Projeto prevê socorro do Tesouro a bancos

Uso de recursos públicos para ajudar bancos em dificuldade financeira é hoje vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). BC diz que projeto é resultado de acordo no âmbito do G20.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta terça que será encaminhado ao Senado um projeto de resolução que prevê o uso de recursos públicos para socorrer bancos em dificuldade, algo que atualmente é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com ele, o dinheiro viria do Tesouro Nacional mas apenas "em última instância". Ilan informou que, antes de os contribuites serem chamados a socorrer bancos, haverá uma lista de devedores dessas instituições financeiras que contribuiriam.

"Ele [projeto] coloca todo mundo na frente do contribuinte na lista para ajudar", declarou o presidente do BC. Por isso, avaliou ele, "projeto defende os recursos públicos".

Ilan Goldfajn fez as declarações durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

19 comentários:

Anônimo disse...

Sou a favor de socorrer os Bancos mas com uma condição, tem de ser com os mesmos juros do cartão de crédito!

Anônimo disse...

Como há bancos em dificuldades? Depois de anos e anos com os maiores lucros mundiais e históricos não sobrou nada para eles mesmos se ajudarem? Pro inferno, quem precisa de dinheiro sou eu!

Anônimo disse...

O que defende o contribuinte é como está hoje. Se o acordo vêm desde o G20, então foi forçado pelos bancos. Idiota é o goldfajn, não eu.

Anônimo disse...

Depois eu tenho ouvir desses idiotas cretinos que a culpa da crise é do Zé, servente de obra, que quer se aposentar e não trabalhar até os 65 anos.
Bando de ordinários !

Anônimo disse...

Depois a folha salarial dos servidores é que é o problema. Fale-me mais sobre isso...

jorge.alves ribeiro disse...

Depois de ganharem tanto dinheiro nos governos Lula e Dilma, como esses bancos podem estar em dificuldades? Será que o povo que não tem saúde, segurança, habitação decente, ainda vai ter que pagar para esses banqueiros milionários? É o fim da picada. Pobre país e pobre de nós que nascemos num país como esse.

Anônimo disse...

Mas que fim deu o PROER, do Malan e FHC...???? Os bancos tem lucros estupendos todos os anos. Só a Caixa teve um lucro de mais de 4 bilhões. Aí sim, tem que mandar prender quem cria esse programa de ajuda a bancos. Quem precisa de ajuda, são os hospitais, principalmente as Santas Casas e hospitais públicos. Só no governo da Dilma Mulher da Mandioca, fecharam mais de 500 hospitais. Aqui na minha cidade a Santa Casa, está perto de fechar as portas por problemas financeiros, por culpa dos repasses do SUS.

Anônimo disse...

PQP
PQP
PQP
PQP

Anônimo disse...

E tem imbecil que fala que o Sul é meu país é inviável.

Só tem ladrão no Brasil.

Anônimo disse...

Tem que socorrer PRIMEIRO os "DEVEDORES" dos BANCOS que foram assaltados por eles com as bênçãos deste "BANCO CENTRAL" ceguinho, que NUNCA VIU NADA dos bilhões de propinas que passaram nas suas barbas e SEM O SEU OBRIGATÓRIO CONTROLE! Que "MODELO DE INSTITUIÇÃO" que é este "BANCO CENTRAL"!!!!

Anônimo disse...

Como é que é, editor? Banco em dificuldade? Com as taxas que eles cobram do consumidor? Sempre apresentando balanços com lucros altíssimos, pagando salários baixos para os bancários? Banco em dificuldade? Só se for mal administrado. Agora, o povo, que não tem saúde, educação, infraestrutura pública decente, vai pagar a conta da má administração? Ah, para....

Anônimo disse...

Em vez de socorro o Brasil deveria dar um calote - para quebrar tudo de vez!

Unknown disse...

Realmente... temos que socorrer os bancos que não conseguem mais vislumbrar as taxas de juros que subiram tanto que estão na estratosfera!!!
Nem vou dizer que esta ajuda é imoral... é suruba pura!!! Um deboche!!! Escárnio para com o cidadão de bem!!!
É o tal do "dois prá mim, um prá ti" dos poderosos do sistema financeiro que praticam a agiotagem oficial junto com o governo!!! Gêmeos siameses a sugar a nação!!!

Anônimo disse...

Quero mais é que os brasileiros otários, reféns idiotizados de uma mídia imbecilizante, se fodam !!!

Tem mais é que dar dinheiro pro empresariado, pros sindicalistas, pra banqueiro, BEM FEITO !!!

Brazucas otários, que só se interessam por futebol e carnaval ... FUCK YOU !!! Quero ver enfrentarem o sindicalismo xucro, que só mama nas tetas públicas e consome o dinheiro público ...

Anônimo disse...

Não sei de quem é esse projeto, mas tem a cara do PSDB, que sempre defende os bancos. Esse Congresso perdeu a vergonha, faz tempo. Só legisla para FACILITAR a corrupção. Ainda mais agora aliado ao TEMER e ao PMDB. E quem defende os interesses da população ??? NINGUÉM !!! Em 2018 o eleitor precisa ficar muito ATENTO e NÃO VOTAR nos atuais senadores e deputados, em sua grande maioria corruptos. É preciso RENOVAR NOSSO CONGRESSO, se desejarmos mudanças EFETIVAS na nossa pobre República ...

Anônimo disse...

Polibio, por favo me rsponde, como que quebram um banco? e banco com dificuldade? que palhacada e` essa?

Anônimo disse...

se quebra , foda-se, que se exploda, eu nao quero meus imposto na mao de banqueior desgracado, quebrou, que bom, dane-se fdp

Anônimo disse...

BANCOS "EM ESTADO DE CONTABILIDADE CRIATIVA"

OS BANCOS COMPRARAM PAPÉIS PODRES DO GOVERNO LULA E DILMA
E ESTÃO SEM FUNDOS REAIS, PAPÉIS SUPERFATURADOS...EMPRESTIMOS EM ABERTO, SE O GOVERNO NÃO "AJEITAR" ESTARÃO QUEBRADOS!!!!

POR ISSO O "TUMULTO" E RECEIO DO GOVERNO QUE VAI TER QUE USAR OS NOSSOS RECURSOS PARA PAGAR AS MARACUTAIAS DE LULA E DILMA E DO PT.

EDITOR FAVOR COLOCAR ISSO BEM AS CLARAS A TODOS

Anônimo disse...

Hei, os bancos faliram? Quais? Porquê?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/