Fuga de brasileiros para Portugal diminuiu em 2016

Em 2016, pelo sexto ano consecutivo, houve um decréscimo no número de cidadãos do Brasil autorizados a viver em Portugal. Embora os brasileiros continuem sendo, com folga, a maior comunidade estrangeira no país -20,4% do total-, nossa participação vem diminuindo. De 2010, recorde histórico, até 2016, há 38.111 brasileiros menos residindo em Portugal -uma redução de 31,9% no período. No ano passado, 81.251 brasileiros viviam em Portugal, E,2010, o número chegou a 119.363.

Leia esta reportagem da Folha que o editor copidescou:

Autoridades portuguesas e brasileiras concordam que o perfil do imigrante vem mudando, e há, entre os que chegam, cada vez mais profissionais qualificados.

A procura de brasileiros por imóveis no país é um bom indicativo deste fenômeno.

Dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal indicam que, em setembro, os brasileiros superaram os chineses e tornaram-se a terceira nacionalidade que mais compra imóveis no país.

No fim de 2015, Portugal já era o terceiro país onde os brasileiros mais investiram em imóveis.

A sensação de que brasileiros endinheirados invadem o país já ecoa na mídia lusa. A revista "Sábado" publicou neste mês longa reportagem de capa intitulada "O luxo dos brasileiros em Portugal".

14 comentários:

Anônimo disse...

Brasileiro que tiver documentacao habil para nao virar um imigrante ilegal e tiver tambem boa qualificacao profissional, so fica no Brasil se for um lunatico. Isso ai acabou e nem com 2 geracoes a frente se pode consertar tamanho estrago economico, moral, educacional, infra-estrutura de quarto mundo e etc.
O aeroporto e a melhor saida e com bilhete so de ida!!!!

Anônimo disse...

Tenho pena de Portugal...Vai virar um pais corrupto...estes brasileiros não prestam...a maioria.
Antes q me agridam...não sou conterrâneo.

Anônimo disse...

Tenho que concordar com o anônimo das 09:18, Brasil acabou ...

Anônimo disse...

Talvez o êxodo tenha diminuído porque depois de 6 anos vivendo regularmente, com trabalho e moradia, o brasileiro pode se naturalizar português. Quem pode ir, vai.
Daí então ele não aparece mais como estrangeiro e sim como português.
Sugiro verificar quantos brasileiros adquiriram a naturalidade lusitana ou se naturalizaram portugueses nos últimos 5 anos.

Anônimo disse...

Somente não estão saindo mais por falta de "grana"! Os que tinham, já foram! Estou fazendo caixa para, dentro em breve, me mandar daqui eu e minha esposa!

Anônimo disse...

São as CORTES brasileiras, castas criadas pela CF/1988, retornando as suas origens!
Enquanto isto a PLEBE permanece trabalhando para o sustento delas, face garantias "constitucionais" DESIGUAIS.

Se diminui para Portugal, cresceu para os EUA, FLORIDA.


Anônimo disse...

Até eu e a mulher, ambos funcionários públicos aposentados federais, estamos pensando em deixar os filhos e netos, e irmos morar em Portugal. O único problema é termos que viajar uma vez ao ano, para dizer que ainda estamos vivos.

- Eu qdo guri, os professores diziam que o Brasil era o país do futuro. O futuro nunca chega, chegou com o maior roubo e desgraça que um governo pode ter criado. VAI FICAR PIOR SE, SE, A QUADRILHA DO LULA, VOLTAR AO PODER. A situação da Venezuela, ficará parecendo briga de jardim de infância.

Anônimo disse...

Com exceção das altas temperaturas, ventos do Saara, baixa umidade, temperaturas de mais de 40ºC no verão e até 46 ou mais que noticiaram, o resto deve ser bom. Brisa o calor de Porto Alegre com 35 graus.

Anônimo disse...


Anônimo das 09:39 e SEM AGRESSÃO: está na "minoria" ou se inclui na "maioria"? Diz aí, porque os que "não prestam" querem saber!!!

Anônimo disse...

Uma ótima opção para quem pode é o Aeroporto .!!!

Anônimo disse...

Quem puder que fuja! Quem não puder que fique no brasilixo! Nem daqui 500 anos essa chorga dará certo... Povo ruim, políticos pior ainda!

Anônimo disse...

Concordo com ele..essa brasileirada é uma chinelagem.

Anônimo disse...

Coitados do Portuguêses...vão acabar com o país. Em breve a rafuagem vai estar berrando nos bares..samba e pagode a todo volume nas moradias..e a tradicional esperteza brasileira sendo disseminada...espero que os meus patrícios não se contaminem com a "alegria" desse povo.

Anônimo disse...

EU NAO Fui ainda POR FALTA D GRANA se tivesse ja teria me mandado , europa é europa nao se compara com este lixo de pais aqui

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/