Moro manda Lula devolver coroa de ouro e jóias que levou para casa quando saiu do Palácio da Alvorada

Agada (à esq.) e escultura atribuída a Joan Miró (dir.); a última, presente do princípe das Astúrias a Lula (Foto: Polícia Federal/Arquivo) Agada (à esq.) e escultura atribuída a Joan Miró (dir.); a última, presente do princípe das Astúrias a Lula (Foto: Polícia Federal/Arquivo)

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta sexta-feira que 21 objetos que eram de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foram apreendidos na Operação Lava Jato sejam incorporados ao Patrimônio da União pela Secretaria de Administração da Presidência da República.
Trata-se de presentes recebidos por Lula de chefes de estados e outras autoridades enquanto ele ocupava a Presidência — especialmente espadas, medalhas, canetas, insígnias e arte sacra. Todo o material estava em um cofre no Banco do Brasil.

Os objetos foram analisados por uma comissão da Secretaria de Administração da Presidência, que apontou que "presentes ofertados pelo Presidente da República aos chefes de estado e/ou de governo estrangeiros são adquiridos com recursos públicos da União, logo os presentes que ela receba em troca, também deveriam ser revertidos ao patrimônio da União".

Com base no pedido da própria secretaria para que os presentes fossem levados ao acervo nacional, Moro disse que a solicitação é pertinente.

Os bens foram retirados do Palácio do Planalto pelo ex-presidente e guardados em um cofre da Agência Líbero Badaró do Banco do Brasil, em São Paulo, por cinco anos sem qualquer custo. Em julho de 2016, foram apreendidos.Tudo estava acondicionado em 23 caixas de papelão e em uma caixa maior de madeira. Nas caixas de papelão, há inscrições com o nome d e uma transportadora.

CLIQUE AQUI pra examinar breve lista e trambém fotos dos objetos.

17 comentários:

Anônimo disse...

O uso do cachimbo entorta a boca. Costumado com isso, levou na mão- leve. Adevorve o que não é teu.

Anônimo disse...

LEVOU OU ROUBOU?

Anônimo disse...

Fez muito bem. Este patrimônio conforme prevê a lei pertence ao povo brasileiro e como tal deverá ficar expostos à visitação pública em um museu ou mesmo sala reservada no Palácio presidencial.

Anônimo disse...

Só devolve o que pegou o que não era seu. Se não era seu e carregou, ROUBOU!!!
PEGA O LULADRÃO!!!! PEGA O LULADRÃO!!!

Anônimo disse...

O juiz Moro já está sendo afrontado publicamente pelo sapo !

Vêm problemas aí pela frente !!

Anônimo disse...

Lula, ladrão batedor de carteira!

Anônimo disse...

- DR. MORO: DESDE QUANDO "APROPRIAÇÃO INDÉBITA" DEIXOU DE SER CRIME?

- SE O SENHOR NÃO MANDAR ABRIR PROCESSO CONTRA LULA E FILHO O SENHOR COMETE CRIME DE PREVARICAÇÃO!!!

- DR. MORO: O SENHOR ESTÁ COM MEDO DE LULA E DO PT? SE ESTIVER, POR FAVOR PEÇA LICENÇA DO CARGO E DEIXE O ABACAXI PARA QUEM TEM CORAGEM DE ENFRENTAR A QUADRILHA DO PT!!!

Anônimo disse...

O Presidente deles..brincava con osso de bode quando criança...esperava o quê dessa figura?
O Eneas na epoca da eleição para o primeiro mandato alertou sobre o perigo de se eleger essa figura desqualificada para a presidência.

Anônimo disse...

Solta o roubo luladrão!

Anônimo disse...

O que é uma 'agada'? A exemplo da grande imprensa, também o editor contratou um estagiário menor aprendiz fruto dá educação petéba a la paulo freire?

Anônimo disse...

Quem pena, lula tava louco que a República de Curitiba mandasse devolver "todas as tralhas" que ele ganhou de personalidade e países estrangeiros porque a República de Curitiba não permite que empresas privadas banquem o aluguel das tralhas contidas em containers em grandes armazens, tal qual o Principe da Privataria (FHC) faz. Só esse privilégio só serve para FHC, Lula tem de bancar o aluguel, porque recebe aposentadoria de 25 mil, desde os 37 anos, ops.....esse é o FHC.

Anônimo disse...

Só há uma palavra para classificá-lo : LADRÃO .!!!

Anônimo disse...

Primeiramente, LULA na cadeia .!!!

Anônimo disse...

E o resto dos 14 caminhões baú?
E a adega com os vinhos finos?
E o Cristo que estava na parede?

visionst3 disse...

esta e' a daga real com punho de ouro massiço cravejada de brilhantes e rubis?

Anônimo disse...

Lula ladrão teu lugar e' na prizao

Anônimo disse...

Que o roubo dos "presentinhos" seja considerado agravante da culpa desse cachaceiro e, assim, aumentar a sua pena.
Gostaria, também, que elle reembolssa-se o valor que foi gasto com o transporte dos "mimos" em valores atuais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/