Artigo, Clóvis Rossi, Folha - Calma, 2017 não tem parentesco com 1964

Assim foi 64.

Tornou-se recorrente nas redes sociais e mesmo em parte da mídia tradicional afirmar que a convocação do Exército pelo presidente Michel Temer trazia ecos de 1964 e, por extensão, da ditadura que então se instalou.

Bobagem. Em 1964, as Forças Armadas saíram dos quartéis para tomar o poder. Agora, para proteger o poder ou, mais precisamente, os edifícios que são símbolos do poder. É, pois, completamente diferente.

Não que seja digna de aplausos a iniciativa do governo Temer. Ao contrário. Mas daí à evocação de 1964 é incidir no típico raciocínio "fast food" que assola a pátria: fácil e rápido de fazer, mas de gosto no mínimo discutível.

Não há, a rigor, muitos pontos de contato entre 2017 e 1964. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

21 comentários:

Anônimo disse...

Roberto Campos definiu bem, 64 era "banho de sangue" ou "anos de chumbo".
Felizmente o desfecho não foi o "banho de sangue".
Enquanto essa verdade histórica não ficar bem clara na cabeça dos brasileiros, teremos dificuldades em avançar.

Anônimo disse...

Sr. Editor, vale repicar aqui a coluna de hoje na Folha, de Reinaldo Azevedo

Anônimo disse...

O passeio do homi em Brasilia assustou muita gente desonesta ....o recado foi dado.. estamos aqui pertinho.. é só chamar....Foi primoroso ver o susto no plenario do STF...quem tem vida limpa e correta não tem medo deles...

Anônimo disse...

GOSTEI DA FRASE QUE RESUME TUDO: "típico raciocínio "fast food" que assola a pátria: fácil e rápido de fazer, mas de gosto no mínimo discutível".
cOMO A ESQUERDALHA FICOU COM A VULVA LATEJANDO COMO MEDO DOS "MILICOS" E COM A MÍDIA CALHORDA REMEMORANDO 64. SE NÃO TIVESSEMOS 64 MUITOS DELES NEM TERIAM NASCIDO, POIS SUES PAIS SERIAM FUZILADOS PELOS COMUNAS.

Unknown disse...

Contragolpe ao comunismo!!!
Que fique bem claro!!!

Anônimo disse...

" Pior do que está não fica..." . O Deputado TIRIRICA não conseguiu acertar a sua previsão. FICOU PIOR, TIRIRICA .!

Anônimo disse...

Bobagem, mesmo.
Mas quem fica gritando estas bobagens é esta esquerda velha nostálgica, de dentes amarelos, dos anos sessenta, mais a esquerda irresponsável que fica tumultuando o Congresso como o eterno cara pintada bobalhão Lindbergh e sua turma, e estes jovens com complexo de guerrilheiro ao estilo Che Guevara.

Anônimo disse...

Nenhum dos dois:
Não teve democracia nem comunismo

Anônimo disse...

Soh tem medo das forças armadas, quem é contra a lei e a ordem!!

Anônimo disse...

1964: PASSARAM-SE 50 ANOS OU DUAS GERAÇÕES

ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE AS FFAA MOSTRAREMM PARA ESSAS DUAS NOVAS GERAÇÕES O QUE É ORDEM, RESPEITO, EDUCAÇÃO, NACIONALISMO, TRABALHO, COMUNISMO, LIBERDADE, PROGRESSO, CIVISMO, DEMOCRACIA LIMPA, ETC, ETC, ETC.

CASO CONTRÁRIO, O BRASIL SE SUFOCA ENTRE A SARJETA DOS BLACK BLOCS, A ROUBALHEIRA DOS PETISTAS, O RISCO DE COMUNISMO PELO PSOL E O POPULISMO PELA REDE. AÍ ESTAREMOS SANGRANDO POR DÉCADAS DE DESORDEM.

Anônimo disse...

"Nada há nela que, por exemplo, permita enfrentar a obscena pobreza". Como não?? E a reforma trabalhista o que é senão flexibilizar as relações de trabalho para que mais empregos possam ser gerados e mais pessoas possam buscar seu sustento por si próprias? É muita má fé.

Anônimo disse...

