terça-feira, 11 de abril de 2017

Brasil deve produzir 25,1% a mais de grãos em 2017, prevê IBGE

Mato Grosso deve ser responsável por 25,3% da produção total nacional. Levantamento foi apresentado pelo IBGE nesta terça-feira, em Cuiabá.

Pela 6ª vez consecutiva, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aumentou a estimativa de colheita da safra de grãos para 2017. A previsão é de uma supersafra de 230,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 25,1% em relação ao ano passado.

A maior parte da produção nacional no setor neste ano deverá ser de soja, arroz e milho - que somados deverão corresponder a 93,5% total produzido. Mato Grosso deverá continuar sendo o maior produtor do país, responsável por 25,3% do total. Em segundo e terceiro lugar vêm o Paraná, com 18,3%, e o Rio Grande do Sul (14,8%).

Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a estimativa de área a ser colhida neste ano é de 60,7 milhões de hectares, o que representa 6,3% a mais em relação a 2016.

Para o IBGE, o aumento na produtividade nacional de grãos é devido principalmente às condições climáticas, com chuvas nos estados produtores desde a época do plantio, em outubro de 2016. Outro fator que deve ser levado em conta é o investimento em tecnologia por parte dos produtores.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Temer ta aliviando para os trabalhadores rurais na reforma da ´Previdencia, disse que esse grupo merece atenção especial por trabalharem em condições adversas, os tempos mudaram, alguns destes equipamentos agricolas possuem até ar condicionado, por favor, mandem essa foto pra ele, quem sabe ele toma pé da situação.

Anônimo disse...

Tem razão, ALMOFADINHA 19:32. E manda uma foto sua para o TEMER mostrando qual
é a sua tarefa logo depois do almoço, tirada bem na hora que viraste o cocho.