98,4% dos venezuelanos votaram contra Constituinte de Maduro

Em Porto Alegre, a vitória da oposição foi esmagadora.O plebiscito ocorreu na Assembléia, organizado pelo deputado Marcelo Van Hatten.

No plebiscito simbólico organizado pela oposição 98,4% dos participantes votaram, neste domingo, contra a formação da Assembleia Nacional Constituinte proposta pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro. A informação é do reitor da Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL), Raúl López.

Um total de 7.186.170 venezuelanos participaram da votação. De todos os votos, 6.492.381 foram no país e 693.789 no exterior. Cerca de 95% das urnas foram apuradas. Foram 2 mil urnas com zonas eleitorais improvisadas em mais de 80 países, entre eles o Brasil. O Poder Eleitoral da Venezuela não reconhece a votação.

A consulta teve como objetivo atacar a legitimidade de Maduro em meio a meses de protestos antigoverno que mataram quase 100 pessoas e a uma incapacitante crise econômica que deixou milhões de pessoas passando por dificuldades até para comer, segundo a Reuters.