A crise, segundo a visão distorcida de Jobim

Neste artigo publicado em Zero Hora, o ex-ministro de FHC e Lula faz a defesaa oblíqua dos políticos que são investigados pela Lava Jato. Jobim tem procurado caminhos para livrar a cara de empreiteiros e companheiros de jornada política.

STF instaurou inquéritos em relação a oito ministros, 24 senadores e 39 deputados. Os inquéritos indicam corrupção ativa/passiva e/ou crime eleitoral. O STF enviou para o STJ os pedidos em relação a 12 governadores.

E, para o 1º grau, aqueles relativos aos que não têm foro especial.

Vejamos os números. O Senado Federal se compõe de 81 membros. A Câmara dos Deputados, de 513. Dos senadores, 57 (70%) não foram objeto de pedido de inquérito. O mesmo em relação 474 deputados (92%). Dos 27 governadores, 15 (55%) não são objeto de pedidos de inquérito. Apesar dos números, a mídia logo afirmou que o sistema político ficou "em ruínas". As redes sociais passaram a destilar ódio e prever o "fim do mundo".

Há dois pontos que chamam atenção. Primeiro, a afirmação enfática de que o sistema político está em "ruínas" — acabado. Os inquéritos abrangem 12% da totalidade dos membros do Congresso Nacional, composto de 594 (deputados e senadores). Está-se, com aquela afirmação, pretendendo que o sistema político seja integrado somente por políticos com mandato e que 12% destes sejam o todo. Estamos diante do erro lógico da generalização empírica, apontado por Karl Popper.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

23 comentários:

Anônimo disse...

Jobim está à serviço de quem? Suas falas visam depurar o sistema ou manter a "governabilidade" que há trinta anos esfolia a nação brasileira? Pedro Mass

Unknown disse...

Não li e não gostei!!!
Não leio nada vindo de crápulas!!!

Anônimo disse...

Este é o mesmo cara que enganou os brasileiros incluindo na Constituição um artigo que não fora previsto? Se for ele, tem toda a moral para dar pitacos na nossa república.

Anônimo disse...

Está a serviço dele mesmo! Ministro no FHC no STF, Ministro da Dilma, Ministro da PQP, ...

Anônimo disse...

De longe o maior vigário do Brasil !!!

Mordaz disse...

Jobim mostra que sempre foi farinha do mesmo saco. Os que hoje ele admite que foram pegos era justamente os que pousavam de republicanos e exemplo de honestidade.

Anônimo disse...

Quando o fogo atinge a parte vital do sistema, o próprio sistema aciona Jobim !!

Anônimo disse...

Somente a Zero Hora para dar espaço para um individuo desse, fora outros e outras.
Por isso cancelei assinatura e não leio mais.

Anônimo disse...

Qualquer defesa vinda de um calhorda desse naipe imediatamente é transformada em libelo acusatório.
Para ladrão, não tem perdão.

Anônimo disse...

Prezado Polibio

Você mesmo já disse que o sistema político e administrativo das três instâncias está podre. Não é a mídia nem as redes sociais que generalizam. A opinião pública reconhece que o ciclo acabou. Vamos partir para outra etapa de nossa vida. Com esta turma que ainda manda não dá para continuar (petistas incluídos, OK?). Que venham os jovens para substituir este bananal que já deu cacho.

Os políticos já denunciados não são a totalidade dos envolvidos. Muitos ainda vão ser citados. Outra coisa - se há tantos honestos na Câmara e no Senado, que eles falem e ajam em defesa da Nação. Até agora estão todos quietinhos e sumidos do Congresso. Repito: estão todos omissos!!

Anônimo disse...

jobim se bandeou pro lado do luladrao ha anos-nao passa de um incompetente e cinico, o pt queria tirar o ex ministro da justiça o competente alexandre moraes a força pra colocar este pelego do pt o jobim no lugar dele, mas nao conseguiu o alexandre moraes saiu e foi pro stf- chora jobim

Anônimo disse...

zero hora jornaleco esquerdalha, nao leio e nem me interesso, se alguem me desse este jornaleco iria usar p me limpar

Anônimo disse...

temos q fechar a camara e o senado nao nos representam estao legislando em causa propria p escaparem da lava jato , legislar em causa propria é crime, o stf puxadinho do pt nao se manifesta contra isto- vergonha deste pais

Anônimo disse...

Esse Jobim é um malandro que pretende ostentar uma extraordinária cultura jurídica, mas não passa de um relés analfabeto jurídico. Ele realmente tem uma ideologia: Nélson Jobim. É das piores coisas que apareceram na nossa República e, lamentavelmente, nasceu aqui em Santa Maria. Esse também deveria mofar na cadeia, assim como o chefe dele e da ORCRIM.

Anônimo disse...

Os sinos tem mais valor moral que os meliantes chinelões que os furtam.

Liane Sanchez disse...

O anônimo das 13:52 disse tudo: os sinos tem mais valor moral donque os meliantes que os furtam!

Anônimo disse...

Acho que os juristas que opinaram aqui neste espaço não consideraram o milionário marketing que esta sendo feito pelo Jobim que, segundo consta, é profissional titular de escritório de advocacia em Brasilia.

Anônimo disse...

RBS ZELOTES CONTINUA NA MÃOS DE VIGARISTAS DA ESQUERDA MAIS ATRASADA! LIXO PURO DO HOMEM DE SANTA MARIA QUE SEMPRE FOI UM ESQUERDINHA ENRUSTIDO!

Anônimo disse...

JOBIM SEMPRE FOI DOS BANDIDOS DO PT, QUEREM QUE DEFENDA QUEM ...... ELE TAMBEM TEM RABO GRANDE......

Anônimo disse...

Vamos saber que um Brasil decente estará a caminho quando esta geração de jobins, ops me enganei, geração de chupins acabar na cadeia, chinelagem pura!

Anônimo disse...

O canalha acha que 30% do Senado, 8% dos deputados e 45% dos governadores é pouca corrupção!!!!!!
Cruzes!
E ainda tenta justificar falando em "erro lógico da generalização empírica do Karl Popper".
Tá se achando.
O Juiz Moro vai achar um lugar para esse canalha na fria Curitiba. E logo!

Justiniano disse...


Quem tem avô ladrão de cavalos na fronteira, você vai esperar o quê!!!!

Anônimo disse...

Esse é mais um ratazana !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/