Dilma participou da decisão do governo Lula de entregar o setor petroquímico para a Braskem, diz Emílio Odebrecht

O próprio Emilio Odebrecht, patriarca do grupo que controla a Braskem (no RS, a Braskem é dona do Polo de Triumnfo) contou na delação premiada que Dilma Roussef, então ministra de Minas e Energia, participou da decisão de Lula de impedir a estatização do setor petroquímico, cortar os passos da Petrobrás na área e dar tudo de mão beijada para os baianos.

Lula firmou um compromisso de governo com Emílio, durante a sua campanha, de não estatizar o setor petroquímico, mas que parte dos ministros do seu primeiro mandato e da diretoria da Petrobras vinham boicotando o projeto. Odebrecht diz que pediu uma reunião com Lula e com os ministros da Fazenda e de Minas e Energia para falar do projeto - na época Antônio Palocci e Dilma Rousseff. Ele queria ter "uma discussão definitiva" sobre o assunto.

"Ele aceitou e convocou essa reunião. (...) Nós preparamos um material de exposição e apresentamos tudo nessa reunião, e mostramos exatamente a todos, que os estudo da Petrobras era de estatizante nisso, nisso, nisso, naquilo e o que nós queríamos como investidores, pra gente saber se continuava ou não investindo no setor, (era saber) qual a posição do governo, já que o governo já tinha se posicionado que não haveria a reestatização do setor", disse Odebrecht.

"Houve uma série de discussões e o presidente tomou uma atitude. 

- Olha, a posição do governo é esta, e encarregou a Dilma ou o Palocci, não me lembro bem qual foi que ele deu maior ascendência, para que fizesse com que a Petrobras, via o Dutra ( José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras,) e sua diretoria, realmente procedesse dessa forma daí pra frente. Então essa reunião foi quase que um freio de arrumação (no setor)

Odebrecht relata que o tema da reestatização "morreu" após essa reunião. Nos anos seguintes, a Braskem avançou no setor petroquímico e fez 10 aquisições de empresas em 10 anos.

CLIQUE AQUI para ler com atenção toda a reportagem, que édo G1.Há também videos com falas dos delatores. É a história de como o PT traiu a classe operária, os trabalhadores da Petrobrás, entregando tudo para a Braskem em troca de dinheiro sujo para campanhas e para seus dirigentes.

11 comentários:

Anônimo disse...

Lula e Dilma quebraram a Petrobrás, entregaram o filé para empresários corruptos e os sindicatos dos petroleiros até hoje os apoiam. Se alguém da Petrobrás ainda apoia estes sindicatos tem que ser internado, pois é louco de dar nó!

Anônimo disse...

Lula e Dilma, que criaram o Pré sal com monopólio estatal e decididamente contra a Privatiação da Petrobras, tipo a mudança de nome para PetrobraX, do FHC, do PSDB, mesmo Partido que botou um de seus gurus para destruir o monopolio estatal da Petrobras? Conta outra editor ou pergunta para para os Petroleiros, que etão denunciando o desmanche da estatal pelo governo traíra.

Anônimo disse...

O MAIOR LADRÃO DO MUNDO

PETISTAS, OS MAIORES OTÁRIOS DO MUNDO EM TODOS OS TEMPOS

A FACEIRICE DO LULA! TAMBÉM COM TANTOS MILHÕES ROUBADOS, E RINDO DE NÓS!

TODA AQUELA EMPAFIA,,AQUELA FALA DO "nuncadantez",DO TORNEIRO MECANICO QUE VIROU PRESIDENTE....

TORNEIRO MECANICO LADRÃO QUE VIROU PRESIDENTE.

O MAIOR LADRÃO DO MUNDO

Anônimo disse...

Engraçado!! A direita raivosa apregoa aos quatro ventos que é preciso privatizar tudo, e quando o PT incentiva uma empresa privada a assumir um empreendimento que também poderia ser da Petrobrás, chiam igual uns estatistas empedernidos!!! Decidam-se!! Afinal, vocês, da direita radical, são liberais ou são estatistas? Sei: é só perseguição política contra o PT!!!

Anônimo disse...

Essas informações serão muito úteis para os petistas daqui,que têm rancor de ranger dentes contra Britto que privatizou CRTetc,etc.
Para conhecerem como é o verdadeiro Lula.
Hoje,são contra venda da Sulgás,CRM CEEE.
É só dar para Lula como corretor,que ele vende.
Lula tem ótimos investidores.

Anônimo disse...

Primeiramente, LULA na cadeia .!!!

Anônimo disse...

E ai mulher honesta?

Qual é o teu pastel sua comunista?

Anônimo disse...

Elegemos Lula e Dilma mas o presidente mesmo era Emilio Odebrecht. Lula e Dilma obedeciam as ordens dos Odebrecht. Essa é a realidade. Nua e crua. Fizeram do Brasil o que bem entenderam e todos se omitiam.

Anônimo disse...

DILMA TRAIDORA, A MIM ELA NUNCA ENGANOU

Anônimo disse...

O PALOCI CABEÇA DE LULA ESTAVA METIDO EM SUJEIRAS DE OLHO NO PŔE SAL QUE NAO SAIU DO PAPEL, JA HAVIA NEGOCIATAS ESPURIAS EM CIMA DO PRE SAL- PT DEVE SER CASSADO

Anônimo disse...

OLHA O PELEGO DESINORMADO AI DE CIMA, O PRE SAL JA VEM SENDO EXPLORADO POR OUTROS PAISES HA TEMPO E POR ORDEM DO PT- SE INFORME TAPADO

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/