Artigo, Leandro Ruschel - A principal lição revelada pelas delações da Odebrecht que pouca gente entendeu

Uma das facetas da elite brasileira inescrupulosa.

Apesar do brasileiro médio saber que o meio político é corrupto, poucos tinham a real noção de quanto o sistema estava podre. A delação dos executivos da Odebrecht não tem paralelo na história do mundo. Podemos imaginar que o nível de corrupção na antiga URSS era até maior do que a apresentada no Brasil, pelo nível de intervenção do governo na economia e pela falta de qualquer ferramenta de controle, como um judiciário independente ou imprensa livre, mas muito pouco da corrupção foi documentada.

O caso brasileiro oferece uma oportunidade única para entender como a concentração de poder e a mentalidade estatista gera um ambiente propício para a corrupção absoluta.


A fórmula é simples: quanto mais recursos estiverem sob o controle de poucas pessoas, maior será o nível de corrupção e menor será o nível de liberdade e prosperidade num determinado país.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

Unknown disse...

ASSDASSINATO DE REPUTAÇÕES
O LIVRO-BOMBA – Tuma Jr. revela os detalhes do estado policial petista. Partido usa o governo para divulgar dossiês apócrifos e perseguir adversários. Caso dos trens em SP estava na lista. Ele tem documentos e quer falar no Congresso. Mais: diz que Lula foi informante da ditadura, e o contato era seu pai, então chefe do Dops.

Anônimo disse...

Perfeito !
O que causa isso é o excesso de dinheiro nas mãos de Brasília, tudo é negociado.
Além dos CCs, é claro,outra fonte de corrupção.

Carl disse...

Acredito que tudo que acontece sempre traz consigo a possibilidade do aprendizado. A coisa, seja ela o quê for, precisa brotar para ser observada, compreendida e corrigida. Entraremos agora na fase de compreender o quê aconteceu no Brasil nestes ultimos 30 anos. Parabéns ao artigo do Leandro Ruschel!

Anônimo disse...

Muito bom texto, concordo plenamente.

E AGORA....?

Buenas! Primeiro é desfazer tudo que o FASCISTA GETULIO VARGAS nos "legou".


Mordaz disse...

O que ocorre é que os partidos atuais são organizações criminosas. Não são políticos, mas delinquentes na política. Pior que isto é apenas de uma empreiteira. Imagina o resto! Qual o real interesse na reforma da previdência e quem está pagando por isto. Se sabe que o encarregado da reforma se encontrou com grandes banqueiros para tratar sobre a mesma. Já os segurados não foram nem ouvidos. Nem se discutiu o assunto nas eleições em que Temer jurou que o país estava bombando com Dilma no comando.

Anônimo disse...

O SISTEMA POLÍTICO ESTÁ VICIADO NÃO IMPORTA EM QUEM VC VOTE ELE VAI TE TRAIR E ROUBAR, A ÚNICA OPÇÃO É FECHAR O CONGRESSO NACIONAL E IMPLANTAR UMA DEMOCRACIA DIRETA SEM VEREADORES DEPUTADOS E SENADORES. COM OS TRIBUNAIS SUPERIORES COM CONCURSO PÚBLICO PARA MINISTROS.

Mr. Lincoln disse...

O brasileiro não só é um povo CRÉDULO e ignorante; é também extremamente maldoso e amigo de fofocas; e os jornalistas de internet e whatsapp são vocação nacional. O alcaguete desenfreado Marcelo Odebrecht, delinquente apavorado por Sergio Moro, foi transformado pela mídia "putanesca" em apóstolo da verdade.

Anônimo disse...

Os mais dementes ainda são aqueles que teimam em "arrotar" ou "peidar" que as instituições estavam funcionando! Se estavam, por que é que nunca fizeram nada para descobrir, evitar e coibir essa roubalheira toda! Sim, estavam funcionando, mas a serviço do crime, corrupção, mentira e falta de vergonha na cara!!!

Não... não é possível que isso esteja acontecendo no Brasil. Nâo seria na f disse...

Texto claro, até para militante da esquerdalha ler, entender e acordar!

Do texto, esse pensamento de John Dalbert-Acton resume bem o Brasil das "odebrechts", dos "companheiros", "governantes", "legisladores" e "juízes camaradas" do Brasil: “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus.“O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus.” John Dalberg-Acton

Anônimo disse...

O BRASIL está liderando a LISTA DOS PAÍSES MAIS CORRUPTOS DO MUNDO. As revelações da ODEBRECHT são de estarrecer, mas não esqueçamos das outras empresas, que não ficam atrás. Somente a ODEBRECHT deu R$ 500 MILHÕES DE PROPINA. Os acertos da propina , nos governos de LULA e DILMA, eram realizados nos próprios Palácios do Planalto e Alvorada , em Brasília .!!!

Eduardo disse...

Se desde o início da saga as TV e rádios dessem a grita com certeza tudo já teria terminado há anos e poderíamos estar vivendo outra realidade. A culpa são das TV's e rádios e Jornais pelo menos os principais. Na mídia de internet existe muita gente boa e que ajudam a população mas não atinge determinado público.

Anônimo disse...

O dinheiro dos Estados não devem ir todo para a União. O governo não produz nada e arrecada tudo. E pior faz péssima gestão do dinheiro público e não dá retorno em nada. O dinheiro some, desaparece e ninguém presta contas para a Justiça. Lula e Dilma foram o exemplo concreto, de que esse tipo de arrecadação não deve continuar. Os recursos gerados nos Estados devem ficar no Estado e ser aplicados nos Estados. Por exemplo: Se o recurso foi levantado dentro de um hospital, ele deve ser investido dentro do hospital. Sempre gerando novos recursos.

Anônimo disse...

Marcelo aderiu ao modo esquerdista de se vestir, sem gravata. Lembro que Almadinejah disse que não usava gravata de jeito nenhum porque é coisa do imperialismo. Parece que MO resolver se vestir igual, para se aproximar mais dos parceiros de negócios. Imagem é tudo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/