Temer e Tabaré Vázquez negociam fim para a Guerra do Leite

Produtores brasileiros, sobretudo gaúchos, dizem que há produtos que provêm de triangulação nas exportações uruguaias, fazendo com que entrem com preços mais baixos e afetem a competição. Em 2016, 60% das exportações de laticínios uruguaios foram destinados ao Brasil, que é praticamente autossuficiente e só importa 1% de seu consumo. 

O presidente Michel Temer avisou ao presidente Tabaré Vázquez que na segtunda-feira mandará uma comissão técnica para resolver a questão sobre o bloqueio unilateral das importações para produtos laticínios do Uruguai. Os dois falaram pelo telefone na sexta-feira. Quem passou a notícia foi o governo uruguaio.

Em uma ligação feita na sexta-feira à noite, "Temer falou com Vázquez sobre seu compromisso pessoal de que não haverá inconvenientes na entrada de laticínios uruguaios no Brasil", segundo uma nota divulgada na página da presidência do Uruguai.

O governo de Vázquez expressou na quarta-feira que o bloqueio por parte do Brasil a laticínios de seu país viola normas internacionais, e também advertiu que poderia recorrer a mecanismos de resolução de controvérsias, como o do Mercosul e da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A reação do governo uruguaio foi revelada depois que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidiu suspender por tempo indefinido a importação de laticínios de seu vizinho do sul.

2 comentários:

Anônimo disse...

Os produtores brasileiros com medo que nós descubramos o verdadeiro sabor do leite...leite sem formol..sem soda cáustica....sem agua...

Anônimo disse...

Quantas malas o Temer vai levar?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/