Entenda por que razão Uruguaiana está tão envolvida na Lava Jato

A Lava-Jato chegou a políticos de um município gaúcho de 130 mil habitantes. A mais recente suspeita recai sobre o contrato de esgoto em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. O prefeito que abriu a disputa para o setor privado, Sanchotene Felice, está totalmente fora de suspeita. elator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin encaminhou o pedido de investigação para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre. Isso porque não é competência do ministro julgá-los. 

Os indícios de pagamento de valores pela Odebrecht para nove agentes públicos da cidade aparecem nas delações de Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis, ex-presidente e fundador da Odebrecht Ambiental, e Paulo Roberto Welzel, ex-diretor da Foz do Brasil. Atuando na área de saneamento, as duas empresas pertencem ao conglomerado da empreiteira.

Nas colaborações, são citados o atual prefeito, Ronnie Peterson Melo (PP); o ex-prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB); o candidato a vereador Antônio Egídio Rufino de Carvalho (PSDB); o ex-presidente da Câmara de Vereadores Francisco Azambuja Barbará (PMDB); o candidato a prefeito IIson Mauro da Silva (PMDB); a vereadora Josefina Soares Bruggemann (PP); a ex-vereadora Jussara Osório de Almeida (Rede); o suplente de vereador Luiz Fernando Franco Malfussí (PSDB); e o vereador Rafael da Silva Alves (PMDB).

Responsável por serviços de água e esgoto no município desde junho de 2011, a Odebrecht Ambiental detém o contrato de exploração pelo prazo de 30 anos. Foi a primeira concessão de uma empresa privada no setor de saneamento no Estado, após a rescisão do convênio com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

20 comentários:

Anônimo disse...

Até Uruguaiana...o PT sujou o Brasil todo com a lama da corrupção.Exportou para vários países também a ladroagem junto com as empreiteiras...eu fico indignado com este povinho que "ainda" ovacionam os lulas e as dilmas da vida...os caras arrebentaram com o País e a maioria ou uma grande parcela corre atrás destes merdas...inacreditável isso...

Anônimo disse...

Não precisa escrever um jornal editor, resumindo: Uruguaina está na Lava Jato porque o PSDB e seus apaziguados privatizaram a Corsan da Cidade.

Anônimo disse...

Em um país normal capitalista, a privatização é um mecanismo normal, mas o Brasil se enquadra dentro da classificação República bananeira e aí se juntam políticos corruptos com pseudo capitalistas também corruptos. Quem ganha? Somente os corruptos que usando bem do marketing convencem a população ignorante que injeção na testa é bom e agradável. Sem reforma geral na constituição não tem como haver capitalismo decente e quase todas as privatizações serão farsas para canalhas ganharem rios de dinheiro público .

Anônimo disse...

Em SC é Blumenau que está com lama até o pescoço, envolvida neste mesmo esquema.

Anônimo disse...

e os entreguistas de plantão, coxinhas em geral, acham que privatizar resolve tudo.....kkkkk...toma sujo!!!

Anônimo disse...

Começou de novo essa história de Constituinte. A cada vez que o país entra num buraco sem fim, aparece alguém com a panaceia universal.Querem que o país fique paralisado enquanto se discute, por meses, algo que ninguém sabe? Ora, as reformas estão sendo feitas - meia boca, é verdade - mas de qualquer forma, estão sendo feitas.
Quem garante que o próximo congresso será melhor, com homens probos e cultos ? Ora senhores,vamos olhar a realidade.

Anônimo disse...

O moço das 15:05 precisa saber que em todos os processos de privatização correm soltas as mochilas cheia de dólares. Lei o livro "O Príncipe da Privataria" e vais entender melhor. Outra coisa, falar que em tal pais é assim ou assado é complexo de vira lata. Cada nação tem suas próprias leis.

Anônimo disse...

Boa noite,
É Uruguaiana colhendo os louros de uma bela privatização tucana ...Parabéns.!!!

Anônimo disse...

o pt colocou as garras deu m...partideco nanico este pt deve ser é cassado

Anônimo disse...

tem que privatizar assim é no 1 mundo e correr com o pt canalha que depenou as estatais

Anônimo disse...

quem entregou o pais foi o pt,a amazonia em grande parte, os aeroportos ja estao nas maos da iniciativa privada ha anos , o pre sal ja tem empresas estrangeiras atuando tudo feito pelo pt as escondidas

Anônimo disse...

A RPIVATIZAÇAO É FEITA NO 1 MUNDO, AQUI O PT NANICO NAO QUER PORQUE QUER CONTNUAR ROUBANDO E ENCHENDO DE APADRINHADOS VERMELHOS MAMANDO E ROUBANDO NAS ESTATAIS , O GOVERNO N TEM Q SE METER NISTO TEMQ DEIXAR NAS MAOS DE QUEM SABE FAZER, O ESTADO SÓ DEVE FICAR COM A EDUCAÇAO E SAUDE

Anônimo disse...

SOU DE URUGUAIANA, QUENDO O ENTÃO PREFEITO SANCHOTENE FELICI FECHOU QUESTAO DE EXTINGUIR A CORSAN E TRAZER A ODEBRECHT MUITA GENTE JA ENTENDIA QUE TINHA ROLO MUITO GRANDE POR TRÁS DO NEGÓCIO... E O PIOR É QUE ALEM DE TODA A SUJEIRA, A CIDADE FICOU COM O ASFALTO DESTRUIDO E A CONTA DE AGUA DOBROU, E A AGUA ESTA FEDORENTA E COM GOSTO QUIMIC, TUDO EM NOME DA SAUDE E DO SANEAMENTO. PURA SEM VERGONHICE DO PT E DESSA EMPRESA VAGABUNDA E SEM VERGONHA.

Anônimo disse...

NÃO SEU IGNORANTE, URUGUAIANA ESTA NA LAVA JATO PORQUE O POVO DEBIL MENTAL ELEGEU LULA O ANALFABETO E VOTOU NO PT O PARTIDO SUJERA TOTAL. O QUE VEM DEPOIS É CONSEQUÊNCIA.

Anônimo disse...

E OS COMUNISTAS VADIAS DE FIDEL, MORTADELAS FDP DO PT... PORTO EM CUBA, OBRAS NA AFRICA, VOTAR EM ANALFABETO HAHAHAHAHA SOME DAQUI VERME COMUNISTA FDP

Unknown disse...

Se realmente for comprovada a fraude então que tirem essa Odebrecht da cidade, chega de cobranças indevidas.

Anônimo disse...

Eu acho que o abobalhado das 22:05 e o das 22:06, que por sinal dever ser a mesma pessoa não leu direito a notícia. Uruguaiana está neste escândalo por causa de partidos de direita: PSDB,PP, PMDB. Unicamente por causa deles. Estes direitolas ou são muito alienados ou têm muita cara de pau.

Anônimo disse...

mesmo com roubalheira, foi melhor para Uruguaiana privatizar do que deixar com a Corsan.

privatização com roubalheira é melhor do que deixar nas mãos do Estado, pois se os caras roubam na hora de privatizar vão igualmente roubar se continuar sendo estatal.

sendo que a odebrecht está fazendo em CINCO ANOS por uruguaiana o que a corsan não faria em CEM ANOS.

Rogério disse...

Pediria ao nobre blogueiro que fizesse uma entrevista com o Senhor Sanchotene Felice, do PSDB, tão festejado por este blog à época da privatização.

Anônimo disse...

Uruguaiana não merece vazer parte deste escândalo forca povo de uruguaiana

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/