Artigo, Marcelo Aiquel - A arte e a liberdade

- O autor é advogado.

Caros amigos, neste meu artigo de hoje venho abordar um tema muito polêmico, especialmente depois das acaloradas discussões nascidas das recentes exposições “Queermuseum” (Santander Cultural, POA/RS) e “Bienal” (Masp, SP/SP).
        
O que estamos assistindo é um verdadeiro festival de asneiras – comparado ao famoso FEBEAPÁ, crônica do brilhante Stanislaw Ponte Preta (pseudônimo do escritor Sérgio Porto) e publicada nos anos 60 – ditas e repetidas por pessoas que pouco entendem ou nada sabem de Arte. A não ser de “fazer arte” (no sentido figurado, como explica a conhecida gíria popular). São opiniões de ideologia política pura.
         
Pois bem, não me considero melhor que ninguém, mas fui educado pela minha falecida mãe que, além de haver cursado o Instituto de Belas Artes, era mestra na História da Arte.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

29 comentários:

Anônimo disse...

Ué, nada sobre uma criança de 5 anos ser obrigada, forçada, pela própria mãe, a tocar um homem nu? Nada sobre a falta de indicação de idade nas exposições como manda a lei?

Anônimo disse...

Discordo, não é simplesmente um festival de asneiras, é muito pior que isso - é uma investida contra a moral, bons costumes e sobretudo contra o cristianismo e seus símbolos cristãos. Uma verdadeira investida de satanás, inclusive com apologia de pedofilia. Fôssemos um país sério estas tais exposições 'Em nome da arte" não se criavam. É de pasmar a conivência e até a veemente defesa de tais exposições, de parte da mídia e também de representações tipo CNBB.

Anônimo disse...

Abordagem perfeita, o resto é coisa de veado ou de sapatão ou de desocupado.

Anônimo disse...

Enfim, uma abordagem lúcida! O editor deveria ler e reler, assim como muitos de seus leitores!
Entra quem quer numa exposição de arte, ninguém é obrigado a assistir a novela da globo, o datena ou ir no santander cultural!

Anônimo disse...

Enfim, uma abordagem lúcida! O editor deveria ler e reler, assim como muitos de seus leitores!
Entra quem quer numa exposição de arte, ninguém é obrigado a assistir a novela da globo, o datena ou ir no santander cultural!

Anônimo disse...

Deduragem de colegas foi o que mais doeu no reitor da UFSC e o fez desistir:

4 out 2017 - DCM

O bilhete de suicida do reitor

Por Renan Antunes de Oliveira, em Florianópólis (SC)

(...)

Um dirigente histórico dos comunistas foi ao enterro, mas era de uma corrente adversária. Fez questão de dizer que ele abandonou a militância de esquerda e deu uma guinada pro outro lado – segundo vários relatos, Cau nunca escondeu que votou em Aécio, apoiou o impeachment, alinhou com Temer e se dizia fã de Sérgio Moro.

(...)

Cau foi levado de casa por agentes originalmente lotados em São Luiz do Maranhão.

Em nome da PEC da economia, não tinha ninguém mais de perto pra tarefa??? A turma da terra de Sarney foi trazida a Floripa só para a perigosa missão de meter o reitor num uniforme laranja de presidiário?

Ele foi " ALGEMADO NOS PÉS E MÃOS" por agentes
mascarados.

Pior: nu, CAU FOI SUBMETIDO A UMA REVISTA "ANAL".

A conferir se Geddel, Sérgio Cabral ou Eduardo CunhaUma explicação plausível é que o pessoal não ia vir de tão longe para pouco. Como a PF estava proibida de apresentá-lo à imprensa, como muitas vezes faz, descontaram nele com a revista. (...)

Anônimo disse...

Na igreja tem muito mais pedofilia que nos museus!

Anônimo disse...

Sr. Políbio

Noto que o mesmo leitor, que tem toda a aparência de um tremendo petralha, postou o mesmo comentário em outro post seu. O dito ccs, sem razão nenhuma, posta o texto de uma terceira pessoa sobre outro assunto que não tem nada a ver com o tema (artigo de Marcelo Aiquel). O horário do comentário é das 14:24. O dito cujo não tem sequer a capacidade de expressar a sua própria opinião, usando texto do DCM para falar do infeliz suicida.

Assim não dá, o senhor tem que pôr um mata-burros na entrada do site, senão vai ficar infestado demais de ignorâncias.


Anônimo disse...

Concordo, mas sem envolver crianças. Estas não têm capacidades de optar e decidir se é ou não o caso de apreciarem a dita arte sem freios. Aviso na porta, com indicação de conteúdo, resolve a questão. País desavisados, crianças, foram usados para criar polêmica, pois esses sim tem necessidade para viver. P. Mass

Anônimo disse...

Então não levem crianças inocentes das escolas fundamentais para ver essa apologia da pederastia...o resto...se os putos querem ver ...o problema é deles...ah..não usem dinheiro publico pra isso.

Anônimo disse...

Concordo , Dr Marcelo. Gostaria, entretanto, de fazer duas observações. Creio ser PERTINENTE a proibição por faixa etária , para MAIORES de 18 anos. Os cidadãos maiores têm todo o direito de assistir o que quiserem. A segunda , refere-se ao PATROCINIO. Porque razão esses últimos eventos polêmicos , engajados à causa da Diversidade de gênero, foram patrocinados pelo MINC , através da Lei Rounet ??? Por pura simpatia dos funcionários do MinC à causa ou engajamento político- ideológico , com dinheiro público ??? Tia Glória.

