Sartori quer ajuda e pede pressa a Michel Temer

O governador Ivo Sartori, esteve nesta quarta-feira com o presidente Michel Temer e os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo de Oliveira (Planejamento). Na foto, aparecem com o gaúcho também o deputado GabrielSouza e o secretário Carlos Búrigo. Uma equipe econômica do governo federal iniciaram, na terça-feira, uma missão de três dias para analisar a realidade financeira do Estado, tempo demasiadamente curto para fazer algo além de aparentar trabalho sério. O governador falou sobre estes contatos e disse que seu governo já providenciou ajustes fortes, entre os quais a aprovação de leis de responsabilidade fiscal, previdência complementar, aumento da contribuição previdenciária e a elevação do ICMS. Um pacote de projetos de ajuste fiscal e de reforma administrativa ainda depende de aprovação da Assembléia.

Ivo Sartori quer repactuar sua dívida com a União no âmbito do Programa de Recuperação Fiscal dos Estados, em exame no Congresso. Ele pediu ajuda e pressa a Temer.

 Na próxima semana, os técnicos do Tesouro estadual irão à capital federal participar de conversas no ministério da Fazenda para chegar a um acordo para o Estado.