A conta-laranja Shellbil, Suiça, era usada por João Santana para irrigar com dinheiro sujo a cúpula do PT, diz Istoé

A reportagem, é exclusiva da Istoé de hoje, sábado. assinam Débora Bergamasco e Mario Simas Filho.

Leia tudo:

O Banco Central e a Polícia Federal conduzem sigilosamente uma investigação para saber a origem e o destino de US$ 7,5 milhões de uma conta na Suíça. Parte desse dinheiro foi desviada da Petrobras e teria sido destinada a integrantes da cúpula do PT. A conta em questão foi aberta no banco suíço Heritage e é conhecida como Shellbill, nome de uma empresa offshore criada pelo publicitário e ex-marqueteiro de campanhas petistas, João Santana, que na semana passada teve homologado seu acordo de delação premiada pelo ministro do STF, Edson Fachin. Tanto a PF como o BC já sabiam da existência da conta, que foi confirmada pelo próprio marqueteiro, quando foi preso em fevereiro de 2016. O que não se sabia até agora é que boa parte dos recursos que passaram por essa conta teria como destino final outros personagens do PT.

Quem informava Santana sobre depósitos e transferências era Guido Mantega


“A princípio imaginamos que a conta na Suíça era usada para que João Santana recebesse pelos serviços prestados tanto no Brasil como no exterior. Mas, com as informações que temos agora, podemos inferir que a conta seria uma espécie de laranja para que os dirigentes do PT recebessem propinas no exterior”, afirmou na noite da quarta-feira 5 uma das pessoas que participaram das negociações.

5 comentários:

Unknown disse...

Orcrim é Orcrim... manos mal é que a Omertà(lei do silêncio da máfia italiana) está sendo desbancada!!!
Vamos chegar aos tempos de delações de Lulla, Dillma, Dirceu... quem sobreviver verá!!!

Chico Vilis disse...

Na verdade é a grana do povo brasileiro irrigando os bandidos que dizem ser os pretensos protetores dos trabalhadores e coitadinhos.
Por falar nisso, a Dona Antônia, que é uma trabalhadora e esposa de um trabalhador espera quase um ano para uma cirurgia no seio. Ela e outras e outros desafortunados.
Ainda não há dinheiro suficiente para a saúde e para outras obrigações do governo em prol do povo, das pessoas.
A bandidagem esquerdóide levou todo o dinheiro embora, deixando dívidas e desgraças.

Anônimo disse...

CADEIA JÁ!

Para João Santana, Monica Moura, Dilma, Lula e seus 400 ladrões e o resto da petralhada!

Anônimo disse...

Em um outro País , MENOS TOLERANTE à corrupção, com Leis mais duras, o PT já teria sido extinto e seus líderes, os ex-presidentes do partido , mais LULA e DILMA, estariam na cadeia . São duas as opções , ou esta, a da Lei e da ordem, ou a vitória do crime , do narcotráfico e da corrupção . O povo brasileiro deve escolher o seu caminho , ou o caminho da Lei , com a LAVA-JATO , ou o caminho do populismo barato, do crime, da contravenção, do narcotráfico e da corrupção . Vide o exemplo da VENEZUELA , onde o povo , por ter escolhido o caminho errado , está passando por uma verdadeira VIA CRUCIS , fome, desabastecimento, violência e injustiça social .!!!

Anônimo disse...

Blá, Blá, blá e blá, blá blá, mas provas ZERO? Se "inferir" é prova então eu to loco.