Prefeitura apelará ao Judiciário para garantir coleta de lixo por parte da Cootravipa

 Ainda sem acordo entre a Prefeitura e a Cootravipa, responsável pelo serviço, os trabalhos devem continuar suspensos até o início desta semana. Para tentar sanar o impasse, a Prefeitura trabalha com duas frentes: o pagamento da débito de R$ 1,6 milhão ou a possibilidade de acionar a Justiça para que o serviço essencial seja retomado.

A paralisação dos serviços de coleta seletiva e de limpeza de praças e parques em Porto Alegre faz com que o lixo seco se acumule em ruas da cidade. 

A prefeitura avisou que a paralisação dos serviços pode ser admitida apenas após 90 dias de atraso nos repasses. Por isso, a Prefeitura notificou a Cootravipa pela terceira vez, na sexta-feira. Os contratos com as outras três terceirizadas da coleta de lixo seguem em dia. Seguem normais, com isso, a coleta de lixo manual orgânico e a coleta automatizada (contêineres), nos contratos referentes à região Central e a outros bairros da cidade.

Na quarta-feira da semana passada, cerca de 2 mil trabalhadores ligados à Cootravipa suspenderam a Coleta Seletiva e a limpeza de parques e praças em razão da falta de salário e de vales-transporte e alimentação. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Mas que coisa, privatiza e depois quer tratar como servidor publico?
Iniciativa privada é assim, não pagou, não tem trabalho, ou como uns e outros adoram dizer: não existe almoço gratis.
É bom o porto alegrense ir se acostumando a ficar sem coleta de lixo, sem tratamento de agua, sem energia elétrica, enfim, conforme as privatizações vão avançando e o estado e municipio seguirem não pagando os serviços que privatizaram, a prestação dos mesmos vai sendo interrompida. É o progresso chegando na província.

Anônimo disse...

Certamente o Prefeito irá contratar uma empresa privada ao invés de uma cooperativa, afinal de contas, as empresas privadas são muito mais eficientes do que essas empresas estatas ou cooperativadas...

Anônimo disse...

É o Júnior e sua total incompetência administrativa...
Hora da Justiça pedir para as contas da Prefeitura serem abertas...

Anônimo disse...

É justamente o contrário: quando há privatização, o serviço melhora, o preço diminui e há concorrência. E os funcionários não fazem greve à toa. Ou serão despedidos.

Mordaz disse...

Que fazer? Se as professores que recebem não trabalham, o que esperar de trabalhadores onde isto nem ocorre?

Anônimo disse...

A cootravipa é uma terceirizada, ou seja uma empresa privada que faz a coleta de lixo.
Não recebeu pelo serviço prestado, não trabalha mais.
Você trabalharia de graça?
Quando são servidores publicos, os gestores publicos (vulgo politicos "eleitos") podem abusar, parcelar salarios, atrasar e inventar inumeras tramoias, mas quando se tratam de empresas privadas, isso não cola e quem toma na cola é a população.

Anônimo disse...


O que o pessoal da iniciativa privada parou de recolher o lixo por que não está recebendo o pagamento em dia? Ai que está a diferença entre a relação privada x privada privadaxpública. Tenho que dizer que a prefeitura esta certíssima, na relação privada x publica o serviço público não pode ser interrompido da mesma forma que o servidor público não pode. Esta na hora de abrirmos a caixa-preta das finanças em todas as esferas de governo. O político que estiver maquiando a contabilidade deve ir preso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/