Prefeitura de Porto Alegre vai atrasar salários a partir deste mês

A partir de maio faltará dinheiro para pagar todas as despesas”,  avisou em nota, ontem, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. A nota diz que o cenário atual das contas públicas"é o mais grave da nossa história”. O prefeito divulgou tabelas para sustentar que a gestão anterior só conseguiu pagar o funcionalismo em dia em função de ações paliativas, como a antecipação de IPTU e do recebimento de uma dívida da qual o Dmae era credor e tinha previsão inicial de ser paga, com juros, até 2032. Marchezan também lista medidas administrativas que, de acordo com a Secretaria da Fazenda, permitiram reduzir o déficit previsto, até o fim do ano, de R$ 825 milhões para R$ 699 milhões.
Dentre as ações que diminuíram a previsão de déficit, estão 12 medidas adotadas pela prefeitura. Entre elas, a reforma administrativa, corte de CCs, suspensão das dívidas com fornecedores e a redução de 30% nas horas extras. Ainda assim, maio deverá ser o primeiro mês em que as contas fecharão no ver melhor – o que será tendência até o fim do ano, segundo a prefeitura.

Desde o início da gestão, a prefeitura aponta para o cenário crítico. Num primeiro momento, a prefeitura informou que só poderia garantir salários em dia em janeiro e fevereiro. Em março, contudo, a previsão para que o parcelamento começasse em maio foi estabelecida.

15 comentários:

Unknown disse...

Dá-lhe Marchezan!!!
Dá nomes aos bois da despesa pública e toma as providências!!!
Chega de blá, blá, blá...

Anônimo disse...

ASSIM CAMINHA A MEDIOCRIDADE POLITICA E ADMINISTRATIVA...

ELEGEM POLÍTICOS APEDEUTAS , FAZEM CONCURSOS PÚBLICOS SE CANDIDATAM E PASSAM NA PROVINHA OS MEIA BOCA...

O QUE A MAIORIA DIZ....
-ATRASO GENRO NÃO PAGOU O TETO DOS PROFESSORES PORQUE NÃO QUERIA,FOI SAFADO...
-O BIGODE SARTORI, PARCELA SALÁRIOS PORQUE É MAL INTENCIONADO..
-O MARCHEZAN DIZ QUE VAI PARCELAR, ATRASAR OU NÃO PAGAR...POIS É INCOMPETENTE

O QUE MAIORIA MESMO SABENDO QUE É VERDADE...
O ESTADO E A PREFEITURA...FALIU...QUEBROU..NÃO TEM GRANA PARA TUDO..TEM DE ESCOLHER QUEM VAI RECEBER...MAS OS IDIOTAS GERALMENTE DE ESQUERDA TURBINADO PELOS SINDICATOS FAZEM O DE SEMPRE ENROLAR E GASTAR TUA GRANA CONTRIBUINTE....

Anônimo disse...

Finalmente ele vai conseguir cumprir a promessa!
Ei, mas espere aí!
Ele não deu um aumento de salário para os Secretários da Administração?
Logo para quem ganha mais!
Mas o que é que houve com o Jr?
Será que ele mordeu a língua?

Anônimo disse...

Quem sabe os doutos gestores não fazem um empréstimo no Caixa 2?

Anônimo disse...

esse canalhinha para nao pagar o aumento legal dos funcionários botou o bode na sala...tática mais manjada q essa não existe, canalhinha...

Anônimo disse...

Prezado editor. Nao divulgue. Apenas para seu conhecimento. Ainda assim tem muita gordura para cortar. A procempa tem um contrato milionário com o DMAE. Contrato num. 15.10.000000185-4,sera que em uma licitação entre DMAE e prestadores de serviço, como era antes, sem a procempa como intermediária não se consegue preço bem menor para o mesmo objeto? A procempa avançou ferozmente sobre os departamentos e secretarias, ela decide o valor que quer receber e o que quer entregar e como. No DMAE apenas tres coisas tem poder, a saber, o sangue de Cristo, a procempa e a TI do DMAE. Qual a diferença entre procempa e odebrestch?

Anônimo disse...

O prefeito das inovações. Ontem não concedeu passe livre para os trabalhadores em pleno dia deles e agora, pela primeira vez na história da cidade, vai atrasar salários!

