A Universidade Federal da Paraíba fez um formulário que incluiu trans e não-binários na identidade de gênero

E tem um espaço em branco para quem não se sentiu representado na hora de se inscrever para o mestrado ou o doutorado.

As fichas de inscrição para as vagas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) saíram do modelo "feminino" e "masculino" e foram ampliadas para incluir outras identidades de gênero.

Os postulantes às vagas podem colocar, além de seus nomes que constam nos documentos civis, seus nomes sociais e se identificar da seguinte maneira:

- Mulher trans ou cis (trans para pessoa transexual, e cis para cisgênero, que é a pessoa cuja identidade de gênero é a mesma do sexo biológico),
- Homem trans ou cis e "gênero não-binário" (cuja identidade não é nem homem nem mulher). 

Há ainda uma espaço em branco para quem não se sentir contemplado por essas três possibilidades e preferir apontar outra, que pode ser qualquer coisa, inclusive pedra ou cachorro.

Em 2016, um decreto da então presidente Dilma Rousseff determinou a adequação.

Reprodução/internet
As inscrições serão feitas de 30 de outubro a 3 de novembro. O processo seletivo vai até 12 de março de 2018.

34 comentários:

Anônimo disse...

Em qual alternativa o/a, o ou a, o e a, candidato(a) deve marcar para obter o direito de matrícula?

Emmanuel disse...

Olha! No final das contas, isso é só bobice ...

Anônimo disse...

Deve ser pra encaminhar pra auxílio psiquiátrico.

Anônimo disse...

EXCLUSIVO: Os documentos do Exército pedindo a expulsão de Bolsonaro da Escola de Oficiais após plano terrorista:

DCM - 14 out 2017

O croqui do plano de Bolsonaro na matéria da Veja
POR EDUARDO REINA, jornalista e escritor, autor de “Depois da Rua Tutoia”, entre outras obras.

Dos 11 inquéritos, ações penais, mandados de injunção e petições sobre o deputado federal Jair Bolsonaro que estão ou já passaram pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nenhum foi mais explosivo e preocupante para suas pretensões políticas do que o julgamento no dia 16 de junho de 1988 no Superior Tribunal Militar (STM).

Bolsonaro era acusado de transgressão grave ao Regulamento Disciplinar do Exército (RDE). Ele dera entrevista e publicou artigo na revista Veja, em 1986, com comentários nada amigáveis ao governo federal.

Também planejou ações terroristas. Iria explodir bombas em quartéis do Exército e outros locais do Rio de Janeiro, como na principal adutora de água da capital fluminense, para demonstrar insatisfação sobre índice de reajuste salarial do Exército.

Diz o relatório secreto do Centro de Inteligência do Exército (CIE), nº 394, de 1990, com 96 páginas, ao qual o DCM teve acesso, e que é publicado pela primeira vez (veja abaixo):

“Punido por ter elaborado e feito publicar, em uma revista semanal, de tiragem nacional, sem conhecimento e autorização de seus superiores, artigo em que tece comentários sobre a política de remuneração do pessoal civil e militar da União: ter abordado aspectos da política econômica e financeira fora de sua esfera de atribuição e sem possuir um nível de conhecimento global que lhe facultasse a correta análise; por ter sido indiscreto na abordagem de assuntos de caráter oficial, comprometendo a disciplina; por ter censurado a política governamental; por ter ferido a ética, gerando clima de inquietação no âmbito da OM (Organização Militar) e da Força e por ter contribuído para prejudicar o excelente conceito da tropa paraquedista no âmbito do Exército e da Nação (NR 63, 65, 66, 68 e 106 do anexo I, com agravantes do NR 2 e letra “C” NR 6 do artigo 18, tudo do RDE, fica preso por 15 (quinze) dias”.

O ato grave de indisciplina provocado por verborragia sua e de sua esposa, que falou à repórter da Veja sobre o plano de explodir bombas, culminou em 15 dias de cadeia para o então capitão. Mas só.

(...)

No dia 16 de junho de 1988, o STM realizou reunião para julgar Bolsonaro e o inocentou. Ato diametralmente oposto ao que acontecia dentro do mesmo Tribunal quando do julgamento de ações envolvendo qualquer cidadão acusado de ser contra o regime militar; mesmo que essa pessoa tenha apenas escrito uma carta endereçada a seus colegas de profissão.

Anos depois desse episódio sobre os planos terroristas de Bolsonaro no STM, o próprio disse à imprensa que todo esse imbróglio jurídico interno da caserna apenas o ajudou a ganhar fama e se eleger.

Anônimo disse...

Piada pronta para o Sensacionalista: Frota vai se virar e pagar Gil, Caetano e Freixo:

FERNANDO BRITO · 15/10/2017 - O Tijolaço

procfrota

A rapaziada do Sensacionalista só tem moleza no país da piada pronta.

Caetano perdeu a paciência e entrou com processo contra, Alexandre Frota, Kim Kataguiri, e a turma do MBL. Contra Frota, aliás, são dois processos. Frota é processado também por Gil e Marcelo Freixo.

