Surpresa baixista com o IPCA-15 de agosto reforçou tendência desinflacionaria

Eles domaram a inflação, que tinha superado dois dígitos e em alta desenfreada quando Duilma foi apeada do governo.

O IPCA-15 registrou alta de 0,35% em agosto, abaixo da expectativa do mercado (ambas de 0,40%), conforme divulgado ontem pelo IBGE.

 aceleração em relação ao mês anterior, quando o índice caiu 0,18%, refletiu principalmente o avanço dos preços de transportes e habitação. O primeiro item passou de uma deflação de 0,64% para uma alta de 1,35%, pelo aumento dos impostos sobre combustíveis. Já os preços de habitação avançaram 1,0%, ante 0,24% de alta na leitura anterior, em resposta ao aumento dos preços de energia elétrica após o acionamento das bandeiras amarela (em julho) e vermelha (em agosto). Os preços de alimentos, em contrapartida, intensificaram a queda de julho, recuando 0,65% neste mês. No acumulado em doze meses, o índice cheio desacelerou de uma expansão de 2,78% para outra de 2,68%. Para o IPCA de agosto, espera-se uma variação positiva dos preços de 0,34%.

3 comentários:

Anônimo disse...

O simples fato do Brasil do bem ter retirado a esquerda atrasada do poder já foi deu o animo que a economia precisava, a economia so começa a se recuperar agora porque o estrago foi muito grande.

Anônimo disse...

E o corte dos gastos do setor público? Nada? Nesse setor Meirelles receia enfrentar? Novamente o povo povo foi obrigado a pagar a conta. Nosso país virou piada frente ao mundo.

Anônimo disse...

Polibio, quando a Doidilma sambou, meu vizinho dice assim: mais um dia com esta maluca e teria comitido suicidiu

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/