Artigo, Francisco Ferraz, Estadão - A pirâmide da democracia

Para os cultores do enfoque jurídico-formal, basta haver eleições e uma Constituição com os princípios formais do Estado de Direito para o sistema político ser considerado uma democracia. Preferimos sempre o abstrato ao concreto, a elaboração da nova lei ao costume e à tradição, o ideal ao real. Preferimos medir o progresso pelo número de faculdades, e não pelo que nelas é ensinado; diplomas à comprovação do conhecimento; igualdade abstrata ao mérito comprovado.

A escolha direta do governante por todo o corpo eleitoral parece a muitos suficiente para identificar uma democracia. O movimento popular das Diretas-Já foi uma mobilização por eleições presidenciais diretas e, secundariamente, pela democracia. O fato é que continuamos uma democracia instável, sujeita a uma crônica instabilidade política, como a maioria dos países do Hemisfério Sul. Mas o que se busca é uma democracia estável, que se caracteriza por variáveis de natureza sociológica, histórica, política e cultural, virtuosamente harmonizadas em seu funcionamento (ver Brasil: a cultura política de uma democracia mal resolvida, em www.politicaparapoliticos.com.br).

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

ESSE EX-REITOR FALA MUITO MIMIMI, PORTANTO DEFENDE INDIRETAMENTE A ORCRIM! JUSTIFICA TUDO EM FUNÇÃO DE "CAMADAS" E MUITO MIMIMI! É MAIS UM ESQUERDISTA FABIANO, QUE FOI ESCOLHIDO REITOR PELO FABIANO FHC.

A UFRGS PRECISA DE UM CHOQUE DE MODERNIDADE, DE ANTICOMUNISMO, DE ANTIPOPULISMO, DE PRODUTIVIDADE, DE TUDO!

Anônimo disse...

DEMOCRACIA DA BOCA PARA FORA

CHEIA DE EUFEMISMOS:

INVASOR DE PROPRIEDADE CHAMAM DE OCUPANTE

DEFORMAÇÃO DAS LEIS CHAMAM DE DIREITO ALTERNATIVO

JUÍZES DAS MAIS ALTAS CORTES, P EX. FALSEIAM E NÃO LEEM TODA A LEI, DEFORMANDO O ENTENDIMENTO (P EX. BARROSO FALSEOU E LEU SÓ UM PEDAÇO)

SAPATÃO , MACHORRA,CHAMAM DE "GURIA DE GRELO DURO"

AUTORIDADES E EX, COMBINAM POR TELEFONE ATERRORIZAR JUÍZES, EXEMPLO: LULA NO TELEFONEMA DO "TCHAU QUERIDA", "ELES TEM QUE TER MEDO", "TEM QUE METER MEDO NELES"

SE UM MORTAL COMUM FALA QUE TEM QUE METER MEDPO NOS JUIZES, VAI PRESO, E UM BANDIDO COMO LULA DIZ A MESMA COISA NÃO DA NADA.

TOMARA QUE MORO PERGUNTE AO LULA:

- DR LULA, O QUE O SR QUER DIZER COM "METER MEDO NOS JUÍZES?"

- DR LULA O SR QUE QUER DIZER COM

"JUIZES TEM QUE TER MEDO DE EXERCER SUAS FUNÇÕES?"