Num dos processos, Caetano tem a companhia da mulher, Paula Lavigne.

Transcrevo, literalmente o tema da ação: “Direito de Imagem / Indenização Por Dano Moral C/C Dano Moral – Outros/ Indenização Por Dano Moral C/C Antecipação de Tutela E/ou Obrigação de Fazer Ou Não Fazer Ou Dar.

Como Caetano tem respeitáveis 75 anos, a ação vai correr mais rápido, pela prioridade legal e foi impetrada na quarta feira, na 11ª Vara Cível do Rio de Janeiro. O processo de Gil já resultou na retirada de um twitter ofensivo.

Não tem perdão e Frota que se vire para pagar. Alexandre Frota, pela repercussão que as ofensas que dirige aos outros pela internet, vai será condenado a pagar um bom dinheiro, ainda mais que os ofendidos, no caso de caetano e Gil, têm imagem pública diretamente ligada a seu ofício de compositor e cantor.

Ricardo disse...

Esta gente deve procurar analistas e/ou psícólogos. São depravados sexuais, e acham que suas fantasias devem ser "jogadas" à sociedade, como se normais fossem. Não são! Agridem os que os cercam, "forçam a barra", para impor isto. No fundo, vivem de algum tipo de "mesada", em sua grande maioria. Ou alguma boquinha pública, que lhes permite tempo livre para "viajar", em teses malucas e desprovidas de qualquer nexo. São sim, uns depravados!!

Anônimo disse...

Para essa gente o que importa porta é o título de eleitor e ter a simpatia da pedra ou do cachorro. O que isso vai significar ou acarretar para a vida na Terra não importa. O mundo vai de mal a pior...

Anônimo disse...

Coisa mais ridícula !

Anônimo disse...

Para quem não se sente representado? o formulário é para inscrição em processo de ensino-pedagógico ou do facebook?
Claro que vindo da vana estocadora de ventos, insuflada pelo politicamente correto que levou este país aos caos de valores que vivemos hoje, não é de se admirar.

Anônimo disse...

depois disso, todo aquele papo estranho do Serguei sobre transar com arvores e ser "pansexual" faz todo sentido...

nao é de graça que as universidades brazucas sao umas tremendas porcarias...

enquanto universidades estrangeiras se preocupam em formar alunos para abocanhar premios Nobel mais a frente, as nossas ficam nesse terceiro mundismo cafona de dar dó...

desistam...

quem ainda nao saiu do país, nao perca mais tempo...

voce esta jogando sua vida fora...

Anônimo disse...

Na minha cidade lá do interior sempre foi tudo muito simples: ou era homem ou era simplesmente puto.

Deu !!

Anônimo disse...

A Paraiba tem um registro musical antigo sobre o assunto : " Paraiba masculina, mulher macho, sim senhor..." . Deve ser música regional da preferência de Dilma.. Daí a sua preocupação .!!!

elias disse...

Que putaria!

Anônimo disse...

Serão as inscrições discentes mais complicadas da estória universitária da PARAIBA. Uma "grande contribuição" de Dilma , a estocadora de ventos e polêmicas .!!! Tia Glória.

Anônimo disse...

É "universidade", tem certeza.Nessa instituição tem professores de biologia?Deveria ter uma campo para quem gostaria de ser uma metarmofose ambulante, como dizia Raul Seixas.É o fim da picada.

Anônimo disse...

É o suficiente para que seja execrada e abandonada.

Anônimo disse...

Mas só podia ser coisa da estrovenga. Aquela mulher sapiens marcaria o "X" na opção em branco, com toda a certeza. Inventaria o gênero presidenta, ou estocadora, ou seguidora da Janete, da Iolanda,... kkkkkkkkkkkkk
E uma universidade "federal" adota a tal de adequação.kkkkkkkkkkkk
Vejam bem, para candidatos a doutorado ou mestrado. kkkkkkkkkkk O que será que sairá dali? kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Caro políbio !
Muito Obrigada por informar aos seus leitores heterossexuais que agora pertencemos ao cisgênero...
Quem serão os malucos que estão estão promovendo esta verdadeira esbórnia em nosso país?
O Brasil ainda vira fábula...

Unknown disse...

Durante toda a história da humanidade, sabia-se que menino era menino e menina era menina.
Agora insistentemente querem nos convencer que a biologia está errada.

Anônimo disse...

COMO FAZ FALTA UM GENERAL PARA ACABAR COM ESSA PUTARIA DE GRAMSCISMO E VIADA EM! A INTERVENÇÃO MILITAR ESTÁ SENDO PLANEJADA COM TODA A CALMA E QUANDO OCORRER, O POVO VAI ACLAMAR FORTEMENTE! E OS COMUNAS, COLOCARÃO SEBO NAS CANELAS, POIS NÃO TERÃO MAIS MÍDIA, CONGRESSO, STF E ONGS PARA ESPERNEAR! SERÁ MARAVILHOSO!