Anônimo disse...

Tudo balela... antecipação de IPTU existe há mais de 20 anos.

Este incompetente, autoritário, despreparado e midiatico rapaz cria uma situação de pânico para tentar aprovar medidas que normalmente não seriam aprovadas na câmara.

Realmente crise existe, no país, no estado e no município.

Agora dizer que o município está pior que o estado é de uma falta de sinceridade e caráter que nunca vi antes.

Trabalho na prefeitura e vejo desde janeiro uns guris da falconi que não devem ter mais de 25 anos ditando regras sem possuírem nenhum cargo na prefeitura... a utilização do tal banco de talentos para fazer mídia e esconder as indicações políticas... a compra de vereadores com nomeação de ccs... a manutenção de ccs ligados à casos de corrupção por serem filiados ao PP e ao PT... e tantas outras coisas que aqui não tem nem espaço pra falar.

Estamos vivendo realmente "um novo tempo"... melhor só no marketing, pois na vida real esse governo não sabe nem pra que lado vai!!!!

Anônimo disse...

Porto Alegre tem 24 MIL funcionários!

Quem sabe se tivesse 12 MIL dava para pagar as contas e investir na Cidade dando um retorno ao cidadão que paga impostos?

Luiz Vargas disse...

Júnior, o coroné interventor do PSDB/RS e alcaide da caPiTal dos botocudos só está mostrando a que veio. Conseguiu a façanha de, com o auxílio de seu padrinho A. Neves, acabar com o PSDB no RS e agora vai conseguir a façanha de passar seus quatro anos de mandato choramingando que a prefeitura não tem recursos e estava quebrada.
Mas garanto que para pagar seu salário e da CCzada amiga não faltarão recursos.
Júnior, é só um menino maluquinho com um ego similar ao de Napoleão Bonaparte.

Anônimo disse...

ELEGEM POLÍTICOS APEDEUTAS , FAZEM CONCURSOS PÚBLICOS SE CANDIDATAM E PASSAM NA PROVINHA OS MEIA BOCA...

Chinelao, nem em provinha meia boca conseguiu passar e quer tirar onda dos concursados. Vai fazer provinha tosca de dinamica de grupo, passando ovinho de mao em mao que nem um retardado, so faltando por um nariz de palhaço.

Anônimo disse...

Lá se foram 5 meses de governo Marchezan...e continuam com esse papo !!
O ex- prefeito fortunati ja falava isso desde fevereiro do ano passado,,,,,( mas os CCs ganharam belos aumentos perto da campanha politica).
Uma pergunta:
O secretário da fazenda não foi uma indicação técnica ? Pq ele, até agora, não conseguiu achar uma solução para as finanças pulicas ? Vai depender de receitas do IPTU pra sempre ?
Pede para o secretário da fazenda...e os servidores dele pra achar uma solução ! MOSTRA SERVIÇO ! SEJAM COMPETENTES !!
Lucia Veras.

Anônimo disse...

Esses q batem palmas para esse absurdo, esperem q a hora de vcs vai chegar...tá tudo armado pra aumentar impostos, esse cara vai ferrar com todos os cidadãos de Porto Alegre. Não pagar salario e aumentar impostos,esse é o gestor que vcs votaram??? Leiam a coluna do Paulo Germano, e descubram a forma de aprovar projetos q ele conseguiu.

Anônimo disse...

O que o comentarista das 9.16h fala é correto. Corre um processo no DMAE para automação das casas de bomba, com intermediação da Procempa, em valores astronômicos. Com a consequente retirada dos operadores da função que cumprem, alguns, há quase 40 anos.
Isso não é economia.
Também, corroboro o que disse outro comentarista sobre a Falconi e a outra OSCIP ligada ao PSDB. São eles que estão ditando as regras para o governo. Ninguém mais é ouvido.
Estranho que estas consultorias não tem um vínculo por licitação. De onde vem o dinheiro para pagá-las? Por que foram contratadas sem licitação?

Anônimo disse...

E a zona senegalesa que virou a SMIC? Ainda tá cheia de CCS e Fgs da esquerdalha e da direitalha só mamando.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/