Artigo, Darcy Francisco Carvalho dos Santos - A privatização necessária

O que o governo estadual está buscando é uma maneira de viabilizar as empresas.

Para iniciar, esclareço que sou contra privatizações, desde que elas visem somente arrecadar recursos para enfrentar déficits, pela simples razão de que os déficits são permanentes e os recursos são passageiros. Em pouco tempo esgotam-se os recursos e os déficits retornam com mais força.

No entanto, o que o governo estadual está buscando, por um lado, é uma maneira de viabilizar as empresas, onde precisam ser injetados recursos de que não dispõe. Pelo menos, é isso que ele afirma. Por outro lado, busca atender a uma das exigências do Regime de Recuperação Fiscal, sem o que o Estado do Rio Grande do Sul será inevitavelmente inviabilizado. Abordarei somente o segundo aspecto, de que tenho conhecimento.

A grande crise por que passam muitos Estados, especialmente o RS, tem cinco grandes causas, três estruturais e duas conjunturais. Duas das primeiras tiveram origem no passado e foram se agravando com o tempo. São elas: a Previdência e a dívida.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Anônimo disse...

SOU A FAVOR DA COMPLETA PRIVATIZAÇÃO,PRINCIPALMENTE AQUI NESTE PAÍS DE CORRUPTOS.O PT PREFERE VER O DIABO DO QUE UMA PRIVATIZAÇÃO,PORQUE ELES SE ALIMENTAM DAS ESTATAIS PARA ROUBAR,DESVIAR RECURSOS PARA CAMPANHAS,PARA ELES MESMO,PARA O PARTIDO.ENTÃO DIZER QUE É CONTRA PRIVATIZAÇÕES,É FALAR BOBAGENS.TUDO TEM QUE SER PRIVATIZADO AQUI,SEM EXCEÇÃO.POR ISSO QUE O BRASIL SEMPRE VAI SER UM PAÍS NA VANGUARDA DO ATRASO E DA ROUBALHEIRA.ESTES JORNALISTAS E COLUNISTAS,ACHAM QUE ELES TÊM A PALAVRA FINAL,SÓ PORQUE ESCREVEM UMA COLUNA.NEM TUDO QUE ESCREVEM ALI É DIGNO DE SER VERDADE OU TER A PALAVRA FINAL DAS OPINIÕES.RESPEITO OS JORNALISTAS E A IMPRENSA LIVRE,SEM ISSO QUALQUER PAÍS SE TORNA DITATORIAL.MAS TEMOS SEMPRE QUE TER SENSO CRÍTICO DO QUE LEMOS E OUVIMOS.EU DUVIDO ATÉ DA BÍBLIA E DAS SUAS PROMESSAS DO PARAÍSO.DESDE QUE ME PROVEM AO CONTRÁRIO PARA MIM É TUDO FANTASIA.PREFIRO ACREDITAR MAIS NA COLONIZAÇÃO EXTRATERRESTRES DO QUE SERES DIVINOS.ESTÁ NA HORA DE ABRIRMOS MAIS OS OLHOS E ACREDITAR NOS FATOS E NÃO EM PROMESSAS E VÃS PALAVRAS.

Anônimo disse...

se entendi bem, vamos privatizar as nossas estatais, para....a estatal chinesa do velho PC DO B DA CHINA.

Anônimo disse...

Sou a favor das privatizações, de tudo, por qualquer motivo! O governo tem que se concentrar em governar. Gerir empresas é para os particulares empreendedores. Só privatizar - como a Lava jato constatou - não é suficiente. É necessário que o BC, BNDES, Caixa, etc. tenham e sigam normas de conduta rígidas, públicas e auditadas permanentemente. Os órgãos de fiscalização existem "pro forma", só pra inglês ver. Na verdade, não é o "sistema", o culpado pela roubalheira. São as pessoas corruptas.

Anônimo disse...

Mais uma análise totalmente superficial de um articulista que não entende absolutamente nada sobre o setor elétrico do país.

Anônimo disse...

A reforma da previdência naufragou, junto com o Governo Temer que está inviabilizado. Até porque antes da população pagar a conta, que se divulguem as isenções fiscais (que são concedidas com dinheiro PÚBLICO e permanecem sobre SIGILO). E sobre isso o autor (que adora escrever sobre contas PÚBLICAS) não costuma tecer uma linha...

Anônimo disse...

Darcy, porque não te calas?

Anônimo disse...

Boa tarde Editor.
Se os deficits são recorrentes se por ventura, vendessem todas as empresas isso não será apenas paliativo?
As únicas saídas seriam Lei Kandir, suspensão do pagamento da dívida e crescimento econômico.

Anônimo disse...

A CRISE EXISTE SOMENTE PARA QUEM VIVE NA INICIATIVA PRIVADA....

A VANGUARDA DO ATRASO VAI FAZER DE TUDO PARA AFUNDAR AINDA MAIS AS FINANÇAS E A ECONOMIA DO ESTADO...ESSAS ESQUERDAS ADORAM POBRES...QUANTO MAIS POBRES EXISTIR MAIS OS ESQUERDISTAS SE ACHAM, E A RODA GIRA NA MESMA CANTILENA MISERÁVEL DO COITADISMO E DO ESQUERDISMO...ENQUANTO NO PRIMEIRO MUNDO PRODUZIR, DESENVOLVER TECNOLOGIAS, GERAR RIQUEZA, PODER DE COMPRA É A META DE TODOS...

BEM FEITO PRA TODOS NÓS...OS MILITARES DE 64 A 85 PERMITIRAM QUE AS ESQUERDAS TOMASSEM CONTA DAS UNIVERSIDADES E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.. ...AGORA ESTA TUDO DOMINADO PELA MISÉRIA INTELECTUAL E A MISÉRIA PRODUTIVA..

TA RUIM, VAI PIORAR....


Anonimo disse...

Nunca imaginaram privatizar a EXPOINTER?Quanto custa a manutenção daquele complexo?

Anônimo disse...

Solução para a crise fiscal do Brasil:
1. Salário mínimo de R$ 4.000,00 (equivale a US$ 1,000.00).
2. Todos os salários, vencimentos, honorários, emolumentos etc privados e públicos iguais ao mínimo (inclusive de juízes, procuradores, fiscais, parlamentares e quejandos).
2. Imposto de renda de 50%, sem deduções.
3. Confisco de 50% sobre toda e qualquer herança.
4. Tributação atingindo somente combustíveis, comunicações, movimentações financeiras e transferência de propriedades.
Ué, já fizeram isso e não deu certo?

Anônimo disse...

SE FOSSE RESOLVER ALGUMA COISA VAI RESOLVER PARA O GOVERNO ATUAL E OS PRÓXIMOS VÃO VENDER O QUE POIS A DÍVIDA SÓ VAI AUMENTAR.

Anônimo disse...

O RS tem excesso de aposentados marajás, isto também deve ser resolvido.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/