Anônimo disse...

" Excelente" iniciativa da Universidade da Paraiba e de Dilma, a semeadora de VENTOS , que colheu tempestade .
O ensino superior PÚBLICO nos "enche" de orgulho com inovações como estas .!!!

Anônimo disse...

FALTOU! FALTOU! FALTOU O "GD" ,GRELO DURO ,COMO LULA AS CLASSIFICA, ENTÃO ACHO QUE DISCRIMINARAM SEM ESSA OPÇÃO,E DEVERIA DAR UM MANIFESTO.

Alberto disse...

Já passaram de todos os limites mas são amestrados pela Globo.

Anônimo disse...

É uma nova geração "transformers" masculino e feminino

Anônimo disse...

CÁRMEN LÚCIA PAUTARÁ ANULAÇÃO DO GOLPE COM A PRESSA DO CASO AÉCIO?
STF / Stuckert
"Em qual país do mundo a maior corte de Justiça ficaria inerte diante de evidências de que a democracia foi subvertida com a derrubada de uma presidente eleita por parlamentares que venderam seu voto? Depois que Lúcio Funaro confessou ter providenciado R$ 1 milhão para Eduardo Cunha comprar votos para o impeachment, o silêncio do STF constituirá sua nódoa histórica mais grave", escreve Tereza Cruvinel; depois de recordar que a ministra Cármen Lúcia "tratou de acelerar" a votação da Adin que acabou beneficiando Aécio Neves, na semana passada, a jornalista questiona: "irá a presidente do STF pautar a apreciação do recurso em que o advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, pede a anulação da votação vergonhosa de 17 de abril do ano passado?"....
15/10/2017 - Brasil 247

Anônimo disse...

a parte mais fantástica é que mesmo depois de todas as inúmeras opções oferecidas (e não foram poucas se levarmos em conta que se trata do sexo de pessoas, que a teor da genética são apenas dois), AINDA HÁ UM ESPAÇO EM BRANCO PARA QUEM NÃO SE SENTIU CONTEMPLADO!!

HEHEHEHEHEE

Seria de rir, senão fosse sério, muito sério...

Anônimo disse...

O mais curioso para mim em toda essa polêmica é que a abrangência desse discurso denominado "ideologia de gênero" restringe-se à classe média.

Os ricos continuam procriando-se entre si, assim como os pobres e miseráveis.

A classe média está sendo destinada à extinção.

-------------------------------------------------------------------

(Deixo o convite a cada um que desenvolva o raciocínio).


Grato pelo espaço,
S.

Anônimo disse...

- A REDE GLOBO + A REDE DA IGREJA UNIVERSAL + TODA A MÍDIA
OFICIAL estão todas junto com LULA que, COMO SEMPRE, 100% MENTE PARA NÓS, que só a garotada está junto com Bolsonaro! Também estamos com Boldonaro, 100 milhões de brasileiros, que vivenciaram a partir de 62 a tentativa de golpe comunista financiada por CUBA, através dos comunistas assumidos do PTB(= PDT) do Brizola, do
Presidente João Goulart seu cunhado, e quando foi deposto estava na China, como agora repete o presidente Temer.

Reparem, irmãos, que Temer já foi duas vezes pra China, pra negociar interesses secretos, que não podem ser falados em celulares, em reuniões virtuais e na internet, grampeados pela PF.

Temer também foi pra Rússia há poucos dias, pra tratar de assuntos secretos comunistas, com o presidente Vladimir Putin, o homem mais mafioso e rico do mundo = máfia russa = hackers russos, que estão alterando nas urnas eletrônicas da SMARTMATIC, via internet, os resultados das eleições presidenciais comprovadamente nos EUA, também no Brasil em 2014, no México, Venezuela, Peru, em todos os países com ditadores comunistas, que se dizem nacionalistas.
Os comunistas falam em liberdade, que querem "salvar" o povo, que não quer ser escravizado pelos ditadores ladrões. O comunismo de Fidel Castro matou os homossexuais e milhares da direita, desde que deu o golpe!!! Os cubanos não têm acesso à internet, nem podem fugir do país, porque são caçados por espiões de Cuba!!

Unknown disse...

Cartilha Comunista em prática...

Anônimo disse...

Nada mais natural, afinal de contas, esse estado de verdadeira demência foi parido e criado justamente no seio de programas de graduação e pós-graduação do lixo universitário. Em regra, quanto mais titulação possui o indivíduo, mais alienado da realidade ele é, especialmente em se tratando das chamadas "áreas humanas". Nessa seara, o pobre papel realmente aceita qualquer coisa.

Anônimo disse...

Faltou os Hermafroditas e (froditos) e os ET´s...

Anônimo disse...

A doida dilmanta era terrorista fajuta e quebrou o Brasil.
Pode Jair acostumando.

Anônimo disse...

É mesmo

Anônimo disse...

Os pais de hoje não precisam repetir o bordão do comediante Jorge Dória.
"onde foi que eu errei?"

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/