Artigo, Eduardo Vessoni, MSN- Cinco roubadas que você deve evitar em Gramado, na Serra Gaúcha

O jornalista acha que Snowland é uma roubada.


Recebi olhares tortos quando anunciei, entre amigos, que meu próximo destino seria Gramado.

Uma jornalista de Porto Alegre não demorou em dizer “Bah, Gramado é o Projac da Serra Gaúcha”, em referência à cenografia de casas de estilo alpino e à sequência de lojinhas boutique da avenida principal.

Com uma estrutura capaz de envergonhar outros endereços turísticos do país, Gramado é um dos destinos nacionais mais procurados por brasileiros e até levou, recentemente, o título de melhor destino do Brasil, naquelas votações virtuais feitas por internautas.

Não que a cidade precise ser riscada da sua lista de viagens, mas ver um grupo de brasileiros carentes de neve, entocados numa construção fechada que imita uma estação de esqui, com um sol a pino do lado de fora, em pleno mês de março, foi uma das experiências mais deprimentes que senti em viagens.

Até vinho tinto descia melhor naquele dia de sol forte, na última semana de verão gaúcho. Se existisse, San Carlos de Bariloche se reviraria no caixão.

Como todo destino popular, Gramado também tem suas roubadas (e cada uma delas pode ser evitada para garantir uma viagem menos traumática):

Trânsito caótico.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

43 comentários:

Anônimo disse...

Para o tal "jornaleiro de POA" linda mesmo deve ser a capital da gauchada: ruas limpas, centro cheirando sândalo e lavanda, sem mendigos e outros vagabundos pelas calçadas, Paço Municipal que lembra os melhores da Europa, Mercado Público não vandalizado, monumentos com placas e identificados, sem vendedores de quinquilharias, contrabando e muamba pelas ruas centrais, sem pichação, segurança máxima, ruas centrais que permitem a circulação das famílias até altas horas da madrugada e "cidade" que acolhe bem visitantes como eu.

Anônimo disse...

Pior é que é verdade.
A única coisa boa de gramado é que o risco de ser assaltado é menor. O resto se resume à artificialismo. E, por sinal, até uma barra de chocolate de loja de R$ 1,99 é melhor do que aquela porcaria açucarada que eles vende por lá com esse nome.

Anônimo disse...

BAITA CHINELÃO !
GRAMADO EM 2015 FOI O TERCEIRO DESTINO MAIS VISITADO DA AMERICA.
1º PANAMA
2ª BUENOS AIRES
3º GRAMADO
CIDADE MUDIALMENTE CONHECIDA.

Anônimo disse...

Gramado, junto com Foz,talvez seja o único destino civilizado do Brasil.
Os caras estão incomodados, essa é a verdade.
Gostam das favelas do Rio de Janeiro e das praias cheias de moscas no nordeste.

Anônimo disse...

Pode ir tomar água de Coco nas águas poluídas do Rio de Janeiro, Salvador e outros. Gramado não é perfeito, nem destino obrigatório, é para quem gosta e pode. Não gosta? Fique no Parque da Redenção, no Centro Histórico de POA. Há espaço para todos os gostos.

Anônimo disse...

É O ÚNICO LUGAR DO R.S. QUE AS PESSOAS FINGEM QUE SÃO EDUCADAS NO TRÂNSITO!!!

Anônimo disse...

é a cara da classe mediazinha gaúcha, ou seja, uma breguice sem fim ehehehehehe..quem tem casa em canela sabe o q diz...

Anônimo disse...

Eduardo Vessoni, não sabe, coitado, reza pela cartilha de Antonio Gramsy!

Anônimo disse...

Há parques de diversões espalhados pelo mundo e todos são enganação, simulam ambientes e situações. Vai quem quer. Pode comer um bife num boteco sujo e quente por R $10, 00 ou pagar R$ 50 ou 100 num ambiente limpo. Vai quem quer. Há quem prefira um churrasco na garagem ou no bosque, quem sabe na churrasqueira do condomínio...

Anônimo disse...

alguem precisa me explicar mesmo qual a tara dessa brazucada que viaja para o alto das serras e morros para ver uns simulacros de neve cair no chao e logo desaparecer...

é muita carencia de civilização...

Anônimo disse...

Gramado e Canela são cidades lindas pela natureza que as envolvem, as paisagens da serra são de tirar o fôlego . O restante é artificial, os cafés, o chocolate, o fondue e os museus, para as delícias do turista e dos empresários locais. O jornalista da MSN não deve ter notado o principal dessas duas cidades , a exuberância da natureza . !!! Tia Glória .

Anônimo disse...

SQN

Anônimo disse...

SQN

Anônimo disse...

Sinceramente, o jornalista tem toda razão. Só recomendo a conhecidos uma rápida passagem por Gramado, para dizer que foram, prefiro muito mais indicar que fiquem em Nova Petrópolis, Canela ou que sigam para Caxias, Bento ou outra cidadezinha menor que vão ser tratados decentemente e ju$tamente, conhecendo o verdadeiro espírito serrano gaúcho.

