Mercosul + Chile, Colômbia, Guiana e México pedem restabelecimento da democracia na Venezuela

O bloco Mercosul pediu nesta sexta-feira à Venezuela o restabelecimento da ordem institucional e que o governo de Nicolás Maduro e a oposição iniciem um diálogo que permita um "arranjo político crível".

O comunicado conjunto foi emitido pelos Estados-membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) bem como Chile, Colômbia, Guiana e México, que se reuniram na cúpula de chefes de Estado na cidade argentina de Mendoza. Na nota, os países reiteram sua "profunda preocupação com o agravamento da crise política, social e humanitária" na Venezuela.

Além disso, o texto faz "um apelo urgente pelo fim da violência e pela libertação de todos os detidos por razões políticas".

Os países signatários da declaração exigem o restabelecimento "da ordem institucional, a vigência do Estado de direito e a separação de poderes, dentro do pleno respeito às garantias constitucionais e aos direitos humanos".


A declaração não foi assinada por alguns dos países que participaram da cúpula, como Bolívia, Equador e Suriname.

10 comentários:

Anônimo disse...

Mais boçal que o Maduro são os petralhas daqui que o apoiam. Apoiar um ditador que mata seu povo apenas pra manter sua boquinha é uma insanidade, coisas de idiotas esquerdopatas. Essa gente deveria lavar a boca cada vez que falasse em democracia. Canalhas.

Mordaz disse...

Separação entre poderes que nem no Brasil? Que o congresso blinda o presidente corrupto? E o Presidente corrupto interfere no TSE para escapar da lei?

Anônimo disse...

O Brucutu maduro e sua trupe não conhecem as palavras, Democracia, Competência e Gestão.

Anônimo disse...

América com 15 países e 3 pedem ? kkkkkkkk

Anônimo disse...

A contabilidade assassina do regime repressor de MADURO, na VENEZUELA, chegou a 100 MORTOS . A última vítima foi um adolescente de 15 anos de idade .!!!

Anônimo disse...

Brasil não conta, por cá a corrupção generalizada faz até aumentarem os impostos para poderem continuar no poder.

Anônimo disse...

É a derrocada do sonho (pesadelo) comuno bolivarino na América Latrina!

Anônimo disse...

http://www.imprensaviva.com/2017/07/o-brasil-nao-e-um-pais-serio-ou.html

Anônimo disse...

Porque não se preocupam com o Brasil, com a crise política, com o desemprego, com a insegurança, com a roubalheira do dinheiro público, com as mordomias do executivo, legislativo e judiciário?
Deixem a Venezuela resolver sozinha seus problemas

Anônimo disse...

Petralha é como cachorro que come ovelha, para os quais só tem uma solução.
Vide os petralhas do blog.