Anônimo disse...

Quer dizer que na próxima exposição de arte se o sujeito introduzir o pênis na boca de uma menina de 6 anos também será considerado arte ?

Anônimo disse...

>>

Sou radicalmente contra a censura. Sofremos demais com a censura nos tempos da ditadura. Só podíamos ouvir músicas 'politicamente corretas'; filmes e peças teatrais eram proibidos, cortados e despedaçados.

Toda e qualquer notícia tinha que passar pelo crivo dos malditos censores, cujo chefe era o famigerado Armando Falcão, ministro da Justiça do Geisel.

A revista Play Boy era ensacada em sacos plásticos pretos, porque as mulheres não podiam mostrar os seios, como nas ditaduras medievais do Irã e da Arabia Saudita.

Finalmente, a obrigação de educar as crianças são seus pais, que devem decidir o que elas podem ver, ouvir ou fazer e que devem ser responsabilizados se estão educando mal seus filhos.

Não aceito ser privado de assistir uma obra ou um museu por mais idiota, chocante ou vulgar que seja porque crianças seriam prejudicadas, ou seja lá quem mais se sinta ofendido. Repito: Quem deve se preocupar com as crianças são seus pais e não atores, artistas e eu.

A censura acabou. É preciso exterminar o Estado Islâmico que tenta se implantar na sociedade, na cultura brasileira.

<<

Anônimo disse...

A real é que sem dinheiro público e sem "chocar os caretas" essa gente disfarçada de artista não ganharia a menor atenção. Por isso, ficam insistindo nessas patifarias.

Magno disse...

Ah tá, pedófilo das 15h06:quer dizer que o fato de existir pedófilos na igreja o em qualquer outro escambau de lugar justifica ter pedófilos em museus?

Anônimo disse...

O foco destes debates não tem viés artístico. É caso de premeditada subversão ideológica.

Conforme o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ghw3iI2aEbE

Anônimo disse...

Confesso que tinha certa simpatia pelos artigos do Aiquel...mas, dpois das defesas ardentes sobre o Temer e agora esse, risquei-o das minhas leituras. Fui!!!

Mordaz disse...

Estes mestres em arte e curadores de museu estão nos mostrando que recebem dinheiro público mas não diferenciam merda de alimentos, joio do trigo, lixo de arte. São incapazes de dizer o que é uma ou outra coisa. Como a nossa psicologia perderam a capacidade de diferenciar o normal da doença e promovem tudo igual, seguido pelo judiciário. Da culpa toda é da mãe, passaram a toda aberração é normal.

Anônimo disse...

Sendo assim vamos parar com esse papo de Cultura de Estupro e pedofilia, liberou geral.

Anônimo disse...

A dias está anta está infestando o blog com asneiras.
Quando o editor vai bloquear? ????

Anônimo disse...

Concordo em partes. Acredito que deva existir a proibição da entrada de menores de idade. Não concordo também com comentários dizendo que os pais são responsáveis únicos pelos filhos. Os pais sim devem ser os primeiros a educar os filhos, mas essa educação deve respeitar as leis e a criança, que ainda está em fase de amadurecimento. Os pais não são donos das crianças, portanto não podem expor as crianças a coisas que antecipem sua maturidade e sexualidade.
Além disso, se tudo é arte, então as caricaturas feitos pelos nazistas dos judeus também pode ser considerado arte? Além disso, os símbolos nazistas são proibidos. Desse modo, nem tudo é arte.
http://lemad.fflch.usp.br/node/372

Anônimo disse...

Prove isso...quero ver falar de nos!

Anônimo disse...

Vou te denunciar ao MPF! Limpe sua boca pra falar do Islam!

Anônimo disse...

Só esqueceu De falar da Arte e da Legislação no caso de uma criança tocar num marmanjo nu. Do resto estamos de acordo, cada coisa no seu quadrado, misturar arte de Artistas com arte de arteiro que fere a legislação, numa mesma exposição, principalmente onde são levados alunos, crianças, das escolas para ver, não é de bom tom e pode ser considerado que houve segundas intenções.

Anônimo disse...

Anonimo das 14:18 hs,vc está sendo simplista ou inocente, pelo que sei a criança de 5 anos não entrou por que quis e nem os alunos das escolas de Porto Alegre e região , foram levadas por adultos, seria para atender uma causa?

Anônimo disse...

Anonimo das 15:06hs querendo justificar, um erro justifica outro?

Anônimo disse...

Queermuseu: justificou os R$ 900.000,00 de incentivo (dinheiro público) a visitação de escolas (crianças). Como contribuintes (os que pagam a conta!) fomos envolvidos nesse tema e não devemos nos omitir. E mesmo que não fosse dinheiro público, temos o dever MORAL, como ser humano e sociedade, de questionar o que deve ou não ser mostrado a um criança. Isso se chama sociedade civil organizada.

Anônimo disse...


estou aguardando quando, e isso espero que aconteça porque temos que dar oportunidades a todos, uma mulher para ser tocada durantye mostra no museum.

Anônimo disse...

" Anônimo disse...
Vou te denunciar ao MPF! Limpe sua boca pra falar do Islam!
5 de outubro de 2017 23:53 "

SEO POLÍBIO, CUIDADO! Até aqui a briga era interna, agora entra um súdito do Allah, e aí o merengue desanda...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/