Anônimo disse...

Li a reportagem toda, e tenho que admitir que ele está certo. O melhor de ir para aquela região é ir para Canela.

Anônimo disse...


Uuurrrraaaa!!! Li toda a matéria. Primeiro o dito pode não gostar como qualquer outro que vá a Gramado ou qualquer outro destino, até exercendo o seu "livre arbítrio". Não sei onde o sujeito mora (parece ser São Paulo) que é uma cidade excelente, sem quaisquer inconvenientes que hoje estão presentes nas comunidades, Brasil afora.
Agora que o fulano é muuuuuiiiiiittttttoooooo aaaaaammmmmaaaarrrrggggooooo (ainda bem que não experimentou o chimarrão!!) e, pegou pesado, não há dúvidas. Acho mesmo que em suas próximas férias deva ir para Bariloche, Zurique ou outro destino turístico no país, ou, ainda, "para qualquer lugar do planeta", que segundo o Google, o mesmo visitou desde 2008, por ser ligado à área de turismo. De qualquer forma, os "elogios", quem sabe, possam analisados em Gramado, para promover melhorias.
Carpe diem!!

Di Roxanne disse...

Falar mal de GRAMADO? Pura inveja...

Anônimo disse...

Off:
Ótimo artigo do Dr. Jorge Béja!
Por que Reinaldo Azevedo é contra a Lava-Jato e ataca tanto a Deltan Dallagnol?
Aqui:
http://www.tribunadainternet.com.br/

Anônimo disse...

nada contra as construções de estilo europeu, pelo contrario, sou a favor, ja que enaltece a cultura de muitos colonizadores daquela regiao...

mas esse negocio de neve artificial, vamos ser sinceros, é completamente desnecessario...

bizarro mesmo...

Anônimo disse...

Gramado é a capital da breguice. Prefiro São Chico que é mais bagual. kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Gramado é um horror. Baixam a temperatura dos relógios digitais, para que as pessoas sintam mais frio do que faz, vendem a ideia de vai nevar no fim de semana seguinte (quase nunca neva), tem favelas horrorodas (que não são vistas), tudo é caríssimo - preços de Europa - e a cidade pouco oferece. Qu gosta de pagar um fotuna e ficar em fila, ok. Uma vez Sergio Faraco escreveu, em ZH, uma crônica sobre a situação do escritor Arnaldo Campos, em um casa geriátrica nos confins pobres de Gramado. Os gramadenses chiaram com ZH, porque querem dominar tudo o que se escreve sobre cidade. Quem quiser frio, que vá para Urupema ou outros destinos catarineneses... Ah! Mas eles não são bons marqueteiros. Ou S.J. dos Ausentes. Sempre que algum incauto me fala de Gramado, me encarrego de fazê-lo desistir. É um horror completo, uma fraude. Eduardo.

Anônimo disse...

O aprendiz de estagiário que se diz dono de Cacias, Daniel "Napoleão de Hospício" Guerra, decreta: Turistas! Não venham para cá! Vão para Bento, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, ou para pqp. Vocês não são bem-vindos! Já cancelei a Festa da Uva. Estamos em crise, mas não precisamos de dinheiro de turistas. Duvida? Informe-se nos jornais locais!

Anônimo disse...

POA é que é bizarra!

Anônimo disse...

Anônimo de 26 de julho de 2017 11:39
"Que eles vende" é dose.
Melhor aprender a escrever e depois se dedicar às críticas.

Nercio disse...

Gramado tem lá seus problemas, coimo todas as cidades do mundo. Mas a visão amarga desse jornalista parece bastante exagerada. É muito bom passar um findi na serra, visitando Gramado, Canela, São Chico, Nova Petrópolis, etc.

Anônimo disse...

Vai nas atrações caras e sem noção quem quer. Ninguém é obrigado a ver o Papa quando vai a Roma. Então, faça seu próprio roteiro turístico, se tem museusinho disso ou daquilo, passe ao largo. Então, não vejo problema nenhum em visitar Gramado, desde que não seja na alta temporada ou durante aquele Festival que premia filmes que ninguém vê. É normal, experimente visitar o Rio no primeiro do ano, Camboriú no verão, Floripa no Carnaval, Guarujá em feriadão, etc.

Anônimo disse...

Em toda parte do mundo tem cidades que são verdadeiros espaços Hollywoodianos e o turista visita todo feliz, porque então pegar pesado com Gramado. Mania desse complexo de vira-latas do brasileiro.

