Artigo, José Eduardo Faria, Estadão - Corrupção sistêmica e Direito Penal

Quando o Brasil estará numa situação como a dos EUA, onde prevalece o rigor do FCPA?

No julgamento do mensalão, as discussões no STF giraram em torno da “teoria do domínio do fato”, doutrina criada por criminólogos alemães que dá margem às mais variadas interpretações – inclusive políticas. No julgamento das ações sobre corrupção sistêmica da Petrobrás e da Odebrecht, abertas com base numa operação que mudou os padrões de investigação criminal no País, destacam-se as acirradas discussões entre juízes de 1.º grau e de tribunais superiores sobre o alcance das leis penais mais recentes, que fundamentam as condenações de políticos e executivos acusados de atos ilícitos contra a administração pública nacional e estrangeira.

Uma dessas leis é a que trata das organizações criminosas (12.850). Sancionada em 2013, já propiciou um número expressivo de delações premiadas de dirigentes de corporações – só na Petrobrás foram mais de 60 e, na Odebrecht, 77. Outra é a Lei Anticorrupção (12.846/13), que referendou o compromisso do Brasil – um dos últimos signatários sem lei própria na matéria – com a Convenção Antissuborno da OCDE.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

OAB, de que SÃO FEITO? Pergunta que não quer calar!

Anônimo disse...

Enquanto o povo não aprender e exigir do governo respeito com o dinheiro arrecadado do nosso trabalho, seremos sempre um povo explorado, submisso e marginalizado, assim como nos encontramos atualmente. Precisamos saber onde o nosso dinheiro é aplicado. E urgente extinção do cartão corporativo para políticos. Chega ser vergonhoso o que gastam sem prestar contas. Acorda Brasil!

Anônimo disse...

Barroso será o relator de pedido de inquérito contra Michel Temer:

11/09/2017 - Brasil 247

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi sorteado como relator do pedido de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o presidente da República, Michel Temer; suspeita envolve corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto que teria beneficiado a empresa Rodrimar, que atua no porto de Santos; procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia pedido que o caso fosse sorteado para um novo relator por não ter relação com os fatos apurados na Operação Lava Jato...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/