Jânio de Freitas defende Lula no caso do tríplex e diz que Marisa era "voluntariosa e autoritária".

Marisa era voluntariosa e autoritária, disse o jornalista. No diálogo ao lado com o filho, sabe-se que a estrela do PT também era desbocada.

Chega a ser patética a tentativa do experiente jornalista Jânio de Freitas, que na Folha de S. Paulo de ontem conta um episódio como freelancer pessoal que fez, tudo para demonstrar que Marisa era, sim, capaz de "comprar" ou traficar o terreno do Instituto Lula, o triplex de Guarujá e o sítio de Atibaia, sem o conhecimento de Lula.

O jornalista contou o episódio que protagonizou com Marisa e Lula, para reconhecer que ela era "voluntariosa e autoritária" diante do próprio líder do PT, que se acovardava diante das diastribes da "galega".

Leia:

Por uma experiência pessoal, vou na contramão da ideia, difundida pela imprensa/TV e adotada como "contradição" na Lava Jato, de que Lula necessariamente valeu-se da morte de Marisa Letícia para lhe fazer imputações.

Pouco depois da disputa eleitoral de Lula e Collor, André Singer me convidou para escrever a apresentação do seu livro-álbum "Sem Medo de Ser Feliz - Cenas de Campanha". Dei ao pequeno texto o título "A estrela de Lurian", filha da primeira companheira de Lula e atingida pelas acusações pagas de sua mãe a seu pai. Levado à casa de Lula um dos primeiros exemplares, Marisa quis vê-lo. A menção a Lurian enfureceu Marisa, que ali mesmo proibiu a distribuição do livro. Não precisei estar lá para saber que Lula, diante da nova cena, manteve absoluta passividade.

Voluntariosa, autoritária, a partir dali Marisa me fez atentar para muitas confirmações da sua tendência, necessidade talvez, de afirmação. Seriam bem coerentes com esse temperamento tanto a iniciativa de negociações por um apartamento, como a posterior insistência contra a recusa de Lula. Nenhum dos ingredientes domésticos desse enredo nos é alheio, por vê-los ou vivê-los.

CLIQUE AQUI para ler tudo. Na sequência, Freitas justifica as respostas de Lula ao interrogatório de Curitiba.