Anônimo disse...

a bem da verdade, cidade bonita mesmo, pra valer, no Brasil, nao existe nenhuma...

algumas tem atraçoes naturais interressantes, mas ai nao conta, porque nao foi o homem quem construiu...

as cidades brasileiras sao de uma desordem impressionante, porque basicamente cada um faz a casa do jeito que quer e imagina...

o resultado é um conjunto arquitetonico medonho e disforme...

sem falar das fiaçoes eletricas com postes envergados de tantos fios e cabos para sustentar...

e as cias telefonicas tem uma rotina mais medonha ainda de inutilizar alguns cabos e deixa-los pendurados ou enrolados nos postes mesmo, contribuindo mais ainda para a feiura latente das ruas das cidades desse país...

Anônimo disse...

vou retificar meu comentario anterior...

ha, sim, uma cidade bonita no Brasil...

chama-se Ouro Preto, em MG...

o conjunto arquitetonico ainda preservado é belissimo...

mas tambem é aquela coisa das cidades brazucas...

saiu do raio central o "espetaculo" da favelização ja começa, com casas de todos os tipos e construidas de qualquer jeito se proliferando, aparentemente, sem o menor controle das autoridades...

Anônimo disse...

Gramado tem a cara da gauchada tosca classe media que sonha em parecer ricos! Eta lugarzinho fuleiro

Anônimo disse...

Esse cara é um babaca. Alguém precisa avisar pra ele.

Como a coleguinha dele se referiu ao projac devem trabalhar naquela "empresa jornalística" que alguns acreditam que é de "comunicação" mas na verdade VENDEM A INFORMAÇÃO DE ACORDO COM O PONTO DE VISTA DELES. VESGO É CLARO.

Anônimo disse...

Gramado é legal, mas não gosto de ser explorado, simples, pois valorizo o dinheiro que ganho arduamente.

Anônimo disse...

O coitado sofre de "complexo de vira lata" em estado agudo.

Anônimo disse...

parece que muitos gauchos sofrem do mesmo mal que acomete alguns cariocas...

quando se fala algo negativo sobre a suas respectivas cidades, tudo seria por conta de uma tremenda e incontrolavel inveja que teriamos do paraiso de ordem e prosperidade que eles criaram ...

eles acham mesmo que o sonho de todo brasileiro é morar no RJ ou em Gramado...

ai que preguiça...


Anônimo disse...

Feia São Chico

Anônimo disse...

É..bom deve ser no teu bairro..na tua cidade. Só imagino...Deve ser tão chique que até garrafa pet com agua tem sobre o medidor de energia..pra gastar MENAS luz!!!
E com certeza amanhece na rua em frente com uma bandeja de papel com uma galinha morta ..bala de mel.e velas..Vai te enxerga vivente!

Anônimo disse...

São Francisco é melhor, mas é bom que ainda não descobriram.

Carl disse...

É isso mesmo. Nova Petrópolis a 30km + pedágio de distancia de Gramado ainda conserva a naturalidade e o acolhimento digno da serra gaúcha.

Anônimo disse...

Anônimo das 14:00> aquelas cidades catarinenses que colocam termômetros nas mais profundas baixadas, que jogam água nas árvores para parecer sincelo? sempre soube que Santa Catarina vivia de marketing, só não pensei que fossem tão mentirosos!

Anônimo disse...

Tudo verdade!!! Gramado é um lugar onde só tem pobres que sobrevivem!
É esse parque de neve aí é o pior lugar que já estive,os funcionários sempre mal humorados,deve ser á má qualidade de tratamentos que recebem,vi uma superior recuperação uma coitada por me dar informações naquela lojinha enganadora. Neve super artificial só serve pra adoecer,o melhor chocolate é o da pra ser.muito adolescente fumando maconha como se fosse normal. Aquela empresa gramado Parks é um disfarce para enganar os trouxa, gramado é um lugar que nunca mais quero voltar! Muita gente mal educada deus me livre...

Anônimo disse...

Tudo verdade!!! Gramado é um lugar onde só tem pobres que sobrevivem!
É esse parque de neve aí é o pior lugar que já estive,os funcionários sempre mal humorados,deve ser á má qualidade de tratamentos que recebem,vi uma superior recuperação uma coitada por me dar informações naquela lojinha enganadora. Neve super artificial só serve pra adoecer,o melhor chocolate é o da pra ser.muito adolescente fumando maconha como se fosse normal. Aquela empresa gramado Parks é um disfarce para enganar os trouxa, gramado é um lugar que nunca mais quero voltar! Muita gente mal educada deus me livre...

Anônimo disse...

Já fui várias vezes a Gramado, gosto da cidade, não visito os ditos "museus" porque são somente para fins comerciais. Comprar ao léu não é da minha natureza. Então, visito os parques, as cidades próximas, caminho sem pressa, me divirto observando as maluquices dos turistas....fotografo as flores, as árvores...a diversão e a alegria dependem do seu estado de espírito. O autor da matéria foi e esnobe, amargo e infeliz ao julgar, cada um de nós tem direito de ser brega, quem vai, vai por escolha.











Anônimo disse...

Adoro ver a pobretagem esquerdalha surtando com Gramado. Que delícia...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/