Um plano muito bem arquitetado pela Orcrim, pois o rufião PT entregou a Petrolixo para as putinhas do PMDB se refestalarem com centenas de milhões em contratos fraudados enquanto manobravam centenas de bilhões do BNDES para empresas “lavanderia” que nada mais são braço empresarial da organização criminosa, para servir de fachada para acobertar o golpe bilionário. A grana era tanta que ainda sobrou para ajudaram os irmãos bolivarianos de Cuba, Venezuela, Nicarágua, Equador, Bolívia, etc..
Não é o golpe perfeito? Agora quem é mais danoso para o futuro das novas gerações e estabilidade institucional do país, o rufião ou a putinha?? Agora vem uns idiotas pedindo intervenção militar como ocorreu em 1964. Esqueçam essa idéia de jerico, pois os militares lavaram as mãos e só intervirão para manter a ordem e não para tomar o poder, pois já foram humilhados com essa tal de “comissão das inverdade” que não teve outra finalidade do que acobertar a tentativa de transformar o Brasil numa ditadura cubano-comunista. Foi o povo que elegeu os neocomunistas disfarçados de socialistas então os militares lavaram as mão, pois o povo terá que arcar com o peso de sua irresponsabilidade e insensatez.
E depois de todas as falcatruas acobertadas pelos porões do poder judiciário o que vemos no cenário atual? Vemos o rufião manobrando o judiciário aparelhado por 13 anos de desgoverno lulopetista querendo jogar a culpa nas putinhas do PMDB pelo abismo que chegamos.
Um dos pilares da democracia é o poder judiciário que é o contrapeso das poderes executivo e legislativo. Se o poder judiciário está corrompido, é como construir uma casa sobre a merda, no primeiro temporal desaba tudo. É isso que estamos presenciando com essa tentativa de desestabilizar o país com um golpe costurado com os donos da máfia da carne podre a procuradoria da república e um ministro do STF patrocinado pela empresa mafiosa. Muito triste uma país maravilhoso ser refém de grupos empresariais que beijaram a mão de um partido que em prol de uma ideologia fracassada e pelo enriquecimento fácil destruiu economicamente, moralmente, intelectualmente e culturamente o Brasil!!

Anônimo disse...

Uma das diferenças é que em 2017 terroristas não vão presos!
Dao risadas na nossa cara!

Anônimo disse...

64....Bons Tempos..

Anônimo disse...

a esquerdalha ficou histérica...

não podem ver uns milicos nas ruas para garantir a ordem contra bandidos que incendiaram prédios públicos que saem gritando cheios de medo...

Anônimo disse...

das 13 07, qm tira fotinho com milico e se abraça neles são voces gazelinhas eheheheh

Anônimo disse...

Perfeito Temer. Mostrou firmeza e serenidade ao convocar as Forças Armadas no momento que precisou. Como a imprensa e varios blogs divulgaram os terroristas e vândalos junto com os sindicalistas estavam dispostos a destruir tudo. Parabéns a Temer que também vai cobrar a conta diretamente dos sindicatos.

Anônimo disse...

SIM OS MESMOS ATORES ESTAO AI, DILMA LULA, DIRCEU, GENOINO PIMENTEL DE MINAS E DEMAIS PETRALHAS , PSOL, REDE , PDT PELEGOS DO PT NANICO,NAQUELA EPOCA TENTARAM IMPOR O REGIME VERMELHO A FORÇA MAS OS MILITARES NAO PERMITIRAM

Anônimo disse...

O objetivo do contragolpe de 64 , como o próprio nome deixa claro, foi evitar o golpe da esquerda , que estava armado. O cenário é muito semelhante ao dos dias atuais. Os atores , basicamente, são os mesmos e o roteiro guarda muitas semelhanças . Confusão, vandalismos, greves, descrédito , corrupção desenfreada, marchas de protesto , com quebra-quebras e feridos , a economia combalidada, farsas, tramas , etc... Será mesmo que não há semelhanças ???

Anônimo disse...

Temer agiu muito bem. O que teve de gente que colocou o rabinho no meio das pernas não está escrito. É gente que não gosta de ordem e lei. Salve 64!

Anônimo disse...

Porra Polibio...tira esse merda daqui...esse sujeitinho Eheheheheh...o Dois Neurônios..só fala em coxinha...fotinho....gazelinha...ehehehe..
Tem todo o jeitinho de ser boiolinha....putinho...viaadinho...ehehehe

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/