Vendas de veículos registraram alta de 2,2% em junho

A produção total de veículos, excluindo máquinas agrícolas, somou 212.281 unidades em junho, segundo os dados divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o equivalente a uma retração de 7,8% na margem, descontando os efeitos sazonais. Tal resultado refletiu as variações negativas das categorias de automóveis, comerciais leves e caminhões, com quedas de 9,1%, 0,6% e 6,0%, nessa ordem. 

Apesar da queda da produção, as vendas ao mercado interno, por sua vez, avançaram na comparação com maio, mostrando alta de 2,2% na margem, na série dessazonalizada, com variações positivas em todas as categorias. Automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões apresentaram crescimento de 1,2%, 6,8%, 28,0% e 4,2%, respectivamente, também excetuados os efeitos sazonais. As exportações continuam fortes, apesar de uma queda de 2,8% na passagem de maio para junho, acumulando alta de 39,0% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2016.  Dessa forma, os estoques apresentaram queda de 1,2% na margem. 

Para os próximos meses a produção deverá avançar, uma vez que os estoques estão relativamente ajustados e a demanda tem superado a oferta.

Nenhum comentário: