Artigo, Marta Sfredo, Zero Hora - Origem do otimismo criado pelos dados do PIB no segundo trimestre

Depois da divulgação que surpreendeu nos detalhes da alta de 0,2%, economistas tratam de revisar para cima suas projeções para 2017

Depois dos resultados do PIB do segundo trimestre, analistas passaram a revisar suas projeções para o crescimento neste e no próximo ano. Filho de gaúchos, Cristiano Oliveira, economista-chefe do Banco Fibra, alinha-se entre os mais otimistas. Estima alta de 1% na atividade para 2017 e nada menos de 3,7% para 2018. A coluna quis saber qual era o motivo da ousadia e ouviu a resposta: o analista diz que não é ele o confiante, os demais estariam muito conservadores.

Um dos argumentos de Oliveira é técnico: nas suas contas, o crescimento acumulado no ano garante carry over (herança estatística) de 0,47%. Quer dizer, se não houvesse avanço do PIB nos dois últimos trimestres, já estaria consolidada expansão desse tamanho, acima da média das estimativas, de 0,39%.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O editor pede que o leitor preste atenção nos argumentos. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Como dizia o Economista Delfim Netto qualquer dado de economia que apresente um número com duas casas após a vírgula é ...falso.... óbvio que o,39 é.... piada kkkkkk

Anônimo disse...

NOVO AUMENTO DA PETROBRAS FAZ GASOLINA ACUMULAR ALTA DE MAIS DE 10% EM SETEMBRO:

REUTERS/Ueslei Marcelino
Petrobras anunciou nova elevação nos preços da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 10% em poucos dias de setembro, após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível; nesta segunda-feira, a Petrobras anunciou alta de 3,3% na gasolina, a partir de terça-feira; na semana passada a companhia já havia anunciado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina.

4 DE SETEMBRO DE 2017

Reuters - A Petrobras anunciou nesta segunda-feira nova elevação nos preços da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 10 por cento em poucos dias de setembro, após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível na semana passada.

A estatal disse em comunicado que o novo reajuste foi decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), convocado quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7 por cento para cima ou para baixo em um único mês.

Nesta segunda-feira, a Petrobras anunciou alta de 3,3 por cento na gasolina, a partir de terça-feira. Na semana passada a companhia já havia anunciado reajustes de 4,2 por cento e 2,7 por cento para a gasolina.

No diesel, o reajuste anunciado nesta segunda-feira foi marginal, de 0,1 por cento. Antes o combustível havia subido 0,8 por cento e 4,4 por cento.

"Na última semana, em face dos impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços", disse a Petrobras em nota sobre os reajustes desta segunda-feira.

Apesar da convocação do grupo de preços para autorizar reajustes logo no início do mês, a Petrobras afirmou que a avaliação dos executivos do GEMP é de que a companhia tem conseguido praticar valores adequados às volatilidades dos mercados de derivados e do câmbio.

Especialistas do mercado já apontavam que os efeitos do Harvey deviam pressionar a Petrobras a novos reajustes na gasolina, devido às promessas da companhia de não praticar preços abaixo da paridade internacional.

Os impactos da tempestade nos EUA, no entanto, começam a ser dissipados nesta semana, com refinarias retomando lentamente suas atividades. Os preços de referência da gasolina nos Estados Unidos caíam cerca de 4 por cento nesta segunda-feira para os níveis mais baixos desde 25 de agosto, quando o Harvey atingiu o continente.

Anônimo disse...

PARENTE AUMENTA GASOLINA NOVAMENTE E CULPA HARVEY:

A Petrobras anunciou novo reajuste nos preços da gasolina nas refinarias, com alta de 3,3% a partir de terça-feira, após reunião do Grupo Executivo de Mercado e Preços da companhia; o reajuste é em decorrência dos impactos do furacão Harvey, que paralisou a operação de refinarias nos Estados Unidos e levou a uma disparada dos preços de referência da gasolina na semana passada.

4 DE SETEMBRO DE 2017

Reuters - A Petrobras anunciou novo reajuste nos preços da gasolina nas refinarias, com alta de 3,3 por cento a partir de terça-feira, após reunião do Grupo Executivo de Mercado e Preços da companhia em meio a impactos do furacão Harvey, que paralisou a operação de refinarias nos Estados Unidos e levou a uma disparada dos preços de referência da gasolina na semana passada.

“Na última semana, em face dos impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços”, informou a Petrobras em nota nesta segunda-feira.

A companhia anunciou ainda alta de 0,1 por cento no preço do diesel nas refinarias, válida também a partir da terça-feira.

Alberto disse...

Não deverias mais publicar artigos do Grupo RBS/ZHelotes que agora pretende (provavelmente a mando da Globo) transformar nossa Semana Farroupilha em 'salada de frutas' como hoje mostrando casal de duas 'gauchinhas' namoradas, usando botas, bombachas, aos beijos em pleno JA! Precisavam fazer isso bem no começo das festividades?

Alberto disse...

Mas deixando bem claro que todos/todas devem ser respeitados...

Anônimo disse...

Lucro da Caixa mais do que dobra no 1º semestre e passa dos R$ 4 bilhões, diz Banco Central - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/09/economia/583918-lucro-da-caixa-mais-do-que-dobra-no-1-semestre-e-passa-dos-r-4-bilhoes-diz-banco-central.html)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/