Artigo, Tito Guarniere - O gigantismo do Estado

Uma das razões do nosso atraso, do nosso desenvolvimento pífio, é o apego ao Estado, a crença inabalável de que o Estado tudo pode - nos proteger e salvar -, ao lado da nossa desconfiança, do nosso pé atrás, em relação à atividade empresarial e produtiva.

Não estou, decididamente, entre os que acreditam no Estado mínimo, nem tenho fé cega nas virtudes do mercado. E como poderia, depois de que as entranhas do grande empresariado nacional foram expostas, nos assaltos furiosos que promoveram aos cofres da União, dos estados, dos municípios?
Mas mesmo as falcatruas ora reveladas, que nos enchem de horror e indignação, não teriam sido perpetradas sem a ajuda prestimosa de agentes públicos, isto é, roubos, propinas, obras superfaturadas, licitações viciadas, financiamentos a juros negativos, vieram de dentro do Estado.

Tudo que vem ocorrendo, nestes últimos anos, já bastaria para cogitar de reduzir o tamanho do estado. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Henrique disse...

O estado não consegue produzir riqueza, a petrobrás é prova. Somos, o povo, mera colônia de Brasília. Nem em 10 anos de ralação pesada eu ganharia 1 mês de salário de um Senador. Somos escravos, nada mais. E claro, como em qq regime comunista, eu tb vou servir bem como adubo. Isso é ser brasileiro.

Anônimo disse...

CRISE SÓ EXISTE PARA QUEM VIVE NA INICIATIVA PRIVADA....

BRASIL..JAMAIS FOI UMA DEMOCRACIA....AQUI REINA O IMPÉRIO DOS SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS....

AS PENSÕES E APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PUBLICO É A MAIOR TRANSFERÊNCIA DE RENDA DO MUNDO CIVILIZADO....(iniciativa privada x setor publico)

O ÚNICO ARGUMENTO É....SOU CONCURSADO( fiz uma prova e fui melhor colocado)....POSSO TUDO...NÃO FIZ A LEI...SÓ LUTO POR MAIS GRANA ATRAVÉS DE PENDURICALHOS...SABEMOS QUE NOSSO DESCONTO PARA PREVIDÊNCIA É UMA MENTIRA...E DAI ...É A REGRA....A GENTE FAZ PRESSÃO, GRITA OS DEPUTEDOS SE APAVORAM E APROVAM MAIS UM PENDURICALHO A NOSSO FAVOR..É A VIDA EM BANANIA...

QUANDO NÃO TEM GRANA SUFICIENTE, OS DESGOVERNOS AUMENTAM OS IMPOSTOS....OU MELHOR, RETIRAM MAIS GRANA DO BOLSO DA INICIATIVA PRIVADA, QUE É QUEM PAGA A CONTA E FICA CADA VEZ MAIS POBRE....

EI...VOCÊS AI DA INICIATIVA PRIVADA...NÃO FIQUEM BRABINHOS COM A GENTE...O JOGO JOGADO É ESTE....MANDA QUEM PODE...

ATÉ QUANDO???????????



Façanha, o advogado do povo disse...

A DIREITA É BURRA.QUEREM DIMINUIR O ESTADO, AS BESTAS. MAS COMO? A falta de CONTROLE DE NATALIDADE, onera violentamente o Estado, que tem de dar SAÚDE, CRECHE e ESCOLA, MORADIA BARATA, BOLSA FAMÍLIA, etc; daí a MASSA DE LUMPENS, OS SEM: sem cultura, sem educação formal, sem família, sem inteligência, SEM FUTURO. Essa massa de desempregados, vai FAZER BICO, ou cai na DROGA, no ASSALTO; que preferem? um assalto por dia, ou um camelô na porta da loja? Um assaltante drogado em cada esquina, ou um flanelinha?
O Estado chegou no limite de sua capacidade assistencialista, MAS NÃO PODE ENCOLHER, daí o franco favoritismo das ESQUERDAS nas eleições; se A DIREITA NÃO MUDAR O DISCURSO, 2018 será deles.