Anônimo disse...

Para cobrir os ROMBOS na PeTrobras,Fundos de Pensão e economia do Brasil.Legado deixado por 13,5 anos de desgovernança do País.PT recebeu uma divida de 850 bilhões e deixou o governo com 4 trilhões de dívidas, afundaram a economia.

Carlos Mota disse...

Governo de ladrões só pode dar nisso!!!
Esperança é Bolsonaro!!!!

Alex disse...

A OAB não vai entrar com pedido de explicações?

Anônimo disse...

Conta errada. Precisa considerar que aconteceu aumento da carga tributaria do produto.

Anônimo disse...

o rombo da previdência existe pelo populismo da esquerda que deu aumento ao salario mínimo sem que houvesse aumento de PRODUTIVIDADE, o resto é conversa fiada.

Anônimo disse...

CONSTRANGEDOR é alguém dizer que a inflação é baixa e os preços baixaram muito...

Anônimo disse...

É por isso que políticos, burocratas e funcionários das corporações estatais não querem saber de carros elétricos e energia solar no Brasil, de jeito nenhum.

Anônimo disse...

Que a canalhada do PT vá pra cadeia. Mas verdade seja dita, os aumentos começaram na era Temer. PMDB. Não se fala mal dessa corja aqui?

Anônimo disse...

Foi bom apoiar o golpe Polibio? Aí está o resultado. Dorme com essa.

Anônimo disse...

E como é que a inflação é a mais baixa dos últimos anos?
Quem está fazendo os cálculos?

Anônimo disse...

A "atualização de preços pela Petrobrás" será um indicativo de futura privatização?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/